66 pontos turísticos imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro

Tempo de leitura: 32 minutos

Cascata Gabriela (Floresta da Tijuca) - 33 cachoeiras imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

Que o Rio de Janeiro tem pontos turísticos praticamente ilimitados, o planeta inteiro sabe. Tanto que é uma das cidades mais visitadas do mundo, um orgulho de todo brasileiro.

É tanta opção para todos os gostos e bolsos (muitas, mas muitas mesmo, totalmente gratuitas) que às vezes a gente fica um pouco perdido. Afinal, quanto maior o leque maior o dilema da escolha; não é mesmo?

Neste artigo, resolvemos trazer um detalhamento básico de mais de 60 pontos turísticos para visitar na Cidade Maravilhosa. Você vai ver, a seguir!

Melhor época para visitar na cidade do Rio de Janeiro

Pôr do sol no Bico do Papagaio - Floresta da Tijuca - Vamos Trilhar

A cidade do Rio de Janeiro pode ser visitada o ano todo. E de fato, turistas nacionais e internacionais passam ao menos um final de semana em qualquer época, com qualquer clima.

Contudo, é inegável que no alto do verão a Cidade Maravilhosa fica ainda mais cheia, tem mais opções de eventos… fica com cara de telenovela de Manoel Carlos. 

Se for escolher uma época, de fato prefira o verão, quando há poucos períodos chuvosos. Agora, se a ideia é economizar com hospedagem, vale a pena olhar as épocas de baixa temporada (se é que se pode afirmar que essa época de fato existe quando se trata do Rio).

Em qualquer época, por qualquer período: este é o resumo. Venha para o Rio de Janeiro!

O que visitar na cidade do Rio de Janeiro

Confira, a seguir, as atrações mais imperdíveis para visitar e viver experiências incríveis na Cidade Maravilhosa:

Centro:

1. Escadaria Selarón

Localizada entre os bairros da Lapa e de Santa Teresa, a Escadaria Selarón é um dos locais mais famosos do Rio. Ela é colorida por um gigantesco mosaico criado pelo chileno Jorge Selarón (que iniciou sua obra nos anos 1990). 

São 250 degraus entre a rua Joaquim Silva e o Convento de Santa Teresa. Vale a pena conhecer!

2. Parque das Ruínas

O Parque das Ruínas, localizado em Santa Teresa, um dia foi uma mansão construída no início do século XX. Após a morte da proprietária, a socialite carioca Laurinda Santos Lobo, em 1946, o local definitivamente  caiu em ruínas. E foi recuperado pelo governo municipal nos anos 1990, transformando-se num espaço de exposição de artes plásticas, música e muito mais.

→ Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.

3. Arcos da Lapa

Os Arcos da Lapa também são cartas postal “obrigatório” no Rio. Eles estão localizados no lendário bairro boêmio, que foi palco de muito do que se reconhece hoje como cultura popular genuinamente carioca/brasileira. 

Construída em 1750, a muralha por onde passava o Aqueduto tem 42 arcos por onde passa o bondinho que leva passageiros do Largo da Carioca a Santa Teresa.  

4. Biblioteca Nacional

Eleita pela UNESCO a sétima maior biblioteca nacional do mundo e a maior da América Latina, a Biblioteca Nacional tem mais de 9 milhões de itens em sua coleção. Ela foi criada a partir da chegada da Família Real portuguesa em 1807 e é um patrimônio importantíssimo do Brasil. 

Para além do acervo, que pode ser consultado seguindo as regras, vale a pena conhecer a Biblioteca Nacional por sua arquitetura surpreendente: o salão principal apresenta dois murais e dois baixos-relevos de bronze, as icônicas escadarias de mármore têm balaustradas em bronze. E mais: todo o edifício tem quatro clarabóias com vitrais coloridos e painéis lindíssimos nos pisos.

→ Av. Rio Branco, 219 – Centro. 

5. AquaRio

Conheça tudo sobre o AquaRio (Aquário Marinho do Rio de Janeiro) - Vamos Trilhar

O AquaRio ostenta o título de maior aquário marinho da América do Sul: 26 mil metros quadrados, 28 tanques de água salgada com peixes, raias e tubarões. Também abriga um Museu de Ciência e um Museu do Surf, sempre com exposições para quem gosta dos mistérios do mar.  

→ Praça Muhammad Ali – Via Binário do Porto, s/n – Gamboa. Visite o site para consultar horários e valores de ingresso!

6. Museu do Amanhã

Majestosa obra desenhada pelo premiadíssimo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o Museu do Amanhã está localizado na antiga zona portuária carioca (revitalizada e aberta ao público a partir das Olimpíadas do Rio em 2016).

Nele é possível imaginar o futuro com exposições bastante tecnológicas e, não menos, filosóficas. 

→ Praça Mauá, 1 – Centro. Visite o site para consultar horários e valores de ingresso!

7. Confeitaria Colombo

Centenária a Confeitaria Colombo é para quem ama história e gastronomia. Vale a pena passar algumas horas por lá, num fim de tarde — ou tomar café da manhã. Este é o tipo de programa que transporta os visitantes para um passado romântico da capital fluminense.

→ R. Gonçalves Dias, 32 – Centro. Visite o site para saber sobre horários, cardápio e muito mais.  

8. Porto Maravilha

O Porto Maravilha é resultado de um projeto de revitalização urbana promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Ele é, basicamente, a área portuária do Rio, que vinha sofrendo grande degradação desde a década de 1960 por falta de investimentos. 

Nele localizam-se o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR), o AquaRio Marinho, o Boulevard Olímpico e diversos antigos armazéns. Além disso, vale a pena ver os murais pintados por artistas como Kobra (que já são mundialmente famosos). 

9. Museu de Arte do Rio

O Museu de Arte do Rio (MAR) é uma adição recente à cena artística da Cidade Maravilhosa. Ele tem arquitetura eclética (estruturas do século XX ligadas por um terraço futurista) e apresenta sempre uma curadoria de artes contemporâneas bastante interessantes — além de promover eventos diversos com frequência.

→ Praça Mauá, 5 – Centro. Visite o site para consultar horários, exposições em cartaz, atividades e valores. 

10. Espaço Cultural da Marinha

O Espaço Cultural da Marinha está localizado entre o Largo da Candelária e a Praça XV. Ele é subordinado à Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. Foi criado em 20 de janeiro de 1996 nas antigas Docas da Alfândega do Porto do Rio de Janeiro. 

Entre suas principais atrações culturais estão o Submarino Museu Riachuelo, o Contratorpedeiro Museu Bauru, o Helicóptero Museu Sea King, a Nau dos Descobrimentos e o carro de combate Cascavel. 

→ Av. Alfred Agache, S/N – Centro. Visite o site para mais detalhes!

11. Centro Cultural Banco do Brasil

CCBB - Exposição Os Gêmeos - Vamos Trilhar

O CCBB-RJ é um dos espaços culturais mais interessantes do Rio. Está localizado no prédio da antiga sede do Banco do Brasil (fundado em 1906). Oferece diversas atrações culturais: de apresentações musicais a teatro, passando por cinema e exposições variadas temporárias. 

Ali também está o Museu Banco do Brasil onde é possível apreciar um acervo incrível de móveis, cofres, luminárias e cartuchos de tinta etc; e também conhecer um pouco da história do banco e, consequentemente, aspectos históricos da economia nacional.

→  R. Primeiro de Março, 66 – Centro. Visite o site para mais detalhes!

12. Teatro Municipal

O Theatro Municipal foi inaugurado em 1909. É uma das principais casas de espetáculos do país e está em plena operação. Também é o único teatro nacional a manter três corpos artísticos: uma orquestra sinfônica, um coro e um corpo de baile

Vale a pena fazer a visita guiada para conhecer a história e a arquitetura, mas também assistir a algum dos espetáculos em cartaz.

→ Praça Floriano, S/N – Centro. Visite o site para mais detalhes.  

13. Palácio da Ilha Fiscal

Localizado no Boulevard Olímpico, o palácio da Ilha Fiscal é mantido pela Marinha do Brasil. Ele foi projetado pelo engenheiro Adolfo José del Vecchio seguindo o estilo gótico provençal das construções francesas do século XIV.

→ Avenida Alfredo Agache, s/n Centro. Visite o site para mais detalhes!

14. Ilha de Paquetá

Aluguel de bicicleta - Ilha de Paquetá - RJ - Vamos Trilhar

A Ilha de Paquetá é oficialmente um distrito do Rio. Parece um livro de fotos perfeito com suas colinas verdes, barcos de pesca coloridos e edifícios coloniais cor-de-rosa. Nenhum carro é permitido nas estradas lamacentas. Os cerca de 3.000 habitantes costumam usar suas bicicletas. Mantém uma exposição permanente com a história do lugar desde a colonização. Nesse centro cultural existe um charmoso bistrô, mirante e um jardim

15. Santa Teresa

Santa Teresa - pontos turísticos imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

Santa Tereza é um dos bairros mais tradicionais e icônicos do Rio. Com suas estreitas e coloridas e construções históricas é uma área boêmia. Também tem lojas e muita arte.

Por lá é possível ver mansões coloniais em ruínas, além do famoso bonde que transporta os moradores e turistas pela íngreme colina, vindos do Largo da Carioca e passando por cima dos Arcos da Lapa.

16. Roda Gigante Rio Star

Localizada no Porto Maravilha, a roda-gigante do Rio tem 88 metros de altura, e é considerada a maior roda-gigante da América Latina. Dela, se vê a Zona Portuária, o o Morro da Providência, a Ponte Rio-Niterói, Relógio Central, a Cidade do Samba, a Pedra do Sal e clássicos como o Corcovado (Cristo Redentor) e Pão de Açúcar. 

→ Av. Rodrigo Alves, 455 – Porto Maravilha. Visite o site para ver horários e valores. 

Zona Sul:

17. Cristo Redentor

Morro do Corcovado - Parque Nacional da Tijuca - RJ - Vamos Trilhar

Símbolo maior do Rio e do Brasil, o Cristo Redentor está localizado no alto do Corcovado. É considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, e foi projetado em 1931. 

A estátua e seu pedestal têm 98 pés de altura e ficam a 2.340 pés acima do nível do mar. 

Parque Nacional da Tijuca – Alto da Boa Vista. Visite o site para saber sobre horários e valores. 

18. Morro da Urca

Próximo ao Pão de Açúcar, o Morro Da Urca oferece uma vista impressionante para quem toma o teleférico da Praia Vermelha: é uma montanha de 720 pés de altura.

Um lugar bastante apreciado por aventureiros que sobem até lá por trilhas famosas, conta com um centro de atendimento e informações onde também é possível comprar souvenirs, lanches e bebidas. Detalhe: há elevadores para acesso ao mirante e banheiros.

→ Saiba mais: Trilha do Morro da Urca: todas as dicas para você ir com segurança.

19. Praia Vermelha

praia-vermelha-morro-da-urca-rio-de-janeiro

Uma das mais românticas do Rio, comumente presente em produções audiovisuais nacionais e internacionais, a Praia Vermelha é uma pequena curva de areia aos pés do Pão de Açúcar. 

O pano de fundo do litoral rochoso da costa e do oceano é belíssimo. E é banhada por águas calmas onde é possível arriscar umas braçadas. 

→ Saiba mais: Costão do Pão de Açúcar – Urca: como fazer a trilha.

20. Parque Lage

Parque Lage - Parque Nacional da Tijuca - RJ - Vamos Trilhar

O Parque Lage foi residência do rico industrial Enrique Lage e de sua esposa, a cantora Gabriella Besanzoni. Está localizado aos pés do Corcovado (Cristo Redentor) e circundado pela Mata Atlântica: um pequeno oásis no bairro do Jardim Botânico. 

É um lugar para visitar e tirar lindas fotos, especialmente na área da piscina turquesa do pátio, onde também há bancos de madeira e um café com fachada ornamentada.

Dali é possível seguir a trilha que leva ao Cristo Redentor.

21. Jardim Botânico

Jardim Botânico - pontos turísticos imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

Localizado aos pés do Morro do Corcovado, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro conserva mais de 6.500 plantas de todo o planeta e também a maior biblioteca botânica do Brasil. 

São 54 hectares (133 acres) e uma estrutura com várias estufas, que conservam inclusive espécies ameaçadas de extinção. É também uma das reservas protegidas da biosfera da UNESCO. 

→ Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico. Visite o site oficial para mais detalhes. 

22. Pedra da Gávea

Vista da Pedra da Gávea do topo da Pedra Bonita - Vamos Trilhar

Localizada no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, a Pedra da Gávea é um lendário monólito com o “rosto de um gigante”: cerca de 842 metros acima do nível do mar. 

É também um dos maiores monólitos do planeta em área litorânea, destacando-se por ser uma enorme rocha cercada pela vegetação da Mata Atlântica. 

→ Veja também: 26 montanhas incríveis para fazer trilhas na cidade do Rio de Janeiro.

23. Pedra Bonita

Roteiro da trilha da Pedra Bonita - Floresta da Tijuca - RJ

Elevando-se acima da floresta do Parque Nacional da Tijuca, a Pedra Bonita oferece uma vista panorâmica da Cidade Maravilhosa. São 696 metros de altura, localizada entre os bairros de São Conrado e a Barra da Tijuca. 

Saiba mais vendo estes vídeos captados por um drone!

24. Parque da Catacumba

Mirante do Urubu - trilha do Mirante do Sacopã e Mirante do Urubu - Parque da Catacumba - RJ - Vamos Trilhar

O Parque Natural Municipal da Catacumba é uma floresta tropical com muitas trilhas para caminhadas sob uma copa exuberante de árvores nativas. Por lá as temperaturas costumam ser mais baixas. Oferece uma vista panorâmica do bairro da Lagoa e das montanhas de Dois Irmãos, da Pedra da Gávea e até do Cristo Redentor. 

→ Saiba mais: Tudo sobre o Parque da Catacumba!

25. Lagoa Rodrigo de FreitasRoteiro da trilha do Mirante do Sacopã e Mirante do Urubu - Parque da Catacumba - RJ - Vamos Trilhar

como-fazer-a-trilha-do-morro-dois-irmãos-video-vamos-trilhar

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um lago no bairro homônimo (da Lagoa). Ao seu redor estão casas noturnas, bares, restaurantes, boates, academias, o Jockey Club, o Jardim Botânico e a sede do Flamengo. 

26. Mirante Dona Marta

Mirante Dona Marta - pontos turísticos imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

O Mirante Dona Marta, localizado no morro de mesmo nome, é um excelente lugar para ter uma vista diferenciada do Rio. De lá é possível ver o Cristo, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas e as principais praias do Rio de Janeiro.

27. Morro Dois Irmãos

rumo-ao-topo-da-trilha-do-morro-dois-irmãos

O Morro Dois Irmãos oferece uma das mais famosas vistas panorâmicas do Rio. De lá é possível ver as praias de Ipanema, Copacabana e Arpoador, o bairro de São Conrado e a Floresta da Tijuca.

→ Saiba mais: Guia completo de como fazer a trilha do Morro Dois Irmãos.

28. Aterro do Flamengo

Aterro do Flamengo - pontos turísticos imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

Localizado no bairro de mesmo nome, o Aterro do Flamengo está às margens da baía e é um parque verde de cerca de 300 hectares de espaço verde em plena área urbana. 

Além de apreciar o paisagismo e a vista para o mar, lá é possível fazer caminhadas e também usar quadras de esportes. Nas imediações também está o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, além de uma escultura que homenageia os soldados que morreram na Segunda Guerra Mundial.

29. Forte de Copacabana

Forte de Copacabana - pontos turísticos imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

Este histórico forte colonial luso, situado em um cabo rochoso no extremo sul de Copacabana, ainda é uma base naval em funcionamento – soldados estão ao lado de canhões pesados ​​que guardam a entrada do Rio. 

Há um pequeno museu militar que traça a história do exército nos períodos colonial, imperial e republicano, mas o verdadeiro motivo de vir é tomar café e bolo com uma vista deslumbrante da Praia de Copacabana, na Confeitaria Colombo, um dos cafés mais famosos do Rio.

30. Forte do Leme

A subida do morro onde está o Forte do Leme é moderadamente difícil, especialmente em dias quentes; mas vale muito a pena. A caminhada leva a uma área florestal que oferece sombra e um vislumbre de alguns animais selvagens. 

Do forte é possível ver o Pão de Açucar, a Urca, a entrada da Baía de Guanabara, além de ter uma das vistas panorâmicas da praia de Copacabana mais privilegiadas. Ali também há espaços de arte e museus sobre a história do Brasil.

31. Vista Chinesa

Conheça tudo sobre a Vista Chinesa - RJ

A Vista Chinesa oferece panorâmicas da baía, da cidade e da exuberante Mata Atlântica que circunda e adentra a cidade do Rio de Janeiro. Foi construída no início do século XX para homenagear os imigrantes chineses que vieram ao Rio para ajudar no desenvolvimento do cultivo do chá. 

→ Saiba mais: Tudo sobre a Vista Chinesa

32. Arpoador

Arpoador - RJ - Vamos Trilhar

Fazer uma caminhada noturna até a Pedra do Arpoador, ou mesmo ir até lá para apreciar o pôr-do-sol é uma excelente escolha. Esta parte da costa é conhecida por ser um dos melhores spots de surf urbano do país, com um afloramento rochoso famoso por criar ondas de até 3 m de altura. 

Tenha em mente que, devido à sua localização metropolitana, a praia fica extremamente lotada de surfistas muito competitivos. 

33. Praia de Copacabana

Praia de Copacabana - RJ - Vamos Trilhar

Uma das mais famosas do planeta, a Praia de Copacabana é contígua a uma das áreas residenciais de maior densidade do Brasil. Está quase sempre lotada, mas vale a pena passar um dia por lá. Inclusive, percorrendo toda a extensão do amplo e famoso calçadão que é único e lendário.

34. Praia do Leme

A Praia do Leme é uma faixa de areia calma onde pescadores, moradores e moradores do bairro desfrutam do som calmante do mar sem asfixia multidões. Embora tecnicamente localizada no mesmo trecho de areia da Praia de Copacabana, ela está na parte final do trecho norte da praia. 

35. Praia de Ipanema

Eternizada na canção Garota de Ipanema, de Tom Jobim (uma das mais conhecidas do planeta), Ipanema é dividida em segmentos por postos que marcam diversos estilos de vida e interesses de banhistas de todo o mundo. 

O Posto 9 atrai visitantes que desejam passar o dia relaxando na areia, enquanto o Posto 10 atrai os amantes do esporte com jogos contínuos de vôlei, futebol e futevôlei. Os quiosques de alimentação ficam abertos o dia todo, com cerveja e a tradicional cachaça vendida na beira da água. 

Ondulações constantes mantêm a água limpa durante todo o ano, com ressaca forte frequente e ondas gigantescas. 

36. Praia do Leblon

roteiro-da-trilha-do-morro-dois-irmãos-vamos-trilhar

No extremo de Ipanema fica a Praia do Leblon, um trecho de praia geralmente ocupado por famílias e geralmente menos animado no que diz respeito aos esportes de praia. 

A água tende a ser áspera e uma forte ressaca torna a natação imprudente, mas este é um bom lugar para um remo e um mergulho. Os vendedores passam vendendo de tudo, desde cerveja gelada e água de coco até biquínis e cangas, então venha com alguns reais para gastar. 

Ao passear pela calçada lindamente ladrilhada, observe a extensa favela do Vidigal, que fica na encosta com vista para a área. Continue subindo um pouco a estrada até um dos mirantes do Leblon, áreas em forma de calçadão que oferecem uma bela vista de toda a praia do Leblon ao Arpoador.

37. Praia de São Conrado

Praia de São Conrado - pontos turísticos imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

Se você está procurando surf, areias douradas ou voar nos céus acima, visitar a Praia de São Conrado é um dos destaques do Rio de Janeiro. 

Neste bairro afluente à beira-mar que às vezes é chamado de Praia Pepino, os visitantes encontram uma combinação eclética de pessoas, muitas das quais são surfistas e praticantes de parapentes. 

Apesar de o Leblon ser um dos metros quadrados mais caros do Brasil, a justaposição de classes sociais é evidente nas ruas.  A praia também é um ponto de desembarque popular para praticantes de parapentes e asa-delta.

38. Cachoeira do Chuveiro (Horto)

cachoeira-do-chuveiro-horto-vamos-trilha

O Rio de Janeiro é uma extraordinária fusão de riquezas culturais e naturais. As Cachoeiras do Horto são a melhor representação da natureza esplendorosa que a cidade tem para oferecer a todos em busca de aventura. 

Por isso,  se você quer aproveitar o verde da cidade e, ao mesmo tempo, evitar os lugares mais cheios, se refrescar nas águas de belas cachoeiras e ficar imerso em um ambiente revigorante.

→ Saiba mais: Roteiro da trilha da Cachoeira do Chuveiro.

39. Cachoeira da Imperatriz

Roteiro da trilha dos Poços e Cachoeira da Imperatriz - Horto - RJ - Vamos Trilhar-min

Essa cachoeira tem esse nome, pois se localiza em uma área que, de fato, pertenceu à imperatriz do Brasil. 

O início da trilha para a Cachoeira da Imperatriz fica no Solar da Imperatriz. E ela é mais uma surpresa da Floresta da Tijuca, mais especificamente na região conhecida como Horto, pertinho do Jardim Botânico.

→ Saiba mais: Roteiro da trilha dos Poços e Cachoeira da Imperatriz.

40. Cachoeira da Gruta

Roteiro-da-trilha-da-Cachoeira-da-Gruta-Horto-RJ-Vamos-Trilhar

A Cachoeira da Gruta não é diferente. Primeiramente, é a única cachoeira da Floresta da Tijuca que cai dentro de uma gruta, como seu próprio nome sugere. Além disso, é a cachoeira que melhor acomoda seus visitantes, pois tem muitas pedras e lugares ao redor da queda d’água para sentar.

→ Saiba mais: Cachoeira da Gruta: como fazer a trilha

41. Mesa do Imperador

O monumento está incluído nessa relação devido ao convênio de Gestão Compartilhada do Parque Nacional da Tijuca entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e o IBAMA desde 22 de março de 2001.

Situada a uma altitude de 487m, a Mesa do Imperador é composta por uma por uma mesa  e dois bancos de granito.  Esse local foi  assim denominado por ter sido o local de refeições de D Pedro II quando fazia suas excursões a Tijuca.

Zona Norte: 

42. Estádio Maracanã

Maracanã - pontos turísticos imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

Nenhuma arena é mais central para a história do futebol brasileiro do que o Estádio do Maracanã. Local das partidas finais das duas Copas do Mundo da FIFA no Brasil, este estádio já recebeu todos os grandes nomes do futebol brasileiro faça uma visita guiada a este icônico estádio e você logo entenderá o quão grande o futebol paira na psique brasileira.

O Estádio do Maracanã foi construído para servir como sede da Copa do Mundo FIFA de 1950 no Brasil. 

Após sua conclusão, apresentava a maior capacidade de assentos de qualquer estádio de futebol do mundo — no jogo final entre Brasil e Uruguai, mais de 200 mil pessoas estiveram lá, formando o maior público da história do futebol mundial.

43. Estádio Nilton Santos

Estádio Nilton Santos - pontos turísticos imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

É um estádio multiuso localizado no bairro do Engenho de Dentro; usado principalmente para jogos de futebol, shows e atletismo. Também é o estádio oficial do clube Botafogo de Futebol e Regatas. 

Foi construído entre 2003 a 2007, estando a tempo para os Jogos Pan-Americanos realizados no Rio. Sediou as competições de atletismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 e nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016. 

O Estádio Nilton Santos também esteve entre as cinco sedes da Copa América de 2021. E foi nele que Usain Bolt conquistou a Medalha de Ouro em 2016.

44. BioParque 

BioParque - pontos turísticos imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

É o zoológico mais histórico do Brasil reunindo 1.300 espécies; de gatos a primatas, pássaros e criaturas recém-nascidas de todos os tipos. Encontra-se dentro do complexo chamado de BioParque do Rio.

45. Quinta da Boa Vista

Quinta da Boa Vista - pontos turísticos imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

A Quinta da Boa Vista é um dos parques públicos mais populares do Rio. É um lugar onde é possível apreciar colinas gramadas ao redor de um lago e também o Zoológico do Rio e o Museu Nacional.

Várias das áreas abertas do parque recebem periodicamente shows populares, principalmente durante o verão. 

A principal característica do parque é a enorme estrutura neoclássica do Palácio de São Cristóvão. Um longo bulevar arborizado e um jardim paisagístico levam até a fachada do palácio, que abrigou a família imperial do Brasil até a Primeira República Brasileira ser estabelecida em 1889.

46. Feira de São Cristóvão

Feira de São Cristóvão - pontos turísticos imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

É um programa cultural realizado em um amplo espaço no bairro de São Cristóvão com mais de 700 barracas. Mostra a cultura da região Nordeste do país através de comida, arte e artesanato, música e performances. 

Nos fins de semana há bandas ao vivo, sambistas, teatro de rua e muitas outras atrações acontecendo na Feira de São Cristóvão.

47. Parque Nacional da Tijuca

cascatinha-taunay-floresta-da-tijuca-vamos-trilhar

Estabelecido em 1961 para proteger um frágil ecossistema de centenas de espécies de plantas e animais, muitas das quais ameaçadas de extinção. A floresta tropical desempenha um papel importante no abastecimento de água doce da cidade e cobre uma enorme área de mais de 32 quilômetros quadrados (12 milhas quadradas). Além de abrigar a mata atlântica, o parque apresenta diversas atrações turísticas, incluindo a colossal escultura do Cristo Redentor. 

Também dentro do parque estão a Cachoeira da Cascatinha e a Capela Mayrink, com murais pintados pelo artista Cândido Portinari. 

48. Pico da Tijuca

escadaria-final-da-trilha-do-pico-da-tijuca-caminhadas-ecologicas-rj

É o pico mais alto do Parque Nacional da Tijuca; normalmente uma aventura de caminhada de meio dia, oferecendo vistas incomparáveis ​​por meio de uma escada esculpida na rocha. 

De lá é possível ver o Rio de cima, maravilhar-se com a beleza de uma cachoeira intocada e visitar o Museu do Parque Nacional da Tijuca.

→ Veja também: Roteiro da trilha do Pico da Tijuca

49. Mirante da Cascatinha

Roteiro da trilha do Mirante da Cascatinha e Alto do Cruzeiro - Floresta da Tijuca - RJ - Vamos Trilhar-min

Apesar de não ser muito popular, a trilha que leva os visitantes até o Mirante da Cascatinha garante contato com a natureza e uma vista lindíssima da mata fechada.

A trilha do Mirante do Cascatinha tem 1,2 km de extensão e com aproximadamente 25 minutos de caminhada, chega-se ao deck de madeira. Lá do alto, você consegue observar a Cascatinha Taunay, o Morro do Conde, o Pico da Tijuca e o Andaraí Maior.

→ Leia também: Roteiro da trilha do Mirante da Cascatinha

50. Cachoeira das Almas

Cachoeira das Almas (Floresta da Tijuca) - 33 cachoeiras imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

A trilha para a Cachoeira das Almas é muito interessante. Com pouquíssimas subidas íngremes e a maior parte do percurso plana, a Cachoeira das Almas é cercada pelo puro verde da Mata Atlântica, rodeada por plantas e árvores nativas como a palmeira de palmito Jussara. 

O início da trilha fica próximo ao Centro de Visitantes do Parque Nacional da Tijuca. 

→ Confira detalhes neste vídeo:

Zona Oeste:

51. Ilha da Gigoia

Gigóia é uma ilhota na Lagoa da Tijuca, mas parece um universo paralelo cheio de boas vibrações. Nos arredores da Ilha da Gigoia, o único trânsito é o de barcos que fazem a travessia e, de vez em quando, um jet ski. 

Com cerca de 3.000 habitantes, a Ilha da Gigoia é considerada muito segura, tem um clima bucólico e tranquilo, com opções gastronômicas e culturais.

52. Praia da Barra da Tijuca

Praia da Barra da Tijuca - RJ - Vamos Trilhar

Com mais de 15 km de areia branca e mar límpido e azul-esverdeado, a Praia da Barra da Tijuca é a maior do Rio de Janeiro. 

As águas agitadas atraem surfistas, windsurfistas, bodyboarders, kitesurfistas e entusiastas da pesca, e há muita energia no trecho mais movimentado, onde você verá jovens jogando vôlei de praia e futebol. 

53. Praia da Reserva

A Praia da Reserva oferece um ambiente tranquilo na areia branca banhada pelo mar azul e quente. Esta praia é popular entre os surfistas e banhistas, mas também pode desfrutar de um dia de banhos de sol tranquilos neste local isolado. 

A área em redor da praia é uma reserva natural, onde pode explorar inúmeras trilhas para caminhar através de uma vegetação exuberante. Ao longo do caminho, pare em uma barraca de comida rústica para saborear a autêntica culinária brasileira, preparada com peixe fresco e servida quente. 

A área tem várias ciclovias e parques infantis, tornando este local um favorito das famílias com crianças pequenas. Os moradores recomendam vários restaurantes badalados do bairro, conhecidos por seu serviço no estilo rodízio, onde, em vez de um menu, uma variedade de pratos é trazida à mesa para escolher.

54. Praia do Recreio

Com seu arco arrebatador de areia branca e macia, mar azul e palmeiras, a Praia do Recreio dos Bandeirantes é tudo o que você esperaria de uma praia brasileira, mas sem as multidões. 

Você pode escolher um lugar, se acomodar e, devido à legislação que restringe a altura dos prédios próximos, aproveitar tranquilamente o sol até a tarde. 

O calçadão largo é ótimo para passear e repleto de quiosques, onde você pode comprar cerveja gelada, água de coco fresca e petiscos saborosos.

55. Pedra do Pontal

Localizada entre as praias do Recreio e da Macumba, a Praia do Pontal é uma atração imperdível no Rio.

As praias do Recreio e da Macumba são verdadeiros paraísos para os surfistas cariocas e há uma pequena faixa de areia entre as duas praias que leva ao início do Pedral do Pedral.

Após uma subida de cerca de 20 minutos para chegar ao topo, desfrutaremos de uma vista incrível da Zona Oeste do Rio, dividindo em “V”, as praias da Macumba e do Recreio. 

56. Praia da Macumba

Praia da Macumba, Pedra do Pontal e Recreio - pontos turísticos imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro - Vamos Trilhar

É uma praia bastante explorada pelos surfistas. Com uma grande extensão de areia tanto no comprimento quanto na largura, pode acomodar muita gente. 

A areia é fina e bem branca, e o mar degradê (entre o verde e o azul, águas claras, limpas e frias). Também, durante o verão, as águas ficam no ponto para um bom mergulho. 

No seu entorno há uma boa infraestrutura, com quiosques e um calçadão bem arborizado junto com uma ciclovia. Fica num lugar privilegiado entre o Bairro do Recreio e a Prainha. 

57. Praia do Secreto

Descida íngreme da Praia do Secreto - RJ - Vamos Trilhar

Com apenas doze metros de extensão, o Secreto é uma alternativa às famosas praias da Zona Oeste carioca. Na prática, é uma piscina natural rodeada de rochas e afastada dos edifícios e da vida agitada da cidade. 

Para chegar lá, basta pegar a Estrada do Pontal em direção à Prainha e deixar o carro no recuo pela trilha, ou pelo Mirante da Prainha.

58. Prainha

Caminho de volta e Prainha - Trilha do Mirante do Caeté - Vamos Tilhar

Preferida dos surfistas, a Prainha chama a atenção pelas boas ondas e pela beleza natural: 700 metros protegidos por morros cobertos pela Mata Atlântica. 

Vale a pena chegar cedo para aproveitar o sol, que se esconde atrás das montanhas no meio da tarde, e garantir estacionamento em um local próximo.

59. Grumari

Grumari - Parque Natural Municipal da Prainha - RJ - Vamos Trilhar

A praia de Grumari está inserida em zona de proteção ambiental, onde o ambiente natural é vibrante e protegido, o que é perfeito para quem quer conhecer a bela paisagem local e desfrutar de um dia de tranquilidade. É cercada por falésias e morros, com vegetação densa e grandes cinturões de areia, com cerca de 2,5 quilômetros de extensão. 

Com ambiente rústico, é considerado uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro. Além disso, é muito propícia à prática do surf, e muitos atletas estão em busca de lugares para curtir as ondas.

60. Praia do Abricó

Com uma natureza belíssima e intocada, entre o mar e os morros de rocha e vegetação, a Praia de Abricó é diferente das demais do Rio, pois lá é praticado o naturismo. Hoje regulamentado por lei, a prática de nudez na Praia de Abricó ocorre desde os anos de 1970. 

Para acessar a praia há seguranças comunicando as regras aos visitantes, tudo sobre a fiscalização da Associação Naturista de Abricó. A praia é linda, com larga faixa de areia ideal para caminhadas tranquilas. 

O mar tem águas cristalinas, ora agitadas, ora mais tranquilas, a depender da maré, pois a praia é em mar aberto. Para os adeptos, sem dúvida é um reduto fantástico que deixa a Cidade mais Maravilhosa ainda

61. Praia do Perigoso

Praia do Perigoso - trilha da Pedra da Tartaruga e Praia do Perigoso - Guaratiba - RJ - Vamos Trilhar

A Praia do Perigoso faz parte do Parque Estadual da Pedra Branca, uma área que conta com mais de 12 mil hectares de áreas preservadas. 

A beleza desse local é a rica biodiversidade, várias nascentes e muitos animais da Mata Atlântica. A trilha para chegar ao local é leve e bem sinalizada. também a vista do topo da pedra revela muitas paisagens do litoral, como a praia de Grumari, a Barra da Tijuca e outras praias da região. 

A Pedra do Telégrafo é muito famosa devido às fotografias onde pessoas “se penduram” à beira de um penhasco. A trilha para a Pedra do Telégrafo começa logo após a igreja amarela Nossa Senhora das Dores, dura em torno de 40 minutos.

→ Leia também: Roteiro da trilha para a Praia do Perigoso

62. Pedra da Tartaruga

Descida da bifurcação - trilha da Pedra da Tartaruga e Praia do Perigoso - Guaratiba - RJ - Vamos Trilhar

A Pedra da Tartaruga possui esse nome por ter formação rochosa parecida com esse amável réptil. Ela apresenta um cenário peculiar por ser de frente para as lindas praias selvagens de Barra de Guaratiba. 

Do seu topo é possível visualizar a Praia das Conchas, Perigoso, Meio, Funda e Inferninho. Além de Grumari, Recreio e Barra da Tijuca. 

É um cantinho desconhecido até por muitos cariocas; local onde se pode fazer um rapel de 38 metros.

→ Leia também: Pedra da Tartaruga e Praia do Perigoso: como fazer a trilha.

63. Praia do Meio

Praia do Meio - Praias Selvagens de Guaratiba - RJ - Vamos Trilhar

A Praia do Meio é deserta com areias brancas e lisas. Possui pedras em suas duas extremidades. O mar de águas azul escuras é agitado e é muito procurado por surfistas. Para ter acesso a praia, é necessário percorrer uma trilha pelo meio da mata que se inicia na parte final do caminho que vai para a Praia do Perigoso. 

Em determinada parte da caminhada, visualiza-se a Pedra da Tartaruga. A visão do alto da praia é linda. Há bastante vegetação e espaço para descansar e tomar um banho de sol. 

→ Leia também: Tudo sobre a Praia do Meio

64. Praia Funda

Praia Funda - Praias Selvagens de Guaratiba - RJ - Vamos Trilhar

Também chamada de Praia Funda, a Praia do Fundo está localizada a 300 metros da Praia do Inferno e tem também 300 metros de extensão; é cercada por pedras e mata. O destaque fica por conta da Pedra da Lua, formação rochosa repleta de crateras. 

65. Praia do Inferno

Praia do Inferno - Praias Selvagens de Guaratiba - RJ - Vamos Trilhar

Acessível apenas através de trilha ou barco, a Praia do Inferno é uma das cinco praias selvagens em Barra de Guaratiba. Ela está localizada em duas unidades de conservação ambiental: o Parque Estadual da Pedra Branca e o Parque Natural Municipal de Grumari.

Por ser deserta, o local não tem infraestrutura para receber turistas e não tem vendedores ambulantes no local. Mas, por esse mesmo motivo, a Praia do Inferno é pouco frequentada, oferecendo paz e tranquilidade em meio a uma cidade agitada como o Rio de Janeiro.

66. Pedra do Telégrafo

Sobre a Pedra do Telégrafo - RJ - Vamos Trilhar

Famosa por suas fotos “arriscadas”, a Pedra do Telégrafo, localizada no Parque Estadual da Pedra Branca, em Guaratiba, no Rio de Janeiro, Dentre tantas opções de lazer que o bairro oferece, uma pedra tem se destacado e atraído inúmeros visitantes à região.  

Uma pedra que anda causando polêmica nas redes sociais e atraindo muitos curiosos. A pedra ficou famosa pelas fotos de pessoas penduradas na pontinha, prestes a cair de um enorme penhasco.

→ Leia também: Os segredos das fotos na Pedra do Telégrafo

Bônus: cidades próximas ao Rio de Janeiro para conhecer

Confira aqui uma série de posts sobre cidades próximas ao Rio que você vai amar explorar: 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *