Tempo de leitura: 9 minutos
Aqui no Vamos Trilhar, uma das nossas principais missões é levar até nosso público informações sobre as milhares de atrações turísticas de aventura no Brasil. E é com prazer que publicamos nos últimos dias uma série de artigos sobre os complexos de cachoeiras e trilhas da cidade de Carrancas (MG).
Neste post, além de ter um resumo de todas essas informações, você ainda verá um detalhamento melhor desta que é uma região privilegiada pela natureza, que investe no ecoturismo e está preparada para receber você e sua turma para passar bons momentos.
Continue lendo para entender!
A cidade de Carrancas
Carrancas é uma cidade mineira com pouco mais de 3,9 mil habitantes, de acordo com o IBGE. Está a 280 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte e é um dos 36 municípios que compõem a Mesorregião do Campo das Vertentes, próximo à Serra da Mantiqueira.
Desbravada pelos taubateanos João de Toledo Piza Castelhanos, seu irmão, o Padre Lourenço de Toledo Taques, e seus genros Salvador Corrêa Bocarro, Miguel Pires Barreto e José da Costa Moraes a região foi descoberta por volta de 1718.
Quando chegaram ao local, os descobridores fixaram residência nas margens do Rio Grande, e mais tarde deram a ele o nome de Nossa Senhora de Rio Grande.
Uma curiosidade histórica dessa região é que a Igreja Matriz, construída em 1720, tem em seu interior diversas pinturas do Mestre Joaquim José da Natividade, que foi um dos “discípulos” do grande escultor mineiro conhecido no mundo todo: o Aleijadinho.
O que atrai milhares de turistas a Carrancas todos os anos é a grande oferta de atrativos. De poços a cachoeiras, passando por grutas e serras, a cidade é composta por diversos conjuntos ecoturísticos denominados apropriadamente de complexos.
A maior parte destes complexos está localizada em áreas privadas, no entanto, os proprietários, em conjunto com a administração pública local, souberam explorar o potencial turístico da região. Assim, Carrancas transformou-se em uma cidade modelo quando se trata de ecoturismo.
Há na região uma vasta oferta de hotéis, resorts, campings e outros empreendimentos que garantem comodidade aos aventureiros e conseguem gerar recursos para os locais.
Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em Carrancas, certamente você já viu alguma das suas belas paisagens na TV e no cinema. A cidade é frequentemente utilizada pela Rede Globo para a gravação de novelas e seriados.
Os complexos de cachoeiras de Carrancas
Veja, a seguir, um resumo rápido de cada um dos sete complexos que compõem a maravilha que é Carrancas em termos de atrações de ecoturismo e aventuras:
Complexo da Fumaça
Parada obrigatória para quem vai a Carrancas, o Complexo da Fumaça é o maior cartão postal da cidade. Ele está a aproximadamente 3 quilômetros do centro e é famoso por possuir várias cachoeiras, sendo a Cachoeira da Fumaça a mais famosa delas.
Recebeu o nome de “fumaça”, pois as quedas d’água das cachoeiras formam nevoeiros que lembram muito a fumaça.
As mais famosas cachoeiras são:
- Fundo da Fumaça;
- Fumaça de Cima;
- Véu da Noiva;
- Serrinha;
- Luciano.
Complexo da Zilda
O Complexo da Zilda é uma área de conservação da Fundação Biodiversitas e está no ecótono Mata Atlântica/Cerrado. Ao total são dois quilômetros de extensão.
Ele é composto de 70 cachoeiras. A queda principal tem uma pequena praia e é cercada de muita vegetação. A junção da Cachoeira dos Anjos e das águas que saem da chamada Racha da Zilda é uma das paisagens mais bonitas de toda a região.
Os principais atrativos deste complexo são:
- Cachoeira do Índio;
- Pinturas Rupestres;
- Cachoeira da Zilda;
- Poço da Proa;
- Poço do Guatambú;
- Racha da Zilda;
- Escorregador da Zilda;
- Cachoeira dos Anjos;
- Cachoeira da Onça.
Complexo da Toca (Complexo do Coração)
Localizado próximo ao centro de Carrancas, o Complexo da Toca, ou do Coração, possui excelentes atrativos.
Ele está dentro de uma propriedade privada, portanto, é preciso pagar uma taxa (normalmente, de até 10 reais, mas você deve consultar a informação atualizada quando estiver lá).
É chamado de Toca ou de Coração, pois o poço principal do complexo é esculpido dentro de uma pedra, e realmente lembra uma toca ou um coração.
Aqui estão os principais atrativos do Complexo da Toca (Complexo do Coração):
- Poço do Coração;
- Escorregador da Toca;
- Gruta da Toca;
- Morro da Teta.
Complexo da Vargem Grande
Saindo do Centro de Carrancas, você vai percorrer 8 quilômetros até chegar ao Complexo da Vargem Grande, também conhecido como Complexo da Esmeralda — a atração mais famosa é a Cachoeira da Esmeralda, daí o nome alternativo.
