Tempo de leitura: 6 minutos
Que o Nordeste do Brasil é uma região rica em belezas naturais, todos já sabemos. Quando se fala em Jericoacoara, as definições de paisagem paradisíaca realmente devem ser atualizadas. Basta olharmos para dois dos cartões postais da região, a Pedra Furada e a Árvore da Preguiça.
Neste artigo, você vai conhecer todos os detalhes desses dois atrativos que logo vêm à mente quando se fala no litoral do Ceará.
Se você pretende passar as férias ou mesmo aproveitar um feriado prolongado em Jericoacoara, não deixe de ler este artigo!
Sobre Jericoacoara
Comecemos por uma ambientação: Jericoacoara, ou Jeri, como é carinhosamente chamada, é um paraíso perdido entre as esplêndidas dunas do estado brasileiro do Ceará e o Oceano Atlântico.
Cerca de vinte anos atrás, Jeri era uma simples vila de pescadores. Hoje é um dos destinos turísticos mais badalados do Brasil; combina uma boa infraestrutura com um encanto especial de natureza selvagem e intocada do Parque Nacional.
Jericoacoara é sinônimo de enormes dunas de areia, cercadas por campos verdes e palmeiras, lagos de água doce cristalina, infinitas praias virgens, oceano azul, vento fresco e sol tropical quente. É um local que proporciona uma sensação única de liberdade, natureza selvagem, paz e harmonia.
A vila de Jeri é um lugar bucólico e descontraído, onde você poderá andar de shorts e chinelos nas ruas de areia a qualquer hora do dia. Ali há muitas lojas para comprar lembranças encantadoras, restaurantes e bares aconchegantes que servem pratos locais e da cozinha universal e, claro, as famosas caipirinhas que você pode apreciar enquanto ouve a música tradicional ao vivo à noite.
Em Jericoacoara também não faltam lugares para sair à noite, onde você pode dançar sucessos internacionais ou a dança local, o forró.
Conhecendo a Pedra Furada
Para chegar na Pedra Furada contratamos um passeio de buggy que nos levou para conhecer todos os atrativos do lado leste de Jericoacoara. Nossa primeira parada neste passeio foi a Pedra Furada, cerca de 20 minutos depois de sair da pousada.
Ao chegar pegamos uma pequena trilha pela areia até o atrativo. Demoramos uns 10 minutos para fazer o caminho, pois paramos ainda para apreciar a paisagem e tirar algumas fotos. A Pedra Furada estava cheia, com um bom número de pessoas e até fila para poder tirar fotos. Ficamos por 20 minutos no local e já pegamos a trilha de volta para seguir o passeio.
Entre os cartões postais de Jericoacoara, a Pedra Furada tornou-se uma das principais atrações na cidade. Tudo isso porque a curiosa formação rochosa permite que o furo que há no meio emoldura a paisagem. Desta forma, o visual formado por este espetáculo natural é muito disputado por turistas que, inclusive, fazem filas para fotografar a atração.
Entre os horários de pico no local, destacamos o período do pôr-do-sol que é, sem dúvida, quando há mais visitantes para contemplar esta beleza natural. Por isso, caso este lugar esteja no seu roteiro de visitas, sugerimos períodos durante a manhã para que a atração seja aproveitada com mais privacidade.
→ Entre os meses de junho e agosto, no solstício de inverno, a luz do sol no final do dia passa exatamente pelo buraco da Pedra, proporcionando aos visitantes uma experiência visual única e inesquecível.
O caminho até a Pedra Furada
A Pedra Furada está localizada a 4 km da Praia de Jericoacoara (entre 30 e 40 minutos, caminhando pela areia), em Jijoca.
Quando a jornada é feita na maré baixa, é possível ver aquários naturais cheios de peixes coloridos, além de outras formações interessantes, como as pedras da tartaruga e do Jacaré. Dica: antes de chegar lá, não se esqueça de mergulhar na praia da Malhada.
Se você estiver em Jericoacoara, certamente irá perceber que para deslocar por diversos pontos turísticos locais, serviços como a jardineira, buggy e caminhonete são frequentemente encontrados.
Os preços variam de acordo com o tipo de serviço escolhido, e caso o dia esteja ensolarado, também existe a possibilidade de que o trajeto seja feito por cavalo. No sentido de economizar com os passeios, sugerimos que sejam montados grupos para que os valores possam ser divididos entre todos os passageiros.
Conhecendo a Árvore da Preguiça
No mesmo passeio, a segunda parada foi na Árvore da Preguiça, que é uma árvore bem diferente, toda caída devido ao vento. Não ficamos muito tempo lá pois a fila para tirar uma foto estava muito grande. Só contemplamos e partimos para outro atrativo, buscando aproveitar mais.
A tradicional Árvore da Preguiça é conhecida mundo afora em função de diversas características exóticas. A princípio por ser uma vegetação nativa de lugares secos, e em seguida por apresentar um formato inusitado. E chamamos de inusitado porque a árvore encontra-se deitada sobre a areia, como se um forte vento estivesse agindo sobre ela, razão pela qual ela apresenta este curioso formato.
Além disso, por estar em um solo seco e arenoso, as raízes aparecem expostas sobre a terra em contraste com as folhas verde e os galhos marrons que convidam os turistas a fotografarem em qualquer altura do ano, faça chuva ou faça sol.
O caminho até a Árvore da Preguiça
Para ver de perto esta maravilha natural, basta seguir desde a Pedra Furada, pois os locais encontra-se bastante próximos em podem ser feitos pelo transporte escolhido ou mesmo após alguns minutos de caminhada, pois todo o esforço será recompensado com esta beleza exótica encontrada no local. Seguido desde Jericoacoara será necessário percorrer pouco mais de 6 km para estar em contato com este paraíso.
Caso você esteja nas redondezas ou seja um apreciador de belezas naturais, não pense duas vezes antes de se dirigir ao local e se impressionar com todas as maravilhas que se encontram escondidas em meio às terras quentes do Nordeste.
Como você viu, não dá para deixar a Pedra Furada e a Árvore da Preguiça de fora da sua aventura em Jericoacoara. Esses dois atrativos, além de belos e proporcionar excelentes fotografias, fazem parte da experiência em Jeri.
Que tal, você gostou dos detalhes que apresentamos neste artigo? Vai passar pela Pedra Furada e visitar a Árvore da Preguiça quando viajar para lá? Deixe seu comentário!