Tempo de leitura: 5 minutos
Um lugar para quem deseja fazer rapel, escalada ou, simplesmente, aproveitar uma bela vista: a Pedra do Macaco é uma formação rochosa localizada em Maricá, no Rio de Janeiro. De lá é possível ter uma visão completa de toda a cidade.
Se esse é o seu tipo de aventura, então veio ao lugar certo. A seguir você vai conhecer um pouco mais sobre esse destino cada vez mais popular de Maricá, além de acompanhar algumas dicas sobre como fazer a trilha até lá. Continue a leitura.
Sobre a Pedra do Macaco
Localizada no bairro de São José do Imbassaí, em Maricá, no Rio de Janeiro, a Pedra do Macaco é um excelente ponto turístico para quem gosta de apreciar uma boa vista – no cume, é possível observar o mar, as lagoas, a Pedra de Inoã, as Ilhas Maricá e muitos outros locais.
Para conseguir essa paisagem como recompensa, o viajante precisa fazer uma trilha de aproximadamente 700 metros, considerando um desnível de 230 metros da base até o topo. É um aclive acentuado: em um dos trechos é necessário, inclusive, utilizar uma corda para atravessar.
Como chegar na Pedra do Macaco?
O melhor ponto de referência para chegar na trilha é a Rodoviária Amaral Peixoto, altura km 21, no sentido Niterói. A partir de lá, é preciso seguir a Estrada da Cachoeira até acessar a rua Um. Se for de carro ou ônibus, contar com um bom GPS para se localizar é uma boa jogada.
Ao chegar perto da trilha você encontrará uma placa que informará a entrada ao local. Nela é possível conhecer algumas coisas legais sobre a Pedra do Macaco, como a sua altitude, a extensão até o cume, entre outros. A partir daí é só seguir em frente e começar a subir.
Como é a trilha?
Mesmo sendo uma trilha pequena, com duração estimada de 40 minutos, é bom ir preparado, principalmente se for iniciante. O caminho é bastante íngreme do começo ao fim e não há sinalização. O lado positivo é que a trilha é bem coberta e com pouca bifurcação.
Quando chegar no meio do caminho você vai encontrar o único obstáculo real, relativamente tranquilo de superar: há uma pedra lisa para subir que requer bastante atenção. O trecho é pequeno e existe uma corda que vai te ajudar. Com ela tudo ficará mais fácil e você vai seguir tranquilo.
Antes de concluir totalmente a trilha já é possível observar a maravilhosa vista de Maricá. Se quiser ir até a parte mais alta da pedra, bem no topo, e ter uma visão ainda mais privilegiada, é bom ter boas noções de escalada – a subida é bem perigosa.
Como percebeu, o caminho todo pode ser feito sem maiores preocupações, embora seja desgastante. Se preferir, faça pausas na trilha para guardar energias e subir no seu tempo. Na volta é bom ter cuidado para não escorregar e se machucar, principalmente em dias mais úmidos.
Um pouco sobre a vista
A vista da Pedra do Macaco é realmente muito linda e recompensadora. No cume você tem uma visão em 360 graus de Maricá e consegue observar alguns dos pontos turísticos mais atrativos da cidade de uma vez só.
A Pedra de Inoã, por exemplo, é uma das maiores referências geográficas da região e já foi declarada patrimônio natural da cidade. As Ilhas Maricá formam um pequeno arquipélago com um verde muito vivo. Outro atrativo da vista é o azul das lagoas e do mar.
É possível visualizar, até mesmo, o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) mais ao fundo. Aqui no blog já tem um post com tudo o que você precisa saber sobre esse lugar. Vale a pena conferir!
Dicas para aproveitar a Pedra do Macaco
Agora vão algumas dicas que podem te ajudar a aproveitar ao máximo a Pedra do Macaco. Assim, você completa a trilha sem maiores problemas. Acompanhe:
- O caminho todo leva aproximadamente 40 minutos, mas é íngreme e pode ser cansativo para alguns. Leve bastante água;
- Os mosquitos podem ser um problema durante a trilha, por isso, tenha um repelente na mochila;
- A trilha inteira é coberta, mas a parte mais alta não. Então é bom se proteger com protetor solar;
- Se gosta de escalada e já tiver experiência, chegar no topo da pedra será um atrativo a mais na sua visita. Leve o seu material de escalada;
- De qualquer forma, é bom usar roupas mais apropriadas, como um tênis bem fechado e roupas mais leves;
- Para apreciar a vista e fazer uma volta mais tranquila, o ideal é fazer a trilha no período da manhã.
Circuito Ecológico de Maricá
A Pedra do Macaco já foi um dos roteiros do Circuito Ecológico de Maricá em 2017 e 2018. Esse é um evento muito legal da cidade que tem como objetivo principal estimular práticas sustentáveis e educação ambiental, além de ser uma excelente estímulo para o turismo na cidade, é claro.
O circuito conta com o apoio de guias locais que ajudam os visitantes a passar pelas trilhas e mostram todos os detalhes do ponto turístico da vez. As vagas costumam ser bem limitadas, mas eles costumam dar preferência para quem nunca participou do evento.
Se pretende visitar a Pedra do Macaco dessa forma, é bom se planejar com antecedência. Tente entrar em contato com a Secretaria de Cidade Sustentável ou fique ligado nas notícias da cidade para se informar sobre a agenda do evento e as inscrições.
No geral, a Pedra do Macado é um atrativo muito interessante até mesmo para quem não costuma fazer trilhas, embora sempre seja bom contar com alguém que já tenha experiência para fazer a subida com mais tranquilidade. A dificuldade da subida é média, mas pode ser difícil se quiser ir até o topo.
Além disso, esse pode ser um grande estímulo para conhecer outros lugares interessantes de Maricá, já que você terá uma vista completa de toda a região. A experiência é de planejar o restante da sua visita à cidade com ela em suas mãos.