Ele está em uma propriedade particulares e é um dos menores complexos da região, com menos atrativos, mas nem por isso você deve deixar de conhecê-lo.
A beleza dos atrativos compensa muito, por isso, te aconselhamos a incluí-lo na sua lista de aventuras da região de Carrancas.
Veja os principais atrativos:
- Poço Louva a Deus;
- Poço Beija-Flor;
- Poço Três Irmãos;
- Cachoeira Esmeralda.
Complexo do Tira Prosa
O Complexo do Tira Prosa, situado a cerca de 2 quilômetros do centro de Carrancas, é formado por diversos poços. Os mais famosos são:
- Poço do Tira Prosa;
- Poço da Canoa.
Complexo da Ponte
O Complexo da Ponte é a atração que está mais próxima do centro urbano de Carrancas. Logo, você pode ir até ele caminhando. Ele, como a maioria dos demais atrativos, está situado dentro de uma propriedade privada.
Uma série de belas cachoeiras, poços e grutas compõem o complexo, o que faz dele um local a ser visitado durante todo um dia.
O ideal é contratar um guia local. Apesar de ser um lugar de fácil localização, com trilhas moderadas e sem perigos, é interessante receber orientações de um profissional nativo — além, é claro, de colaborar com a economia local.
Entre os principais atrativos do Complexo da Ponte, destacam-se:
- Poço da Ponte;
- Cachoeira do Salomão;
- Cachoeira do Moinho;
- Gruta da Ponte.
Complexo do Grão Mogol
O Grão Mogol é está localizado na Fazenda Grão Mogol a cerca de 15 quilômetros da cidade. O acesso a ele se dá pela mesma estrada que leva ao Complexo da Zilda.
Principais atrações:
- Cânion do Grão Mogol;
- Cachoeira do Grão Mogol;
- Lagoa Azul.
Outros atrativos de Carrancas
Para finalizar a lista de atrativos, vamos a alguns locais que não ficam necessariamente em nenhum dos complexos citados neste artigo. Vale a pena conferir!
Rampa de Asa Delta
Se você gosta de vôo livre, poderá saltar de vários pontos da serra de carrancas. No entanto, a Rampa de Vôo Livre, também conhecida apenas como Rampa de Asa Delta, é a mais especial.
Ela fica em frente à Represa de Camargos e tem excelente visão para Itutinga, um município vizinho. Dali você terá uma vista longe e permeada pela vegetação, pelos morros… Enfim, trata-se de um visual incrível.
Serra Carrancas
O alto da Serra de Carrancas, que possui cerca de 25 quilômetros de extensão, é excelente para explorar a pé ou de bicicleta. Isso porque ele dá ao aventureiro uma visão 360° de visão a cerca de 1.378 metros de altitude.
É simplesmente encantador visualizar a beleza da região lá do alto. Nascentes e cacheiras podem ser observadas sem necessidade de um binóculo. E, de quebra, você ainda pode se deparar com aves, borboletas, insetos e pequenos mamíferos no caminho.
Cristais de quartzo também são encontrados pelo chão, o que torna o passeio ainda mais mágico.
Nossa dica: comece a conhecer Carrancas a partir da Serra. Você vai ficar encantado e isso vai te dar gás para explorar os complexos e seus atrativos!
Morro da Teta
E quem vai ao alto da Serra das Carrancas não pode deixar de chegar ao topo do Morro da Teta. É de lá que você verá toda a formação serrana e a cidade, lá embaixo.
Dica: dê-se ao luxo de ver um pôr-do-sol lá do alto. Depois volte aqui e conte nos comentários as sensações que você teve!
Jequitibá Centenário
O Jequitibá Centenário é uma árvore majestosa dentro da Fazenda Traituba, na saída de Carrancas. Ela tem a altura de um edifício de sete andares, mais ou menos. Para abraçá-la, é preciso juntar uma turminha de no mínimo sete adultos! Coisa linda!
Estrada da Cruz das Almas
O caminho da Estrada da Cruz das Almas é perfeito para caminhadas, pedaladas e até cavalgadas. Ele é o antigo caminho de acesso à Carrancas, usado antes da estrada principal ser aberta. Cenário de filme!
Onde se hospedar em Carrancas
Como dissemos, há inúmeras opções de pousadas, hotéis e campings na região. Mas, se você aceita uma dica: hospede-se na Pousada Candeias.
É uma casa construída no estilo rústico, com detalhes em madeira e pedra, o que torna a estadia bem típica da região. As acomodações são confortáveis e a localização é ótima: o centro da cidade, numa região residencial muito silenciosa.
Conheça mais detalhes em: carrancas.com.br/pousadadascandeias.
Como chegar a Carrancas?
Para chegar a Carrancas, saindo de Belo Horizonte (287 km), o acesso se dá pela rodovia Fernão Dias (até entrada para Lavras) e BR-265. Se você sair de São João del Rei (79 km), vá pela BR-265.
Que tal, o que você achou das informações que dispomos aqui sobre as atrações de Carrancas? Deixe seu comentário!