Conheça tudo sobre a Nascente Azul – Bonito – MS

Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça tudo sobre a Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

O complexo da Nascente Azul fica a 30 km do centro de Bonito, a famosa cidade de Mato Grosso do Sul que recebe milhares de turistas do Brasil e do mundo o ano todo. Esse foi o último atrativo que visitamos ao longo de nossa viagem feita em parceria com a Agência Aventureiros.

Neste artigo, você vai conhecer todos os detalhes desse excelente destino, ver quais são os atrativos que pode encontrar por lá e também ter algumas dicas para aproveitá-lo da melhor forma possível. Confira!

Sobre a Nascente Azul, em Bonito

Sobre a Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

A Nascente Azul é um complexo de ecoturismo em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Ela começou a ser projetada em 2008 em uma área destinada à criação de gado e peixe totalmente degradada. Após quatro anos de muitos estudos e trabalho, foi inaugurada oficialmente em 2012.

O complexo reúne quatro atrações que fazem a alegria dos turistas: flutuação, balneário Nascente Azul, Nascente Azul Adventure e mergulho com cilindro no Lago da Capela. Todas essas aventuras são vendidas separadamente, o que dá ao visitante a oportunidade de escolher o que quer fazer ali, para aproveitar melhor o seu tempo e curtir atividades com as quais se identifique.

A parte mais exuberante do passeio é justamente a que dá nome ao complexo: a Nascente Azul, colorida com os mais incríveis tons de azul e aproximadamente 7 metros de profundidade, onde é feita a flutuação e também pode ser explorado como mergulho livre.

É no complexo da Nascente Azul que se encontram algumas das mais belas paisagens de Bonito. Sua estrutura contempla:

  • banheiros com armários e chuveiros elétricos;
  • restaurante;
  • lago com o Acqualokko e tirolesa;
  • piscina com água natural (que vem da nascente);
  • redário.

→ Leia também: O que fazer em Bonito: Roteiro de 5 dias de viagem!

Atrativos da Nascente Azul, em Bonito

Atrativos da Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Confira, a seguir, um detalhamento das principais atrações que você pode aproveitar na Nascente Azul:

Aqualokko

Aqualokko - Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

O Aqualokko é um atrativo composto por diversas pontes pênseis sobre um lago. Cada uma dessas pontezinhas oferece um grau de dificuldade, pois há vários tipos “degraus” — larguras diferentes, com ou sem apoio para segurar, o que facilita ou dificulta para o aventureiro.    

Peixes acqualokko - Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Os diversos graus de dificuldade Aqualokko tornam a aventura bem divertida. Apesar disso, esse atrativo é bastante seguro, então não precisa ter medo. Pessoas de todas as idades podem se arriscar, pois o lago não é fundo. Cair na água é bem emocionante, pois há peixes grandes que estão acostumados com a movimentação.

Tirolesa - Aqualokko - Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Todos os visitantes exploram esse ambiente usando um colete salva-vidas, o que é bem bom para quem não sabe nadar e/ou tem medo.

Flutuação na Nascente Azul

Tufas Calcárias - trilha para a flutuação na Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Para a experiência de flutuação, é preciso percorrer uma trilha 300 metros. Os visitantes entram na floresta e passa por uma extensa cachoeira de tufas calcárias conhecida como travertinos.

Junto às cachoeiras, encontra-se a Micro Central Hidrelétrica, restaurada devido ao seu relevante valor histórico. Depois desse ponto, os visitantes são conduzidos até o setor de equipamentos, onde o guia fornece equipamentos para a atividade e dá instruções.

Animais ao longo da trilha para a flutuação na Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Com todo mundo devidamente equipado, o passeio continua pela trilha, percorrendo mais 1500 metros de contemplação do Rio Bonito. Por estar bem próximo do Pantanal, é possível visualizar diversas espécies da fauna e flora de ambos os biomas no caminho.

Antes de flutuar, os visitantes utilizam um deck adaptado no Rio Bonito, para se ambientar com o local durante o treinamento prático e receber instruções de segurança.

Deck flutuação na Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Depois de terminado o treinamento prático, segue-se para o próximo deck, que está localizado na nascente do Rio Bonito. Ali contempla-se a nascente, local onde ocorre um fenômeno natural chamado espelhamento (reflexo das águas em tom de azul turquesa em meio aos cardumes de peixes e plantas que ornamentam este cenário natural). No último deck inicia-se a flutuação.

Início da flutuação na Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

No início da flutuação, é possível retirar o colete para fazer um mergulho livre na Nascente. Em seguida, o grupo inicia o percurso pelo rio, contemplando e interagindo com peixes e plantas aquáticas. Não é permitido descer o rio flutuando sem o colete salva vidas.

Peixes na flutuação na Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Terminada a flutuação, o retorno é feito em um carro de apoio. Ao desequipar, os visitantes voltam à recepção principal pela trilha para aproveitar a infraestrutura do Balneário da Nascente Azul.

Pêndulo Humano

Pêndulo Humano - Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

O Pêndulo Humano é, como o próprio nome sugere, um equipamento no qual é possível curtir do alto a sensação de voar. São cabos de aço que fazem do aventureiro a base de um pêndulo. Além da adrenalina e da altura, é impossível não se maravilhar com a paisagem da Serra da Bodoquena.

Tirolesa

Tirolesa - Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Está ali no complexo da Nascente Azul a maior tirolesa do Mato Grosso do Sul. Ela tem 450 metros e transmite ao visitante a sensação de estar voando por cima da paisagem do passeio e da Serra da Bodoquena.

Para se divertir na Tirolesa, não é preciso estar em boa forma física e, dependendo do peso, pode ser feito por até 03 pessoas ao mesmo tempo. Pura adrenalina!

Dicas para aproveitar a Nascente Azul em Bonito

Dicas para aproveitar a Nascente Azul - Bonito - MS - Vamos Trilhar

Confira agora algumas dicas para curtir a Nascente Azul, em Bonito, sem surpresas e com máximo aproveitamento:

  • leve roupa de banho e calçado fechado;
  • prefira usar o cartão de crédito, é bem mais prático. O complexo aceita todas as bandeiras;
  • aproveite o serviço profissional de fotografia do complexo. Mas saiba que você também pode usar livremente os seus equipamentos;
  • a idade mínima para entrada é 4 anos;
  • gestantes só são admitidas até a vigésima quarta semana (quando não há restrições médicas), por motivo de segurança;
  • é obrigatório o uso de roupa de neoprene, máscaras, snorkel, crocks (calçado de borracha) e colete salva vidas — fornecidos no local.

Do centro de Bonito até a Nascente Azul são mais ou menos 30 km, sendo que sete deles são sem pavimentação.

Durante a baixa temporada, o horário de atendimento é das 8 às 16h. Já na alta temporada, o complexo funciona até as 17h.

Confira, no Google Maps, a localização exata do local — e trace sua rota: 

→ Leia também: Bonito: Cachoeiras da Estância Mimosa Ecoturismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *