Roteiro da trilha da Cachoeira dos Primatas (Horto) – RJ

Tempo de leitura: 5 minutos

Roteiro da trilha da Cachoeira dos Primatas (Horto) - RJ - Vamos Trilhar

No Horto Florestal do Rio de Janeiro existem diversas cachoeiras. Uma das principais é a Cachoeira dos Primatas. Em época de chuva, suas águas do Rio Algodão possuem um ótimo volume de água, fazendo ela ser uma das mais belas cachoeiras da cidade. Neste post, vou mostrar dois caminhos diferentes para você até ela, um mais fácil e outro para os mais aventureiros.

Ficha Técnica

Localização: Parque Nacional da Tijuca – Setor B – Serra da Carioca, Horto Florestal, Rio de Janeiro, RJ.
Dificuldade: Passeio – Nível 2 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)
Distância (ida e volta): Aproximadamente 1,5 km.
Tempo: Aproximadamente 30 minutos.
Atrativos: Cachoeiras.

Duas trilhas

Para você se refrescar na Cachoeira dos Primatas existem duas trilhas:

  • Via Cachoeira da Gruta – Você andará bem mais, mas antes você vai poder ir na Cachoeira da Gruta e ainda ter a vista no Mirante do Horto.
  • Via Sara Vilela – É a trilha mais fácil, em aproximadamente 25 minutos você já chega na cachoeira.

Como chegar

Via Cachoeira da Gruta

Subindo a Estrada Dona Castorina, aproximadamente 100 metros antes da guarita do Parque Nacional da Tijuca, existe uma entrada a direita. É bem antes de chegar na Represa e Cachoeira do Chuveiro. Ela é um pouco escondinda, mas você vai conseguir identificá-la através da placa amarela escrito “Via Compartilhada” e uma casa com o número 131.

Via Sara Vilela

Pela Rua Jardim Botânico, você deverá entrar na Rua Lopes Quintas e subir até a Rua Visconde de Itaúna. Chegando nela, vire a esquerda e dobre na primeira direita, na Rua Raimundo Freitas Matos, logo depois vire à esquerda e você já está na Rua Sara Vilela. Só continuar indo até o final e você chegará ao larguinho onde começa a trilha. Se você for a pé, levará cerca de 30 minutos até chegar ao ponto de início da trilha.

Cachoeira dos Primatas via Cachoeira da Gruta

Início da trilha

bifurcação cachoeira da gruta (horto) - Vamos Trilhar

Seguindo esse caminho para a Cachoeira dos Primatas você deverá fazer o mesmo caminho da Cachoeira da Gruta, porém deverá pegar o caminho da direita na bifurcação. Não tem erro, a placa indica o local exato.

A trilha

trilha-cachoeira-dos-primatas-gruta-vamos-trilhar

Esta trilha é bem mais difícil que a outra, via Rua Sara Vilela. Não que o caminho seja complicado, mas ele é mais longo e possui diversas subidas e descidas. Ao longo dela você encontra diversas marcações da trilha Transcarioca como as pegadas e as setas, portanto é muito difícil de se perder.

Mirante do Horto

mirante-do-horto-vamos-trilhar

Com aproximadamente 30 minutos de trilha, você chegará até o Mirante do Horto, que é um ponto para você descansar e aproveitar a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas

Encontro com a trilha via Rua Sara Vilela

encontro-trilha-cachoeira-dos-primatas-vamos-trilhar

Uns 10 minutos depois do Mirante do Horto, você chegará no ponto que é a bifurcação que leva para a Rua Sara Vilela ou para a Cachoeira dos Primatas.

Cachoeira dos Primatas via Rua Sara Vilela

Início da trilha

entrada-sara-vilela-cachoeira-dos-primatas-vamos-trilhar

Assim que você chega ao final da Rua Sara Vilela, você encontrará um largo. Esse local é o ideal para você estacionar o seu carro e começar a trilha, que fica logo ao lado da placa.

A trilha

a-trilha-cachoeira-dos-primatas-vamos-trilhar

A trilha para a Cachoeira dos Primatas é curta, só tem 510 metros indo por este caminho. Ela é bem sinalizada, durante todo o percurso você encontrará as setas e pegadas da trilha Transcarioca. Ela tem algumas subidas, mas não são muito íngremes e durante a maior parte do caminho tem sombra. O que a faz ser acessível a pessoas de todas as idades.

Muitas bifurcações

marcações-cachoeira-dos-primatas-vamos-trilhar

Mesmo ela sendo muito fácil, você poderá se confundir em algumas partes como as bifurcações que existem. Algumas bifurcações não levam a lugar algum e outras podem te levar a trilha do Corcovado (3:30h de caminhada) e para as Paineiras (2:30h de caminhada).

Na primeira bifurcação, logo no início da trilha siga pelo caminho da esquerda. Logo depois você encontrará outra bifurcação, se você for a direita seguirá o caminho do cano de água, siga para a esquerda e você estará no caminho certo.

Pouco tempo depois você chegará na bifurcação que é o local onde a trilha da Cachoeira dos Primatas via Sara Vilela se encontra com a trilha que vem da Cachoeira da Gruta.

Encontro com a trilha via Cachoeira da Gruta

encontro-trilha-cachoeira-dos-primatas-vamos-trilhar

Neste ponto existem placas indicando o caminho que você deve seguir e marcações da trilha Transcarioca. Olhe a placa e siga para a Cachoeira dos Primatas.

Gruta dos Primatas

gruta-dos-primatas-vamos-trilhar

Aproximadamente 5 minutos depois, você chegará a Gruta dos Primatas, um grande salão de pedras que é um ponto interessante de parada para descanso, se você estiver cansado. Esse local também é muito usado por escaladores para a prática do bouldering.

1ª queda da Cachoeira dos Primatas

primeira-queda-cachoeira-dos-primatas-vamos-trilhar

Mais 5 minutos depois da Gruta dos Primatas você chegará na primeira queda d’água da Cachoeira dos Primatas. Ela tem um poço bom, com água até o joelho no máximo. Mas essa não é a parada final, atravesse o rio e logo depois você começará a subir em direção a queda principal da cachoeira.

Queda principal da Cachoeira dos Primatas

cachoeira-dos-primatas-vamos-trilhar

Chegando na principal queda d’água da Cachoeira dos Primatas, você verá a placa indicando que você chegou ao seu destino. A partir de agora, você tem um amplo espaço para relaxar e se refrescar. Infelizmente, com as poucas chuvas, ela não estava com muita água quando a visitei, mas em tempos de chuva ela fica linda e com muita água, tanto que às vezes é proibida a entrada de pessoas. Ainda é possível apreciar a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas na cachoeira, um visual maravilhoso.

Curiosidades

A Cachoeira dos Primatas recebeu esse nome pela quantidade de micos que habitam o local, não é muito difícil você encontrá-los por lá. O Rio do Algodão, de onde vem as suas águas, é um dos responsáveis pela formação da Lagoa Rodrigo de Freitas, já que fazem parte da mesma Bacia Hidrográfica.

E aí, preparado para aproveitar essa e outras cachoeira do Horto do Rio de Janeiro? Depois nos conte como foi fazer essa trilha!

3 Comentários


  1. Qual a melhor época do ano pra fazer essas trilhas? Alguma sugestão?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *