Tempo de leitura: 4 minutos
Entre os pontos mais visitados de Maromba (Rio de Janeiro), a cachoeira do Escorrega é um destino certo para quem procura por um programa com diversão e aventura.
Neste artigo, nós vamos te mostrar todos os detalhes que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua aventura por lá. Continue lendo para entender!
Chegando à Cachoeira do Escorrega
Localizado a cerca de 210 km de distância do Rio, para se dirigir a Maromba o acesso é realizado pela rodovia Dutra. Uma vez em Maromba, apenas 3 km de distância separam a vila desse ponto turístico, ideal para dias quentes devido ao clima fresco da região.
Ela fica dentro do Parque Nacional de Itatiaia, na região do Maromba, onde também fica o Poção do Maromba. Neste mesmo passeio também visitamos a Cachoeira dos Macacos.
Não é muito difícil encontrá-la, ela fica bem no final da estrada e tem várias placas indicativas. Nós estacionamos o carro um pouco antes da cachoeira e pagamos 15 reais.
Um dos pontos em destaque na Vila de Maromba é a facilidade de deslocamento entre a vila central e o acesso às cachoeiras.
Para além disso, o trajeto percorrido pelas trilhas até as cachoeiras dispensam o acompanhamento de guias turísticos, em função das trilhas consideradas de dificuldade fácil a moderada.
Cachoeira do Escorrega: a principal atração
Logo que você entra no parque já visualiza a cachoeira, não tem trilha para chegar até ela. O poço é bem generoso, com água verde esmeralda e muito gelada. Além disso, o grande atrativo dela é o Escorrega gigante que dá o nome para o lugar.
Pensar em um dia ensolarado numa região tipicamente mais fria com clima serrano é um bom motivo para programas ao ar livre.
Por isto, além dos locais, visitantes do sul fluminense e de diversas cidades vizinhas dirigem-se à charmosa Vila de Maromba na busca de se refrescarem em dias de altas temperaturas.
Nós não conseguimos entrar na água pois o frio era enorme, tanto dentro quanto fora d’água, mas ficamos com muita vontade.
Como dito anteriormente, a Cachoeira do Escorrega apresenta-se como a principal atração e em seguida apresentamos os motivos.
Tobogã natural
A principal razão pela qual a famosa cachoeira é a queridinha da região é em função de apresentar uma pedra escorregadia com inclinação a um riacho profundo.
Pela correnteza e pela inclinação não ser especialmente alta, os visitantes divertem-se ao escorregarem em direção ao poço que se forma logo onde a queda d’água termina.
Em dias de muito calor, o local fica bastante movimentado, o que sugere que outros atrações naturais também sejam exploradas, como a Cachoeira dos Macacos muito próxima ao local, apresentada a seguir.
Cachoeira dos Macacos
Por conta da baixa divulgação do local, muitos visitantes deixam de visitar esta cachoeira visto que a Cachoeira do Escorrega é mais conhecida e, desta forma, mais frequentada. Portanto, esse é um programa que se pode considerar quase que “exclusivo”. É maravilhoso visitar locais assim, pouco explorados, não é?
Entretanto, uma pequena trilha com indicação para este local conduz os visitantes por uma nova descoberta pelos interiores do Parque Nacional do Itatiaia.
Subimos a estrada que existe no lado esquerdo da cachoeira do Escorrega para encontrar a entrada da trilha para a Cachoeira dos Macacos.
São apenas 10 minutos de caminhada até ela e a trilha é bem fácil, só uma pequena subida no início, ainda na estrada.
O que esperar da Cachoeira dos Macacos
Após percorrer a trilha acima da Cachoeira do Escorrega, os visitantes podem esperar um lugar tranquilo, com uma queda d’água bem generosa e um poço pequeno formado em função da queda d’água cercada por rochas e vegetação.
Em comparação com as outras atrações, preferidas pelos turistas, essa, menos visitada, não perde em nada em questões de beleza e natureza preservada.
Quando visitar a Cachoeira do Escorrega e a Cachoeira dos Macacos
Em dias de calor intenso sugerimos que o trajeto até a Vila de Maromba seja realizado o mais cedo possível, pois conforme o entardecer o clima no local apresenta temperaturas naturalmente mais baixas em comparação com as outras cidades.
Em função disso, a água pode ficar extremamente fria. Portanto, sugerimos que, em caso de altas temperaturas, dirija-se o mais rápido possível à região e depois de se divertir escorregando por um tobogã natural não deixe de conferir as outras atrações escondidas pela natureza local.