Conheça tudo sobre o Buraco do Padre e Fenda da Freira – Ponta Grossa – PR

Tempo de leitura: 13 minutos

Conheça tudo sobre o Buraco do Padre e Fenda da Freira - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Para quem estiver de passagem por Curitiba, temos outra sugestão de programação para além da capital paranaense, as rotas localizadas na cidade de Ponta Grossa, como o Buraco do Padre e a Fenda da Freira. 

Nesse sentido, lhe apresentamos hoje dois dos principais atrativos da região, conhecidos como Buraco do Padre e Fenda da Freira, formações naturais que despertam a curiosidade dos visitantes que saem do Brasil inteiro com o intuito de conhecer estes cenários. 

Por estarem presentes em lugares de natureza selvagem, é possível encontrar inúmeras espécies raras de animais e vegetais nativos da região. 

Além disso, é possível, por exemplo, seguir viagem desde de Curitiba e aproveitar o fim de semana na região, bem como as belas paisagens como estas que vamos lhe contar todos os detalhes a seguir.

Sobre o Buraco do Padre

Sobre o Buraco do Padre e Fenda da Freira - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

O local conhecido como Buraco do Padre foi batizado dessa maneira, porque no tempo dos padres jesuítas que viviam na região, o local era escolhido pelos religiosos para a prática de meditação e orações. 

Furna do Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Em função do silêncio e do formato do local, o lugar que era frequentado pelos líderes religiosos, em função da frequência de visita acabou ficando conhecido desta forma. 

Localizado precisamente em Itaiacoca, uma zona rural de Ponta Grossa, o acesso ao local é bastante facilitado. 

O Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Após a identificação na portaria da propriedade, os visitantes recebem um guia com instruções de cuidados com o local e também onde devem estacionar os automóveis. Depois, basta seguir caminho para a trilha que leva às belezas naturais encontradas no local.  

Horário de funcionamento

Queda d'água do Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

O local permanece fechado de segunda a quarta-feira, portanto de quinta a domingo entre as 9h da manhã e as 17h da tarde o parque está em pleno funcionamento. 

Vale lembrar que é necessário conferir com antecedência sobre o funcionamento em dias de feriados nacionais e municipais, pois estes eventos podem alterar os horários ou os dias de abertura.

Como chegar ao Buraco do Padre

Ida para o Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Logo depois de passar uma manhã inteirinha conhecendo o Parque Estadual de Vila Velha, pegamos estrada em direção ao Buraco do Padre. Levamos cerca de 1 hora até o destino final. No meio do caminho ainda pegamos chuva que achamos que estragaria nosso passeio, porém ela passou bem rápido e o sol logo abriu.

Seguindo viagem desde a capital paranaense, caso você esteja de carro, basta seguir viagem pela BR-376. Após certa altura do trajeto, é necessário seguir o caminho pela rodovia PR-513 que leva à região rural de Itaiacoca. É importante ressaltar que em função de ser uma zona rural, as áreas não são pavimentadas, sendo assim, é necessário estar com automóveis adaptáveis a estes tipos de local.

O que fazer no Buraco do Padre

Letreiro do Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Após percorrer todo o trajeto que te levará à entrada principal da propriedade, é hora de aproveitar desta programação que tem tudo para lhe impressionar. 

Trilhas, diversidade vegetal e animal, contato próximo com o meio ambiente e com a cultura local desta parte da região Sul. 

Pelo visto, não lhe faltam motivos para se deslocar até este lugar e estar encantado com tudo o que poderá encontrar pela frente. Siga viagem conosco e veja o que esperar pela frente.

Estrutura do Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Ao chegar no local, ficamos encantados com a infraestrutura. Vendo as fotos na internet, a gente não esperava que fosse tão bem estruturado e que o parque fosse tão grande quanto é. Tem restaurante, brinquedos para crianças, espaço para fazer churrasco e muito mais. Ótimo para um passeio em família!

Centro de Visitantes do Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Paramos no Centro de Visitantes onde compramos o ingresso para entrada. Estudantes, professores, maiores de 60 anos e menores possuem direito à meia entrada. Pagamos 15 reais cada um, que deu direito a fazer a trilha do Buraco do Padre.

A trilha da Fenda da Freira tem um valor separado de 20 reais e é possível comprar o acesso na entrada dela. Não compramos no centro de visitante pois não sabíamos se daria tempo de fazê-la.

Início do Passeio

Início da trilha do Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Começamos a trilha para o Buraco do Padre, que é adaptada para pessoas com deficiência, inclusive o parque possui uma cadeira anfíbia. O trajeto até o atrativo tem 880 metros de extensão, praticamente todo plano e sem obstáculos.

Trilha do Favo

Bifurcação para trilha do Favo - Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

No meio do caminho da trilha do Buraco do Padre vimos a entrada da Fenda da Freira, resolvemos arriscar e pagamos a entrada para conhecer este atrativo. O Buraco do Padre pode ser visitado até 19h e a Fenda da Freira só até às 16h30.

A trilha do Favo - Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

A trilha do Favo, que leva para a Fenda da Freira e para o Poço Encantado, é um pouco mais puxada que a do Buraco do Padre, mas nada muito complexo. Ela é toda bem marcada e já começa mais íngreme desde o início. Em alguns dos trechos tem que subir algumas pedras. Em 7 minutos chegamos em uma bifurcação que leva para outros atrativos e para a Fenda.

Para acessar estes pontos da propriedade é necessário seguir o percurso através da trilha do Favo, uma região de mata em que os visitantes podem se guiar pelas marcações de fitas fixadas no tronco de árvores. 

Desta forma, fica bem mais fácil para não se perder durante o trajeto que leva à cachoeira e à fenda. 

Esta trilha, por exemplo, em comparação com a trilha realizada para o Buraco do Padre, é um pouco mais complicada para ser realizada com crianças ou pessoas com mobilidade reduzida, portanto, é necessário bastante atenção e cautela para não comprometer o passeio com imprevistos. 

Fenda da Freira

Fenda da Freira - Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Encontramos com os guias logo na entrada do caminho para a Fenda da Freira, fizemos o pagamento, vestimos os equipamentos de segurança e atravessamos a cerca para entrar no atrativo.

Escada na Fenda da Freira - Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Ao chegar na Fenda, descemos uma escadinha de madeira e já sentimos aquele ar condicionado natural das grutas, com cerca de 18 graus. Ao longo do caminho o guia vai nos dando uma verdadeira aula sobre a história e a geologia do local. Aos poucos vamos adentrando a fenda até chegar um ponto que fica tão estreito que não dá mais pra passar, só com equipamentos específicos.

Proa do Navio - Fenda da Freira - Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Durante o trajeto, conseguimos ver algumas formações rochosas curiosas como a Proa do Navio. Também vimos algumas plantas e animais. Nós visitamos no último horário do passeio, então a visibilidade dos raios solares já não estava tão boa, começou a escurecer um pouco e acabamos este passeio para poder conhecer outros atrativos.

Formações Rochosas da Fenda da Freira - Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

A geologia da região é riquíssima em arenitos, uma formação rochosa resultado de erosões e sedimentos naturais ocorridas ao longo do tempo. 

Paredes da Fenda da Freira - Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Com este lugar não poderia ser diferente, pois uma fenda se abre entre o encontro de duas paredes imensas compondo um cenário único e uma vista de tirar o fôlego. 

Flora e fauna da Fenda da Freira - Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Para acessar este local, é necessário seguir caminho pela trilha do Favo que permite o acesso do Buraco do Padre visto de cima, ou seja, será possível ter uma outra perspectiva do local. 

Animais na Fenda da Freira - Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Uma vez na Fenda da Freira, como no Buraco do Padre, em função da baixa luminosidade, é indicado que o dia escolhido pelo dia seja ensolarado para que a vista não seja comprometida.

Trilha do Poço Encantado

Poço Encantado - Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Voltamos para a bifurcação anterior para conhecer o Poço Encantado, a Toca do Morcego e o Buraco do Padre por cima.

Em pouco tempo chegamos ao Poço Encantado e ficamos bem surpresos. Além de um bom poço, possui uma queda d’água de um pouco mais de 2 metros de altura. Ótimo pra tomar um bom banho. Ficamos pouco tempo por lá, pois começou a chover um pouco e ficamos com medo de não conseguirmos conhecer o Buraco do Padre.

Queda d'água do Poço Encantado - Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

A Toca do Morcego fica logo ao lado da queda d’água do Poço Encantado, só demos uma olhadinha rápida e voltamos para a trilha.

Em seguida, chegamos ao ponto do topo do Buraco do Padre. Não deu pra ver muito bem a cratera devido ao mato ao redor e também tinha uma proteção para não chegar próximo pelo risco de acidentes. Porém, dava pra ouvir bem as pessoas lá em baixo se divertindo quando entravam na água.

Trilha do Buraco do Padre

Trilha do Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Voltamos para a trilha principal do Buraco do Padre, agora para seguir até o final. Durante este percurso, os cenários naturais da região serão grandes recompensas para quem seguiu viagem até a cidade. 

Passarelas da trilha do Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

As trilhas da propriedade são bastante tranquilas e bem sinalizadas, portanto não é necessária a companhia de um guia, pois é possível se orientar apenas seguindo as instruções encontradas pelo caminho, o que já é um ponto positivo. 

Chegando no Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Mais pra perto do final, são várias passarelas de madeira para você atravessar, fazendo um cenário bem bonito de se caminhar. Conforme vamos chegando mais perto e ouvindo o barulho d’água, mais ansiosos ficávamos.

Local do Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Quando começamos a ver a queda d’água, ficamos sem palavras. Que lugar maravilhoso! Um dos mais lindos que já visitamos. Superou nossas expectativas, mesmo já tendo visto fotos. Ao vivo é mágico.

Outro ângulo do Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Conseguimos aproveitar sozinhos o local até perto da hora de fechar o parque. Voltamos para a trilha e pegamos estrada para voltar para Curitiba. Sem dúvidas, é um passeio de bate e volta imperdível!

Área de Lazer

Mapa do parque Buraco do Padre - Ponta Grossa - PR - Vamos Trilhar

Bem próximo da área demarcada como o início da trilha, é possível realizar lanches, churrascos e reuniões com amigos e família, pois o espaço está destinado ao lazer, ideal para quem realiza esta programação com a família ou com maior número de pessoas. 

Outros atrativos próximos ao Buraco do Padre

Uma vez que você já estiver na cidade, vale a pena conhecer os arredores, pois há muito o que explorar sobre a natureza de Ponta Grossa. 

Confira a seguir outras dicas sobre o que fazer nesta cidade que convida aos visitantes a conhecer a privilegiada natureza.

Parque Estadual de Vila Velha

Atrativos do Parque Estadual de Vila Velha - PR - Vamos Trilhar

Localizado em Ponta Grossa, o parque não está distante da capital paranaense. Por ser a principal programação da cidade, muitos turistas se dirigem à cidade para uma viagem curta com o objetivo principal de conhecer esta atração. 

Entre as principais vistas do parque, encontram-se as formações geológicas naturais, esculpidas pelo tempo e também pelas modificações naturais decorrentes das erosões que ocorreram no local. 

Tais acontecimentos deram origem a grandes e exuberantes pedras que despertam a atenção e a curiosidade dos visitantes que observam os formatos, o tipo de pedra e como também a origem e a história desse material

Cachoeira da Mariquinha

Outra cachoeira com beleza ímpar é a Cachoeira da Mariquinha localizada também em Campos Gerais. 

Localizada a pouco mais de 30 km do centro da cidade, esta cachoeira pertence a uma propriedade privada e por conta disso é cobrado um ingresso por pessoa para a visitação. 

Após o pagamento, é necessário seguir caminho pela trilha e em seguida admirar em grande estilo o destino, uma queda d’água com mais de 30 metros cercada por mata virgem e que forma um lago ideal para se refrescar em dias de calor.  

Cânion do Rio São Jorge

Pouco mais de 10 quilômetros separam esta atração do centro da cidade. Para estar em contato com dezenas de cachoeiras que se formam em função da passagem do rio São Jorge, basta se dirigir à região para aproveitar as belas vistas, para se refrescar nas piscinas naturais que o rio forma, ou para realizar piqueniques em áreas que possuem infraestrutura de mesas, como no espaço destinado ao acampamento. 

A vista do mirante é surreal e os visitantes podem esperar grandes momentos deste lugar que está entre os  mais visitados da cidade.

Balneário Capão da Onça

Este berço das águas é formado por várias quedas d’água e piscinas naturais. Em dias de altas temperaturas o local costuma receber bastante gente que busca se banhar nas águas refrescantes das cascatas. 

Para visitar este local é igualmente necessário realizar o pagamento de uma taxa por pessoa que garante o acesso às áreas naturais do parque e também dá direito a estacionamento. 

Depois, basta seguir caminho pelas trilhas sinalizadas para encontrar inúmeras formações de piscina natural sobre as pedras e encontrar o ponto ideal para relaxar e aproveitar a paisagem. 

Parque Histórico de Carambeí

Por ser uma grande referência à colônia holandesa no Brasil, Carambeí é uma homenagem ao centenário da imigração e conta com diversas áreas para conhecimento. Entre elas está a sala principal do museu, a casa da memória com reprodução do estilo de vida e do convívio com animais animais e dos costumes dos imigrantes que por ali viveram durante anos, deixando registrada suas histórias.

Colônia Witmarsum

Outro lugar e exaltação à memória dos imigrantes é a colônia Witmarsum que brinda a passagem dos alemães que viveram na região. 

Por ser uma colônia com menos de 2 mil habitantes, é possível estar de perto com as tradições preservadas, com a cultura e com as histórias que os moradores têm a contar sobre os antepassados que foram fundamentais no desenvolvimento desta região. 

Cânion Guartelá

Por possuir mais de 25 km de extensão, este cânion é considerado como um dos maiores do Brasil e do planeta. 

As origens do cânion se deram em função das erosões naturais ocorridas na região impulsionadas pela força das águas do Rio Tibagi. 

O Parque do Guartelá é uma área de proteção ambiental que permite aos turistas o contato com a natureza e com a vista deslumbrante e panorâmica sobre as enormes paredes de pedra, vegetação e o rio na parte mais baixa da paisagem. 

Recanto dos papagaios

Ideal para quem procura por programação com os amigos e  a família, o Recanto dos Papagaios está localizado na cidade de Palmeira, nos arredores de Ponta Grossa. 

O local possui áreas de convivência e espaço com infraestrutura para alimentação. Entre os pontos principais do recanto está a ponte tombada pelo patrimônio histórico erguida pelos trabalhadores alemães que viviam na região em decorrência da passagem do imperador. 

Portanto, após conhecer tantos lugares encantadores no Paraná, tome nota destas sugestões e boa viagem em busca de novas aventuras! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *