Tempo de leitura: 6 minutos
Se durante a sua pesquisa sobre este lugar você se deparou com fotos paradisíacas da Lagoa Azul, em Jericoacoara, acredite, ela é mesmo um paraíso.
As imagens disponíveis na internet vão de redes de descanso à beira da água a barcos a navegar sobre as tranquilas águas cristalinas.
A Lagoa Azul é mesmo uma lagoa, apesar de ter aspecto de mar. Ela é um dos pontos de encontro de todos os turistas que visitam Jericoacoara. A visita ao lugar é claramente justificada pela beleza paradisíaca, apesar do acesso ser um pouco descomplicado.
Neste artigo, nós separamos alguns detalhes para lhe contar para que a sua passagem pela Lagoa Azul é quase que obrigatória para quem visita Jericoacoara. Confira, a seguir!
O acesso à Lagoa Azul
Para os visitantes que vão desde Fortaleza, cerca de 305 km estão entre a capital e este paraíso.
Uma vez que os turistas já se encontram em Jeri, o serviço de transportes da cidade não oferece deslocamento até a lagoa, sendo necessário recorrer a um serviço adicional, oferecido por profissionais locais.
Neste caso, os serviços locais conhecidos como jardineira, incluem o transporte em automóvel com característica 4×4, necessário de acordo com o tipo de solo da região, levando os visitantes em conforto até este cartão postal localizado nos extremos do Ceará.
O que esperar da Lagoa Azul
A lagoa que apresenta características de natureza rústica, tem vegetação, dunas e água convivendo no mesmo ambiente. É o típico cenário que encontramos em locais de clima tropical com formações naturais exóticas e privilegiadas, características que compõem um lugar inusitado.
Com relação às facilidades encontradas no local, a Lagoa Azul é um pouco mais rústica. Ela não conta com uma grande infraestrutura de bares, por exemplo, mas há sempre barraquinhas com venda de bebidas e até alguns lanches. O grande atrativo local é mesmo a paisagem e as águas cristalinas típicas do nordeste brasileiro — ou do imaginário em torno dele.
Características da Lagoa Azul
Além de ser um paraíso rodeado por mata virgem, o lugar é conhecido por apresentar características cristalinas na água em colorações que destacam diversas nuances de azul, característica natural que deu nome à lagoa.
Logo, as famosas águas da Lagoa Azul convidam os turistas a mergulharem nas águas tranquilas ou a se deitarem nas estruturas de rede de descanso localizadas sobre a água ao redor de toda a lagoa.
Por tudo isso, a Lagoa Azul é bastante frequentada por famílias com crianças. Ela é uma área mais tranquila e tem movimento reduzido (na comparação com outros locais de Jericoacoara e região). É, podemos dizer, sinônimo de tranquilidade.
Passeios pela Lagoa Azul
Para conseguir aproveitar toda a região no entorno da Lagoa Azul, existe a possibilidade de contratar os serviços de transporte por meio de buggy, meio de transporte muito utilizado no litoral do nordeste do Brasil.
Este tipo de carro geralmente comporta até 4 pessoas, ideal para casais que viajam com amigos sendo possível dividir os custos do passeio.
A respeito da rota realizada pelos buggys, podem ser percorridos trajetos por toda a lagoa e passando por pontos turísticos localizados nas redondezas do local.
Desta forma, este transporte, além de refrescante por ser aberto possibilitando que os visitantes desfrutem a brisa, oferece o contato com outras regiões desta vila que encanta a todos que estão de passagem.
Os percursos podem ser definidos com o condutor e os preços variam de acordo com o caminho realizado. Desta forma, ressaltamos que esta é uma maneira prática e confortável de se conhecer as belezas locais.
Quando visitamos a Lagoa Azul, foi no Passeio de Buggy pelo Lado Leste de Jericoacoara. O guia estacionou o buggy perto da margem e pegamos uma jangada para chegar até o restaurante onde fica o ponto de apoio na Lagoa Azul.
O guia nos disse que o volume de água estava muito grande pois havia chovido mais do que o comum na região, isso fez com que a lagoa estivesse muito mais cheia que de costume e com a coloração mais amarelada devido à decomposição das plantas que ficaram submersas.
Este foi o lugar que passamos mais tempo no passeio, descansamos nas redes que ficam dentro da água e também almoçamos um peixe bem gostoso no restaurante.
A melhor época para visitar a Lagoa Azul em Jericoacoara
Por sua localização geográfica privilegiada, Jericoacoara e região tem temperaturas altas o ano inteiro. Não é incomum, por exemplo, você se deparar com 30ºC em pleno inverno.
Época chuvosa, lagoa encantadora
Agora, se você quer encontrar a Lagoa Azul ainda mais encantadora e bela, deve ir durante o período chuvoso do ano. Ele se dá entre os meses de janeiro a junho.
Fique tranquilo, nessas datas você não vai encontrar só tempo nublado. Por período chuvoso entenda que ocorrem pancadas de chuva passageira, ou seja, em um minuto parece que o céu vai cair, no outro o sol volta a reinar.
Período de ventos para atividades náuticas
Para os praticantes wind, kitesurf e outras de atividades náuticas, o melhor mês é agosto. Nessa época os ventos chegam e preparam as condições climáticas bastante favoráveis para esses tipos de esportes.
Baixa temporada, poucos turistas
É meio incorreto falar em “baixa temporada” em Jericoacoara e região. Por tudo o que dissemos até aqui, o lugar é visitado por turistas nacionais e internacionais o ano todo.
Contudo, há alguns meses de transição de temporada. Nesses períodos, há um volume menor de turistas, o que evita filas em restaurantes e os pontos turísticos também estão bem mais calmos.
Estamos falando de um período pós-carnaval, durante dias da semana e em datas em que não há feriados nacionais (ou estaduais no Ceará e nos estados próximos).
Quem quer ir à Lagoa Azul e ter um paraíso quase que exclusivo (com poucos turistas), deve evitar, por exemplo, o período de férias escolares.
Como você viu, embora o oceano seja adorável, as lagoas de Jericoacoara também merecem atenção. Elas têm águas cristalinas que são calmas o suficiente para até o nadador mais tímido. Um dos pontos mais relaxantes é a Lagoa Azul, com redes colocadas sobre a água, perfeitas para um cochilo à tarde.
Que tal, você gostou do que mostramos sobre a Lagoa Azul? Vai incluí-la em seu roteiro de férias em Jericoacoara? Deixe-nos seu comentário!