Tempo de leitura: 4 minutos
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma área de preservação localizada na Serra dos Órgãos que abrange Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis, com uma área de mais de 20 mil hectares no estado do Rio de Janeiro.
A Serra recebeu esse nome, pois quando os portugueses avistaram a sua formação rochosa dede a Baía de Guanabara, associaram diretamente com o instrumento musical.
Nós já conversamos sobre a Serra dos Órgãos aqui no Vamos Trilhar. Relembre nestes posts:
→ Pedra do Sino – Serra dos Órgãos – Teresópolis;
→ Vídeo da travessia Teresópolis x Petrópolis – Serra dos Órgãos – RJ.
Sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
A sede guapimiriense do Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um excelente lugar para passeios em família ou entre amigos, especialmente no verão. Lá você vai encontrar uma série de atrativos, especialmente no que se refere a poços de água cristalina. Há também inúmeras trilhas e cachoeiras e uma estrutura muito boa para camping com total segurança.
Se você gosta de turismo cultural, o destaque vai para o Museu Von Martius, sítios arqueológicos e construções históricas da região.
Principais atrações da Sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Veja, a seguir, um resumo das principais atrações da sede:
Poço Verde
O Poço Verde é o principal ponto turístico natural da Sede Guapimirim. Ele é um conjunto de cachoeiras, corredeiras, poços artificiais e naturais do Rio Soberbo. Está localizado a 20 minutos do Centro de Visitantes (a pé) e é um ótimo local para banho.
Poço da Preguiça
Como o nome mesmo já diz, esse poço é ideal para você passar o dia longe da agitação dos outros mais badalados. Ao longo do rio, você ainda encontrará outros poços. Esse é um dos meu preferidos.
Poço da Ponte Velha
Este agradável poço de águas calmas está junto às ruínas dos pilares de uma antiga ponte da estrada real. É de fácil acesso e é muito fácil estacionar veículos a 20 metros do rio. O local é bem equipado, tem até sanitários e um quiosque onde pode-se comprar lanches e bebidas.
Poço da Capela
A cachoeira da capelinha é um local de paz, perfeito para banhar-se e sentir a energia da natureza. O poço que se forma aos pés dela é realmente maravilhoso.
Poço do Soberbo
O Poço do Soberbo (o rio Soberbo) é a maior cachoeira do parque. Para chegar até ele é necessário fazer uma pequena caminhada (cerca de 15 minutos) desde a sede.
Capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo
Oficialmente, a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo foi construída em 1713. No entanto, alguns historiadores divergem da data. O que importa é o valor histórico. Dizem que os primeiros batismos da família real e da corte portuguesa no Brasil aconteceram ali.
Ela está localizada em uma bifurcação do rio Soberbo, exatamente onde um dia existiu o leito da estrada de ferro que ligava Piedade a Teresópolis. A cada 15 dias são realizadas missas no local.
Trata-se de um templo pequeno coberto por telhas francesas e cercado de muros de arrimo (escorados), além dos alpendres laterais – o que marca a arquitetura rural fluminense dos séculos XVIII e XIX. Desde 1989 é tombada patrimônio histórico pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).
Centro de Visitantes Museu von Martius
O Centro de Visitantes von Martius está instalado em casarão do século XIX, restaurado para a preservação de suas características originais. Ele pertenceu à antiga Fazenda Barreira do Soberbo, que era de propriedade, durante o Império, do médico Henrique José Dias. Ele dedicou-se ao plantio de quineiras (Cinchona Calissaia), plantas originárias das regiões andinas.
Hoje, este histórico casarão abriga exposição permanente de fotos e informações sobre o parque, uma maquete de toda a área do PARNASO, além de interessante coleção de exemplares das obras do botânico Von Martius. Há no local uma videoteca e um auditório para realização de cursos, palestras e seminários. O ambiente tem capacidade para receber até 40 pessoas.
Trombas d’água
Em algumas épocas do ano, acontecem trombas d’água na região – chuvas fortes e localizadas que caem por cerca de meia hora de forma inesperada. Elas são famosas e podem ser muito refrescante. Mas, atenção: é importante buscar um lugar seguro quando o tempo se arma para a chuva, pois conforme o tamanho da tromba pode ser perigoso.
Como chegar
A Sede Guapimirim está localizada no inicio da serra Rio x Teresópolis, km 98 da BR – 116. Saindo do Rio de Janeiro, o trajeto é de pouco mais de 74 km.
Link permanente
Adoro trilhas e gostei do q li valeu as dicas
Link permanente
Valeu Robson! Continua nos acompanhando! =)
Link permanente
ola, boa noite! voce sabe se está aberta a sede do parque? paga para entrar?
se puder me informar agradeço muito!
Link permanente
Oi Erika, bom dia!
Até onde sei todas as sedes do PARNASO estão fechadas. Geralmente tem taxa de entrada sim e para estacionamento também.
Link permanente
Oi! Sabe de algum camping perto de cachoeiras funcionando em Guapi, mas não dentro do Parque, já que está fechado?
Link permanente
Oi Érika, tudo bem?
Só conheço o de dentro do Parque também, não conheço algum fora. =/