Roteiro da trilha da Cascata da Baronesa – Floresta da Tijuca – RJ

Tempo de leitura: 2 minutos

Roteiro da trilha da Cascata Baronesa - Floresta da Tijuca - RJ - Vamos Trilhar

Quer se refrescar no calor carioca e fugir das multidões que ficam nas praias e em diversas cachoeiras mais famosas da cidade? Então pega essa minha dica, vá conhecer a Cascata da Baronesa.

É certo que você irá aproveitar bastante e o ambiente ainda é bem privativo, pouquíssimas pessoas conhecem o lugar.

Ficha técnica

Localização: Setor A – Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.
Dificuldade: Passeio – Nível 0 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)
Tempo: Aproximadamente 5 minutos (ida).
Atrativos: Cachoeira.

Sobre a Cascata da Baronesa

Sobre a Cascata Baronesa - Floresta da Tijuca - RJ - Vamos Trilhar

A Cascata da Baronesa é uma das mais novas opções para se refrescar depois de uma caminhada no setor Floresta do Parque Nacional da Tijuca.

Foi aberta para visitação no fim de julho de 2016. Ela é um ótimo ponto de parada depois de uma trilha mais puxada como a do Circuito das Grutas, Bico do Papagaio ou Pico da Tijuca.

A Ponte da Baronesa - trilha da Cascata Baronesa - Floresta da Tijuca - RJ - Vamos Trilhar

Ela recebeu esse nome pois fica logo abaixo da Ponte da Baronesa, que foi nomeada dessa forma em homenagem à Baronesa d’Escragnolle, mulher do Barão d’Escragnolle, que foi um dos responsáveis pelo reflorestamento e embelezamento da Floresta da Tijuca.

Início da trilha da Cascata da Baronesa

Início da trilha da Cascata Baronesa - Floresta da Tijuca - RJ - Vamos Trilhar

A trilha para chegar até ela é muito fácil, basta você chegar até o Recanto Paulo e Virgína, e antes da ponte, do lado esquerdo da estrada, você conseguirá ver a placa indicando o início dela.

Descendo as escadas

Deste ponto em diante, são apenas 2 minutos de descida pelas escadas e depois passar por debaixo da ponte e pronto, você chegou na Cascata da Baronesa.

Só aproveitar a cachoeira!

A Cascata Baronesa - Floresta da Tijuca - RJ - Vamos Trilhar

Eu já conheci muitas quedas da Floresta da Tijuca, e comparando com as outras essa foi uma das melhores. Não sei se era porque tinha chovido e o volume de água estava grande, mas achei o lugar mais reservado, a queda bem generosa e a trilha muito mais fácil que as da Cascata Gabriela, Cascata Diamantina, Cachoeira das Almas e muitas outras.

Como chegar?

Primeiramente você deverá chegar a entrada do Parque Nacional da Tijuca, que fica no Alto da Boa Vista, mais precisamente na Praça Afonso Viseu. Existem diversos ônibus que levam você até este ponto como, por exemplo, o 301, 302 e 345 (se você estiver vindo da Tijuca).

O ideal é que você vá de carro tanto para chegar ao ponto inicial, quanto para chegar ao início da trilha para cachoeira e assim evitar de andar um bom pedaço de estrada dentro do parque.

Para chegar até a Cascata da Baronesa é muito fácil. Basta chegar até o Recanto Paulo e Virgínia, que fica na estrada de descida do Setor A do Parque Nacional da Tijuca, como mostra o mapa abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *