Tempo de leitura: 6 minutos
O Poço Azul e o Encanto Azul são dois atrativos do Parque Nacional Chapada das Mesas, área de proteção ambiental no Maranhão que abrange mais de 160 hectares de Cerrado — compreende os municípios de Estreito, Carolina, Riachão, e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão.
Neste artigo, você vai conhecer em detalhes estes dois locais que estão cada dia mais atraindo turistas nacionais e internacionais. Vai entender também quais são os atrativos do Complexo Turístico do Poço Azul, que é um show à parte.
Acompanhe!
Encanto Azul
Encanto Azul é como é chamado um poço ladeado por paredões de pedras vermelhas. Está localizado no município de Riachão.
Como há muita vegetação ao redor, apesar do “azul” do título, é mais normal que você veja a água com um tom esverdeado. Em algumas épocas do ano, a água pode estar turva devido às chuvas.
O Complexo Turístico do Poço Azul
O Complexo Turístico do Poço Azul, como um todo, é o que podemos chamar de uma reunião de atrativos incrível. Ele é uma área privada.
No complexo há diversas cachoeiras, piscinas naturais e também uma estrutura razoável para hospedagem e atividades de ecoturismo.
Nas atrações mais famosas, há acesso por passarelas de madeira construídas em um penhasco fechado por matas. Atenção: as subidas exigem um pouco de fôlego, especialmente se você estiver de forma. No entanto, tenha certeza: o esforço vale muito a pena, pois curtir as águas cristalinas da região pode ser muito revigorante.
Principais atrativos do Complexo Turístico do Poço Azul
Confira, a seguir, quais são as principais atrações que você vai encontrar no Complexo Turístico do Poço Azul:
Cachoeira Santa Paula
Com uma queda d’água que não é muito grande, a Cachoeira Santa Paula não é muito imponente, mas é muito bonita. Aos seus pés se forma um pocinho muito aconchegante e belo. Para chegar até essa maravilha da natureza, há nas cercanias toda uma infraestrutura.
Existem ali, por exemplo, uma rampa de madeira que facilita bastante a descida até o poço que se forma nos pés da cachoeira. Também há uma ponte que leva até a caverna que se forma no rochedo. E tudo está em bom estado de conservação, o que facilita bastante para o turista.
Cachoeira do Moreno
A Cachoeira do Moreno é uma cascata próxima à Cachoeira Santa Paula. Serve praticamente para abastecimento de água e fica no meio da trilha, você passará rápido por ela.
Cachoeira Santa Bárbara
A Cachoeira de Santa Bárbara é uma das paradas obrigatórias do complexo. São cerca de 76 metros de altura, algo realmente majestoso.
A queda é mais forte do que parece e, aos seus pés, se forma poço de águas profundas, com um tom verde-escuro. Essa queda imponente forma um vento que deixa as águas turbulentas, além de um barulho ensurdecedor que, como sabemos, também pode ser muito relaxante.
Você vai chegar até a Cachoeira de Santa Bárbara fazendo uma caminhada leve em uma trilha suspensa construída com madeira.
Gruta de Santa Bárbara
Nos pés da Cachoeira Santa Bárbara há uma espécie de concavidade na rocha, que é conhecida popularmente como gruta. E ali se forma naturalmente, de acordo com a crença regional, a imagem da Santa Bárbara. Então, se você for religioso, aproveite para rezar… Se não for, aprecie a arte da natureza esculpida há milênios.
Cachoeira dos Namorados
A Cachoeira dos namorados (Riachão), é uma pequena queda d’água (cerca de 1,5 metro de altura). É um local aconchegante e, como o próprio nome sugere, é ideal para namorar, ou seja, é um lugar romântico.
Aos seus pés, águas calmas que proporcionam um banho esplendoroso. Aproveite o relevo do local, que ameniza as águas, para sentir a água sobre as costas, relaxe com essa “massagem natural” incrível! Se tiver companhia, melhor ainda…
Poço Azul
O Poço Azul é a última e mais cobiçada atração do Complexo Turístico do Poço Azul — tanto é que é famoso e deu nome ao complexo, como se vê. Pertence ao município de Riachão.
É assim chamado devido à enorme piscina natural de cerca de 5 metros de profundidade e seu fundo, coberta por pedras claras, o que deixa a água com 100% de visibilidade. Infelizmente, fomos em época de chuva, portanto o Poço Azul estava com a coloração marrom. =/
Se você não quiser se aventurar no profundo, aproveite as pequenas cachoeiras que se formam no lado próximo ao penhasco. Elas são mais tranquilas e desembocam no Poço Azul.
Como chegar ao Complexo Turístico do Poço Azul e quanto custa?
Para chegar até o Complexo Turístico do Poço Azul, o melhor é voar até Imperatriz, no Maranhão. Dali, é possível ir de carro até Carolina (são cerca de 215 KM). Mas você também pode voar até Palmas, no Tocantins, e de lá ir de carro ou ônibus (500 KM, mais ou menos umas 6 horas de viagem).
As taxas para os atrativos têm preços diferentes. Mas não passam de contribuições entre 20 e 30 reais, o que você vai ver que é muito barato.
Há nas cidades próximas diversas opções de hospedagem, seja em casas de família, seja em pousadas e até hotéis. Não é difícil encontrar hospedagens com custos atrativos e bem confortáveis.
Confira todos os nossos posts sobre a Chapada das Mesas:
Artigos completos:
- Conheça tudo sobre o Complexo Turístico do Poço Azul e Encanto Azul – Chapada das Mesas – MA
- Conheça tudo sobre as Cachoeiras do Itapecuru – Chapada das Mesas – MA
- Conheça tudo sobre o Complexo Turístico de Pedra Caída – Chapada das Mesas – MA
- Conheça tudo sobre as Cachoeiras São Romão e da Prata – Chapada das Mesas – MA
- Roteiro da trilha do Portal da Chapada das Mesas – MA
- Roteiro da trilha do Morro do Chapéu – Chapada das Mesas – MA
- Você já ouviu falar da Chapada das Mesas – MA?
- Chapada das Mesas: o que fazer e principais atrativos
- Roteiro de 5 dias de viagem na Chapada das Mesas – MA
- 26 atrativos imperdíveis para você conhecer na Chapada das Mesas – MA
Vídeos:
- EP 31 – Encanto Azul, Poço Azul, Santa Bárbara e Cachoeiras do Itapecuru – Chapada das Mesas – MA
- EP 32 – Complexo Turístico Pedra Caída – Chapada das Mesas – MA
- EP 33 – Trilha do Portal da Chapada das Mesas – MA
- EP 34 – Cachoeiras São Romão e Prata – Chapada das Mesas – MA
- Chapada das Mesas: Trilha do Morro do Chapéu #35
- Chapada das Mesas: o que fazer em 5 dias? #36
Link permanente
Qual melhor epoca para ir conhecer, onde podemos pegao o poço azul?
Link permanente
Oi Eliane, tudo bem?
A melhor época é de Maio a Outubro, pois não chove tanto na região!
Link permanente
Ola! Como você fez para visitar os poços saindo de Carolina? Tem um jeito independente de fazer ou só com agência de viagem?
Link permanente
Oi Adriana, tudo bem?
Tem como fazer de forma independente sim. O lugar é fácil de ser encontrado, tem até localização no Google Maps, e dá pra ir com carro comum.