47 atrativos imperdíveis para conhecer em Ilha Grande – RJ

Tempo de leitura: 19 minutos

47 atrativos imperdíveis para conhecer em Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar

Reconhecida mundialmente pela sua biodiversidade, a Ilha Grande, no Rio de Janeiro, é uma das mais belas e preservadas ilhas do Brasil, alvo de estudos e programas ambientais de todos os tipos. A ilha é protegida pelo Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG), e em 1991 recebeu status internacional de proteção, reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Os atrativos naturais da ilha são incontáveis. Neste post passaremos por alguns dos mais reconhecidos locais de passeio ecológico. Vamos a eles:

Praia Preta

Roteiro da trilha para a Praia Preta e Aqueduto - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

Ponto de interesse geológico da Ilha Grande, a Praia Preta apresenta areia escura devido a composição monazíticas. Saindo de Abraão é a segunda praia para a esquerda de quem está de frente para o mar no Abraão. O acesso se dá pela direita a 300 metros da guarita do Parque Estadual da Ilha Grande.

O mergulho é mais do que indicado na Praia Preta. Ainda, um rio deságua na Praia Preta e forma um lago com água fria e doce, ideal para as crianças. Do acesso há um. Da Praia Preta segue trilha para o aqueduto e para o poção em caminho indicado para todas as idades. 

Ruínas do Lazareto, Aqueduto e Poção

Vista do Aqueduto - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

Localizadas na parte central da Praia Preta, as Ruínas do Lazareto são resquícios históricos de um hospital para quarentena de imigrantes estrangeiros. Assim funcionou de 1886 a 1913 e depois foi utilizado por fuzileiros navais em 1939 e de 1940 a 1954 foi um presídio comum. Atualmente restam muros e algumas partes das construções espalhadas pela área de vegetação.

Ruínas do Lazareto - Praia Preta e Aqueduto - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

Voltando ao Circuito do Abraão (trilha T1) chega-se no Aqueduto, uma estrutura de 125 metros de comprimento por 30 metros de altura, construída em 1839 com rochas e óleo de baleia. Era responsável por levar água para o Lazareto. Ao lado há uma pedra em forma de sofá onde Dom Pedro II descansava e admirava a paisagem.

Antes do Aqueduto há uma piscina natural com pequena queda d’água, tranquila e mais do que indicada para a família. 

A mais bonita da Ilha Grande: Praia de Aventureiro

Praia de Aventureiro - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar

Destaque entre as praias da Ilha Grande, a Praia de Aventureiro está do lado selvagem voltado para o Oceano Atlântico. O acesso é feito por barcos direto para esta praia ou, quando o mar está muito agitado, para outras próximas (ex.: Provetá), seguindo o restante por trilha.

A vila de pescadores de Aventureiro é simples, tem aproximadamente 100 moradores. Conta com campings, casas com quartos e quiosques.

A Praia de Aventureiro tem 500m de comprimento com areia fina e prateada. Há um cais no canto esquerdo de quem chega de barco, onde a água fica mais calma. Neste canto também está uma piscina natural e o principal atrativo do local: o famoso “coqueiro deitado”.

No restante da praia o mar é agitado e indicado para o surf. No canto esquerdo de quem chega no cais está o mirante da Espia, com um bloco de rocha que pode ser subido com auxílio de uma escada de corda que permanece fixada. 

Mirante de Sundara

Outro mirante da Praia de Aventureiro é o de Sundara. Pode ser acessado por trilha que inicia próximo do cais, de onde tem-se vista da costa sudoeste da Ilha Grande.

São aproximadamente 30 minutos de subida para o Mirante de Sundara, que compensam com a paisagem impressionante das praias do Aventureiro, Demo, Sul e Leste, além das Lagoas, a ponta da Parnaioca e a ilha de Jorge Grego. 

Praia do Sul e do Leste

Seguindo da Praia de Aventureiro para leste há um caminho por entre a vegetação fechada que contorna o costão rochoso. A primeira praia é a do Demo, logo após 170 metros, onde está localizada a Pedra do Demo que marca a divisão entre Aventureiro e a Reserva Biológica da Praia do Sul.

O acesso às praias do Sul e do Leste fica a seguir da Praia do Demo, mas é permitido somente para pesquisadores, existindo fiscalização de “guarda-parques” e monitoramento por drone pelo Instituto Estadual do Ambiente.

Relaxar na Praia de Caxadaço

Praia do Caixadaço - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar

Recanto de águas calmas na Ilha Grande, a Praia do Caxadaço (ou Cachadaço) tem somente 50 metros de comprimento.

Em outros tempos a Praia do Caxadaço foi ponto de observação de piratas e de desembarque de escravos. No acesso de Abraão para Dois Rios (T14) segue uma trilha para o Cachadaço (T15), com total de 9km de ida, mais do que compensadora, ou pode ser visitada por barco. 

Praia de Dois Rios e Presídio

Rio da Direita - Praia de Dois Rios - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

Seguindo de Abraão pela trilha T14 para o lado oceânico da ilha em 7km chega-se na Vila de Dois Rios, onde está o desativado Presídio Cândido Mendes.

Fachada do Presídio da Praia de Dois Rios - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

Este presídio abrigou os escritores Graciliano Ramos e Orígenes Lessa, além de ter sido local de início da facção Comando Vermelho e da fuga do preso Escadinha em 1985. Há também um EcoMuseu que conta a história do uso desta construção até a biodiversidade da Ilha Grande e artesanatos produzidos pela população local. Além da vila de moradores funcionários e ex-funcionários do presídio e do museu, há somente construções e veículos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em Dois Rios, voltada para pesquisadores.

Praia de Dois Rios - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

A Praia de Dois Rios é o principal atrativo que encanta qualquer visitante. Tem 1km de comprimento e dois rios que deságuam nos cantos da praia, formando piscinas com água misturada. É um ponto certo para relaxar e sentir a paz e a natureza.

Como não é permitido hospedar visitantes em Dois Rios, é importante planejar bem a visita, considerando tempo de ida e volta e desgaste físico na trilha. As opções de barcos podem ser alternativas para não deixar de conhecer este paraíso. 

Poço dos Soldados

Tomando banho no Poço dos Soldados - Praia de Dois Rios - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

Antes de chegar em Dois Rios pela T14 ou de voltar para a Abraão há sinalização de uma entrada para o Poço dos Soldados, que fica a poucos metros do caminho principal. Este desvio fica próximo do caminho que leva para o Caxadaço, então a atenção é importante para não se perder.

O Poço dos Soldados é um ponto onde militares paravam para hidratar e descansar os cavalos antes de chegar em Dois Rios ou retornar para Abraão. Tem uma cachoeira e água clara e refrescante. 

Circuito de Praias do Abraãozinho (Júlia, Bica, Comprida, Crena, Abraãozinho e Sobrado)

Chegando na Praia do Abraãozinho - Circuito de Praias do Abraãozinho - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

Caminhando de Abraão para oeste há duas trilhas, sendo uma em circuito que leva para 6 praias em sequência. O acesso se dá pela areia no final da Praia do Canto ou pela Rua Getúlio Vargas.

No início do acesso deve-se seguir a placa da T10, sendo que poucos metros à frente há uma bifurcação sendo à esquerda o caminho para o circuito.

A Praia da Júlia - Circuito de Praias do Abraãozinho - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

A primeira praia é a da Júlia, pequena e aconchegante, ideal para quem quer andar pouco. Tem uma bica no meio da praia, mas atenção, pois esta água não é potável.

Fim da Praia da Bica - Circuito de Praias do Abraãozinho - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

A segunda praia do circuito é a da Bica, que se chega em 5 minutos da Praia do Canto. Tem água clara, calma e parte sombreada. Um riacho deságua na areia e há um chuveiro improvisado com bambus para um banho tranquilo.

A Praia Comprida - Circuito de Praias do Abraãozinho - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

Aproximadamente 3 minutos após a Praia da Bica está a da Comprida, que tem 100 metros de comprimento, faixa de areia estreita, água tranquila e casas próximas da areia. O caminho segue por atrás de uma residência, em subida, depois com descida íngreme com obstáculos como blocos de rochas e destaque para as raízes de uma grande figueira. Para continuar pelas praias deve-se seguir à esquerda na bifurcação seguinte, pois à direita leva diretamente para as últimas praias do circuito.

Chegada na Praia da Crena - Circuito de Praias do Abraãozinho - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

A quarta praia do circuito é a da Crena, onde há um restaurante e uma pousada. A água é bem clara e calma, sendo indicada para o mergulho. É um ponto indicado para descansar e fotografar a paisagem da Enseada do Abraão e do Pico do Papagaio no fundo.

Chegada na Praia do Sobrado - Circuito de Praias do Abraãozinho - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

A quinta praia do circuito é a do Abraãozinho, a mais famosa e procurada por visitantes. Isso porque é um dos principais locais para mergulho de snorkel, além de remada em caiaque ou SUP. Está a 1.200 metros da Praia do Canto e tem opção de taxi boat de ida e/ou volta para Abraão.

Vista da Praia do Sobrado - Circuito de Praias do Abraãozinho - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

A última praia do circuito fica após o acesso para Abraãozinho, que se deve continuar à esquerda. É a praia mais escondida deste circuito, ainda mais por parecer ser exclusiva de uma casa, mas é pública. O mar calmo, os coqueiros e a areia dourada dão tranquilidade para aproveitar esse canto de paz, sendo uma alternativa para os dias mais cheios em Abraão. 

Vila do Abraão

Vilarejo de Abraão - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

Além dos atrativos naturais, Ilha Grande também tem um centro cultural e de gastronomia bem diverso. A Vila do Abraão reúne restaurantes, bares, lanchonetes, áreas de eventos, agências de turismo, mercados, campings, pousadas, hotéis, residências e serviços variados para visitantes e turistas.

A Vila do Abraão é destino principal das embarcações que partem do continente. Da vila saem 3 trilhas: a T01 para o circuito que leva para a Praia Preta, Aqueduto, Poção e outros atrativos; a T10 que leva para o circuito das 6 praias, Palmas, Lopes Mendes e outros; e a T14 que segue para a Vila de Dois Rios, o Caxadaço e outros. Ainda é ponto de partida de embarcações e taxi boats para diversos pontos da ilha. 

Pico do Papagaio

O ponto mais alto da Ilha Grande é o Pico do Papagaio, com 959 metros de altitude. Com 360º de vista do Pico do Papagaio é possível ver grande parte da Ilha Grande e do continente desde Angra dos Reis até a Restinga de Marambaia, a Pedra da Gávea no Rio de Janeiro, o Dedo de Deus na Serra dos Órgãos e o Pico do Frade na Serra da Bocaina.

Saindo de Abraão a trilha de acesso é a T14 que leva para Dois Rios até encontrar a placa da trilha T13 e seguir para esta. A trilha que parte de Abraão para o Pico do Papagaio é a T13, considerada difícil, com 12km de comprimento considerando ida e volta, em média percorrida em 6 horas.

É indicado o acompanhamento de guia turístico credenciado para este atrativo, pois há casos de visitantes que se perderam e foram resgatados, além de acidentes. Para os escaladores há 2 vias grampeadas para chegar no topo do Pico do Papagaio.

Não há pontos de venda de lanche e água na trilha para o Pico do Papagaio, é indicado levar água e garrafinhas para se abastecer nos riachos, e lanches. 

Praia de Palmas

Praia de Palmas - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar

Um dos principais pontos de pesca da Ilha Grande, a Praia Grande de Palmas é acessada de Abraão pela trilha T10, que é bastante íngreme e considerada difícil principalmente na volta.

Na Praia de Palmas há cerca de 70 moradores, sendo comuns as redes de pesca caiçara. A areia é grossa e fofa. Conta com um hotel, uma pousada, alguns campings e quiosques com refeição.

Caminhando para distante da praia é possível encontrar ruínas de fazendas, uma lagoa com mangue e rica biodiversidade, como macacos, pássaros exóticos, esquilos, lagartos e até um jacaré. 

Praia do Pouso

Praia do Pouso - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

Seguindo pela areia da Praia de Palmas e passando por uma igreja há uma subida asfaltada, que depois desce e atravessa um rio por ponte de madeira. A Praia do Pouso fica a 4,7km de Abraão. Em média são de 2:30h a 3:00h este trajeto de ida.

Ao chegar na Praia do Pouso é possível ver uma pequena lagoa formada com água cristalina, uma ótima recepção. A primeira parte é conhecida como Praia do Mangue, que muda de nome a partir do cais, onde há um quiosque e a partir dali mais opções de bares na Praia do Pouso. Um bar flutuante na Praia do Pouso completa a paisagem de água clara e calma. 

Praia de Santo Antônio

Canto da Praia de Santo Antônio - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

No meio da Praia do Pouso sai a trilha T11 de acesso para as praias mais indicadas para o surf na Ilha Grande. A primeira fica numa descida à direita, é a Praia de Santo Antônio, pequena e reservada para a tranquilidade.

Os costões rochosos na Praia de Santo Antônio, o riacho que ali deságua e a vista da Ilha de Jorge Grego são mais atrativos deste ponto imperdível. 

Praia de Lopes Mendes

Vista de drone da Praia de Lopes Mendes - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

Retornando para a trilha T11 e continuando o percurso de descida chega-se na principal praia para o surf na Ilha Grande e considerada algumas vezes uma das bonitas do Brasil.

A Praia de Lopes Mendes está a 7km de Abraão e ali não é permitido acampar, sendo indicado retornar para alguma vila, como da Praia Grande de Palmas, caminhando ou de taxi boat.

São 2.400 metros de comprimento de areia na Praia de Lopes Mendes. A vegetação conservada, a areia branca fina e firme, a água transparente e as boas ondas atraem muitos visitantes. 

Praia e Cachoeira da Feiticeira

Cachoeira da Feiticeira - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar

Seguindo de Abraão pela trilha T2 há opção de passar por cima do morro próximo de uma cachoeira e outra por baixo por até 2 horas em média até a Praia da Feiticeira. Há opção de barcos para a praia.

Praia da Feiticeira - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar

A praia é tranquila, muito utilizada por barcos e SUP. Na cachoeira a piscina natural e o escorregador na rocha são destaques.

Praia de Camiranga

Andando na Praia de Camiranga - passeio com lancha de meia volta na Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

Continuando pela T2 por 1,5km após a Cachoeira da Feiticeira está a Praia de Camiranga. Seu nome vem de uma espécie de urubu e fica na foz do riacho Camiranga.

O principal atrativo da Praia de Camiranga é a água transparente e morna. Barcos e lanchas encostam próximo desta praia principalmente na alta temporada do verão. 

Praia de Fora

Com infraestrutura para o turismo, a Praia de Fora se destaca entre as próximas. A água varia do azul para o verde e permanece tranquila para toda a família. É considerada a princesinha da Enseada das Palmeiras, com 600 metros de comprimento. 

Praia de Freguesia de Santana

Rodeada de amendoeiras e coqueiros que projetam uma sombra ideal para o relaxamento, a Praia de Freguesia de Santana une o turismo de sol e mar com o cultural, com ruínas, igreja e cemitério que remontam à cultura local e do Brasil. Há quiosques para refeições na praia.

O mergulho é muito indicado na Praia de Freguesia de Santana, principalmente próximo aos corais. Na alta temporada é muito requisitada e fica cheia de banhistas e barcos. 

Praia de Grumixama

Um caninho de praia pequena, com areia branca e água transparente, esta é a Praia de Grumixama. Seu nome se dá pelos pés desta fruta presentes na praia. É ideal para o mergulho e está a 4:30h de caminhada desde Abraão ou pode ser acessada em até 1h por barco ou lancha. 

Enseada do Sítio Forte

Ainda voltada para continente, a Enseada do Sítio Forte reúne as praias Passaterra, Maguariqueçaba, Marinheiro, Sítio Forte, Tapera e Ubatubinha. A maioria apresenta restaurantes e ancoradouro para embarcações. A culinária com mexilhões, ostras e vieiras e o mergulho no naufrágio são as principais atividades neste atrativo. 

Lagoa Azul

Lagoa Azul - passeio com lancha de meia volta na Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

Uma piscina natural com fundo de areia, que pode ser acessada somente por embarcação. Esta é a Lagoa Azul, entre as 7 maravilhas da Ilha Grande. Os visitantes podem mergulhar, flutuar com “macarrões”, alimentar os pequenos peixes “sargentinhos” com miolo de pão e aproveitar o contato com a natureza.

Lagoa Verde

Tomando banho na Lagoa Verde - passeio com lancha de meia volta na Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar-min

Próxima da Enseada de Araçatiba, a Lagoa Verde aparece conectada com a Ilha Grande por areia e pedras. Seu nome se dá pelos corais esverdeados que colorem a água transparente e calma.

Para quem está hospedado próximo da Lagoa Verde ou tem tempo para visitar o entorno, uma é o Mirante da Lagoa Verde, acessado por trilha de aproximadamente 45 minutos. Do mirante é possível ver e fotografar a Lagoa Verde, praias próximas e Paraty. 

Gruta do Acaiá

Abaixo do nível do mar por aproximadamente 8 metros, a Gruta do Acaiá é um dos pontos turísticos mais misteriosos da Ilha Grande. São 30 metros de largura por 1 metro de altura em seu interior, com acesso estreito rastejando por 10 metros.

A reflexão da luz do sol é florescente na água da Gruta do Acaiá, deixando qualquer visitante admirado. No seu entorno há um sambaqui. Também é atendida por taxi boats. 

Praia Vermelha

Contando com infraestrutura para o turismo, como restaurantes, e um naufrágio como ponto de mergulho, a Praia Vermelha tem cada vez mais recebido visitantes e turistas. Está próxima da Gruta do Acaiá e pode ser acessada por Araçatiba. 

Ilhas Botinas

Ilhas Botinas - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar

As duas pequenas ilhas próximas da Ilha Grande chamadas Ilhas Botinas são pontos ideais para o mergulho de snorkel. A água cristalina com fundo de areia tem até 10 metros e profundidade. Podem ser visitadas em passeios conjuntos de embarcações com outros atrativos. 

Ilha de Cataguases

Ilha de Cataguases - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar

Visitada por barcos desde pontos da Ilha Grande ou do continente, a Ilha de Cataguases está muito próxima do continente, a aproximadamente 500 metros. Foi palco de novelas e comerciais devido a água cristalina e fundo de areia branca. Ainda, pitangueiras fornecem sombra. 

Ilha de Jorge Grego

Outro hotspot de mergulho da Ilha Grande é a Ilha de Jorge Grego. Tem 1km² de área, sem água potável e com bastante vegetação. Além do mergulho é permitida a pesca com vara na Ilha de Jorge Grego, que fica de frente para as Praias de Lopes Mendes e de Dois Rios. 

Praia dos Meros

Praia dos Meros - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar

Localizada no extremo oposto da Vila de Abraão, a Praia dos Meros é acessada somente por embarcações, que passam por mar aberto e podem sofrer dificuldades no trajeto.

A Praia dos Meros é considerada um aquário natural, onde o mergulho é imperdível. Como a areia é curta e estreita, não é indicada para quem pretende pegar sol. 

Farol de Castelhanos

Da Praia do Pouso segue uma trilha de 6km para o Farol dos Castelhanos, o ponto mais a leste da Ilha Grande. O caminho apresenta diversas bifurcações, que podem desorientar quem está desacompanhado de guia local ou sem equipamento de localização, como GPS e mapa. 

Saco do Céu e Praia do Amor

O reflexo das estrelas na água dá o nome do Saco do Céu na Enseada das Estrelas. É um conjunto de praias, sendo a do Galo, da Caravela e do Amor acessadas por trilhas.

No Saco do Céu há uma vila de moradores, com maioria de pescadores e trabalhadores do turismo, mercadinho, escola municipal, posto de saúde e um polo gastronômico de frutos do mar. Na alta temporada os jet-skis e os barcos tomam contam da parte mais funda da praia, que é conhecida como Praia do Amor. Reza a lenda que os casais que se beijam nesta praia nunca mais se separam. 

Praia de Maguariquessaba

Praia de Maguariquessaba - Ilha Grande - RJ - Vamos Trilhar

Na Enseada Sítio Forte uma das praias mais estruturadas para o turismo é a de Maguariquessaba, ponto certo de parada de trilheiros que fazem meia volta ou inteira na Ilha Grande.

A culinária na Praia de Maguariquessaba é voltada para os frutos do mar, especialmente mexilhões e ostras pescados numa fazenda marinha local. É indicada para a prática de SUP, que pode ser alugada na praia. 

Praia do Dentista

Point de lanchas e badalação nas embarcações e na areia, a Praia do Dentista é na verdade chamada de Jurubaíba. Como está na Ilha da Gipóia pode ser acessada somente por embarcações. Dois bares flutuantes atendem as embarcações na alta temporada. 

Praia do Japariz

Polo gastronômico, a Praia do Japariz é parada certa para a refeição e admiração da paisagem. Pode ser acessada por trilha, porém está bem distante de Abraão e de outras vilas, sendo parada certa para trilheiros de maior distância e para quem está acampado próximo. 

Praia de Araçatiba

A segunda maior comunidade da Ilha Grande está localizada na Enseada de Araçatiba. São diversas praias conectadas por trilhas e consideradas points de mergulho, caiaque e SUP.

A Praia Grande de Araçatiba é a principal das praias desta enseada, com mais de 500 metros comprimento e infraestrutura para o turismo. 

Praia de Provetá

Com 700 metros de comprimento e uma vila de moradores, a Praia de Provetá é um dos centros da Ilha Grande, com comunidade evangélica. Conta com infraestrutura de hospedagem, refeições e cais para embarcações.

Esta praia é alternativa para chegada de embarcações que iriam para a Praia do Aventureiro, mas que não puderam ultrapassar as pontas do Drago e dos Meros. Para frente está a Ilha dos Meros, um dos principais pontos de mergulho da ilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *