Tempo de leitura: 3 minutos
No terceiro dia da minha viagem ao Jalapão, uma das atrações que conheci foi a Cachoeira do Formiga. Sem dúvidas é a minha preferida até o momento em que escrevo este artigo. E olha que já fui na Cachoeira Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, que também é igualmente maravilhosa.
A Cachoeira do Formiga
A Cachoeira do Formiga não tem uma queda d’água muito grande quanto às Cachoeiras da Rocandeira e Escorrega Macaco, que fui no início da viagem, na verdade ela deve ter quase 2 metros. Porém não se deixe enganar, a pressão da água é muito forte, o que forma uma verdadeira hidromassagem natural.
Ela é toda cercada por muita vegetação, com buritis, samambaias e muitos outros tipos de árvores. Você tem a opção de chegar na parte de cima da cachoeira subindo os troncos e as pedras ao lado da sua queda.
Ficamos por um bom tempo nessa cachoeira, cerca de 4 horas, portanto deu tempo de aproveitá-la muito. Pude realizar saltos de um pequeno deck que tem nela, relaxar no poço principal de aproximadamente 8 metros que fica perto da queda e ainda seguir um pouco mais o rio para chegar num ponto onde a água é bem tranquila e mais afastada da parte principal da cachoeira.
Coloração da água
Sem dúvidas o que mais chama a atenção assim que você bate os olhos pela primeira vez nesta cachoeira é a coloração da água. Ela é um misto de azul com verde, totalmente cristalino. De fora você consegue ver a areia branquinha e os troncos presentes no fundo.
Se você tiver um, recomendo que leve snorkel para ver debaixo d’água, se bem que nem precisa. Teve uma hora que abri os olhos de baixo d’água e a visibilidade estava incrível!
Uma observação muito importante, não achei a água dessa cachoeira gelada, assim como todas do Jalapão. Pra mim, isso é maravilhoso, já que sou magrinho e não tenho tecido adiposo para me esquentar.
Porque tem esse nome?
Muita gente não sabe, mas ela tem esse nome por causa do Rio Formiga. Aproximadamente 1,5km acima da queda, fica a nascente do rio, que não sei se dá pra chegar até lá.
Paga para entrar?
Assim como quase todas as atrações do Jalapão, é cobrado um valor de R$ 10,00 para visitar a cachoeira.
Como chegar?
O acesso para a cachoeira se dá através da estrada de terra para São Félix do Jalapão (BR-225). Ela fica a aproximadamente 35km de Mateiros e o ideal é que você vá com veículos 4×4, assim como em todos os atrativos do Jalapão. A trilha para chegar até cachoeira não leva nem 5 minutos, podendo ser feita por qualquer pessoa.
Quer saber mais sobre o Jalapão? Veja os artigos que escrevi sobre a minha viagem por lá!
- Você já ouviu falar no Jalapão: O Deserto das Águas?
- Roteiro de 6 dias de viagem pelo Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre as Cachoeiras Escorrega Macaco e Roncadeira no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre o Canyon Sussuapara no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Pedra Furada no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira da Velha no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Prainha do Rio Novo no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre as Dunas do Jalapão e a Lagoa dos Jacarés – TO
- Conheça tudo sobre os Fervedouros do Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira do Formiga no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre o Morro Vermelho (Gorgulho) no Jalapão – TO
Link permanente
Gostaria de fazer contato para futuras trilhas. Tenho uma agência e ofereço clientes.
Link permanente
Oi Carlos, tudo bem?
Não ofereço o serviço de guiamento. Sou apenas um aventureiro apaixonado que gosta de relatar suas experiências, para estimular outras pessoas a saírem por aí e explorarem esse mundão. =)