Tempo de leitura: 5 minutos
A estação de esqui Farellones está em um povoado homônimo na Cordilheira dos Andes localizado a 36 KM da capital, Santiago. Está muito próxima de outras três também famosas estações: Valle Nevado, La Parva e El Colorado.
Se você gosta de aventuras na neve, não pode deixar de visitar a região.
Neste artigo, reunimos as informações mais importantes para você se preparar uma viagem para lá. Confira!
Farellones, o povoado
Farellones está localizado na comuna de Santiago de Lo Barnechea, em uma grande planície a 2340 metros acima do nível do mar.
Caracteriza-se por ser uma cidade com casas e abrigos de madeira que formam uma paisagem bastante peculiar.
A vila é diferente de Valle Nevado, que se parece muito com um resort e é predominantemente composta de grandes hotéis altos.
Farellones é mais tradicional, com muitas pousadas e cabanas de madeira. É caracteristicamente rural e você vai ver até algumas galinhas correndo soltas. Em essência, o povoado é o que se espera do “verdadeiro Chile profundo”.
Mas não pense que trata-se de um lugarejo ermo e esquecido. Farellones tem todos os serviços necessários para atender seus cerca de 220 domicílios e também os milhares de turistas que visitam a região durante todo o ano.
Farellones, a região arqueológica
Antes da criação da vila de Farellones — portanto, muito antes de despontar como um destino dos amantes do esqui — este lugar era frequentado por aventureiros e profissionais em busca de tesouros escondidos dos antigos povos incas
Farellones já foi muito famosa pelas descobertas arqueológicas feitas na colina de El Plomo.
Por volta de 1954, ali foi encontrado um santuário Inca — numa altitude de entre 5.200 e 5.400 metros —, onde o corpo de uma criança foi descoberto congelado e em perfeito estado de conservação. A descoberta foi chamada, pela comunidade arqueológica mundial da época, de “a múmia de chumbo”.
A conservação da dita “múmia” está hoje a cargo do Museu Nacional de História Natural em Santiago.
Farellones, o parque de diversões na neve
Um dos grandes diferenciais de Farellones é que as pessoas que não querem praticar esqui têm vários outros atrativos além da estação. Tubing, tirolesa e esquibunda são atividades que podem ser praticadas por qualquer um que tenha mais de 1,20 metros de altura e menos de 100 kg, de uma maneira segura e divertida.
Em suma, com o ingresso pago, além de poder aproveitar a estação de esqui, os visitantes têm direito aos seguintes atrativos:
- Teleférico;
- Tirolesa;
- Tubing (tobogã na neve, com bóia);
- Fat bike (bicicleta de pneu bastante largo);
- Esquibunda;
- Brincar a vontade na neve (o espaço a salvo dos esquiadores é bastante grande e seguro).
A estação de esqui Farellones
A estação de esqui Farellones é pequena e, por isso, considerada por muitos como parte de El Colorado. Ambas as áreas são acessadas através de um bilhete único que dá direito ao uso de um elevador — daí a dificuldade das pessoas entenderem que trata-se de lugares distintos e independentes.
A estação tem uma queda vertical de 190 metros e consiste apenas de um punhado de elevados de superfície, algumas pistas para iniciantes que caem de El Colorado e uma pequena inclinação adjacente.
Farellones e El Colorado, interconectados, têm estatísticas combinadas de 1.100 hectares, 101 pistas de pista e 1.090 metros verticais.
Enquanto Farellones e El Colorado estão interligados pelas pistas de La Parva e Valle Nevado, a maioria dos visitantes viaja para esses resorts via estrada, porque o custo de um bilhete duplo é quase tanto quanto dois bilhetes separados para o teleférico.
Temporada de esqui em Farellones e região
A temporada de esqui nos Andes Chilenos vai de junho a outubro. Isso não impede que visitantes estejam por lá o ano todo — se você for resistente ao frio, pode ir durante o período mais rigoroso do inverno e aproveitar os preços mais amenos.
Infraestrutura da estação
A estação de esqui Farellones tem atualmente 11 pistas.
Através de seus elevadores, você pode acessar El Colorado, localizado 5 KM acima, na colina do mesmo nome, com uma altura máxima de 3.333 metros acima do nível do mar e uma altura de 903 metros.
A média de de neve em um ano normal é de 5 metros.
Entre Farellones e Colorado, há um total de 62 faixas/trilhas de esqui. Destas, 16 são indicadas para principiantes, 33 para esquiadores intermediários e 12 para quem já está em um nível mais avançado (profissionais, mais precisamente).
Como chegar à estação de esqui Farellones desde Santiago
A estrada de Santiago até as áreas de esqui é pavimentada, mas o passeio pode ser um pouco desafiador considerando os muitos ziguezagues.
Há também restrições em determinados momentos em relação ao tráfego de mão única.
Se você não quiser alugar um carro e dirigir sozinho, os traslados podem ser organizados como parte de um pacote ofertado por agências locais.
Hospedagem
A vila oferece toda a gama de opções de hospedagem, ao contrário de La Parva que só tem apartamento, El Colorado, que tem hotéis de estilo apartamento, e Valle Nevado, que tem grandes hotéis e apartamentos.
A hospedagem em Farellones inclui hotéis, pousadas, apartamentos, casas e albergues que têm preços muito razoáveis.
Equipe Vamos Trilhar na estação de esqui Farellones
Em julho de 2017, nós visitamos na estação de esqui Farellones e registramos tudo em vídeo.
Veja:
Diz aí, você ficou com vontade de se aventurar na estação de esqui Farellones? Compartilhe este post nas redes sociais e deixa aqui o seu comentário!
Veja outros vídeos da nossa viagem:
City Tour em Santiago: conhecendo os principais atrativos a pé
→ Leia mais detalhes neste post!
Primeira vez na neve, pedido de casamento e esqui
→ Leia mais detalhes neste post!
Roteiro de 5 dias no Chile — incluindo a estação de esqui Valle Nevado
→ Leia mais detalhes neste post!
Link permanente
Boa tarde
Gostaria de saber quanto custa o ingresso de acesso as pistas de esqui sendo que eu já comprei o ingresso de acesso ao parque (27000 pesos).
Se puder me informar agradeço.
Link permanente
Oi Attile, tudo bem?
Você pode encontrar todas as tarifas atualizadas de Farellones aqui: http://www.parquesdefarellones.cl/tarifas-pt/
Grande abraço,
Vinícius Pinto
Link permanente
Boa noite, eu achei esse link meio escondido no site do farellones. Sabem me dizer se tem alguma “pegadinha”? De quinta feira pagando no cartão Visa, a sua entrada sai com 50% de desconto mesmo?! Vcs teriam alguma info a respeito p compartilhar? Obrigado
Achei aqui… http://www.parquesdefarellones.cl/beneficio-auspiciadores/
Link permanente
Oi Ricardo, tudo bem?
Desconheço essa informação, mas se está no site deles, acredito que pode ser verdadeira. Tenta mandar uma mensagem pra eles que pode ser mais certo. =)
Link permanente
Olá Vinícius. Excelente post aqui no Vamos Trilhar. Muito obrigado. Estou querendo viajar com a família: eu, esposa, 2 filhos adolescentes (14 e 12 anos) e uma criança (5 anos). Você aconselha irmos para Farellones? Não sabemos nada de esquiar nem nunca vimos neve e não temos roupas de frio (rsrs). A ideia é alugar tudo na viagem e contratar pacotes com guias e professores.
Link permanente
Oi Ricardo, tudo bem?
Acredito que Farellones vai ser a melhor opção sim! É praticamente um parque de diversão na neve. As crianças vão se divertir bastante!