Tempo de leitura: 3 minutos
Turismo sustentável é aqui! O Vamos Trilhar esteve na Cachoeira da Roncadeira e na do Escorrega Macaco. Vamos te contar um pouco sobre como chegar e o que você vai encontrar por lá no caminho para o Jalapão.
O local fica no distrito de Taquaraçu, a 35 km de Palmas, a capital do Tocantins. A cachoeira do Escorrega Macaco é uma beleza, no alto dos seus 50 metros. Já a Roncadeira tem 70 metros. Duas belíssimas obras da natureza, visitadas por turistas do Brasil e do mundo (cerca de 400 visitantes por dia em alta temporada).
Taquaruçu
Taquaruçu é um santuário ecológico pra aventureiro nenhum botar defeito. O local, constituído como cidade em 1988, possui mais de 80 cachoeiras abertas à visitação e mais de 90 cachoeiras catalogadas. Além disso é um local hospitaleiro, com boas pousadas, aconchegantes e bonitas. O acesso pode ser feito pela TO 030.
A culinária da cidade também é um dos destaques: pequi, óleo de leite de babaçu são alguns dos temperos do cerrado. O município também oferece uma das maiores tirolesas do país: o Voo do pontal, com 300 metros de descida e uma altura de 205 metros.
Cachoeira do Escorrega Macaco
A Cachoeira do Escorrega Macaco recebeu este nome devido a uma planta existente em seu entorno, que possui este mesmo nome. Trata-se de uma planta que lembra um cipó que vai desde o alto da árvore até o chão, por onde os macacos escorregam para descer das árvores.
A Cachoeira tem aproximadamente 50 metros de altura, a água é gelada, mas totalmente suportável, não tem um poço fundo, acho que a profundidade máxima é sua canela, mas tem uma queda d’água bem gostosa.
Ela é bem linda e a trilha para chegar até ela é bem sinalizada, sempre com placas e pontes ao longo do caminho. Algumas dicas são levar água e lanche. Só é permitido ficar nas cachoeiras até às 17:30, não chegue muito tarde. O acesso ocorre pela estrada Aparecida do Rio Negro, km 36. O valor é de R$ 8,00 por pessoa para o acesso às cachoeiras.
Cachoeira da Roncadeira
Na entrada da trilha tem uma casinha onde você pode comprar bebidas e lanches. É bom sempre ter uma água com você, pois você andará cerca de 1,5km até chegar na Cachoeira do Roncadeira. Ela recebeu esse nome devido ao barulho que a água fazia ao bater nas pedras, que lembrava uma Roncadeira. Nela, você pode tomar banho na parte rasa, mergulhar na parte funda, ir atrás da cachoeira ou fazer o rapel, mediado por empresa local.
Rapel na cachoeira
O rapel da cachoeira da Roncadeira leva em média 15 minutos para o percurso de 70 metros. Para chegar até o topo da cachoeira, onde começa o rapel, você fará uma trilha mais puxada que você fez até chegar a cachoeira. É uma subida bem íngreme, segurando nos galhos e nas pedras.
Ao chegar lá no topo, confesso que dá um certo friozinho na barriga, mas assim que você se joga, é uma experiência de “emoção pura” e “alucinante”, principalmente pra quem gosta de esportes radicais numa mata quase virgem.
Quer saber mais sobre o Jalapão? Veja os artigos que escrevi sobre a minha viagem por lá!
- Você já ouviu falar no Jalapão: O Deserto das Águas?
- Roteiro de 6 dias de viagem pelo Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre as Cachoeiras Escorrega Macaco e Roncadeira no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre o Canyon Sussuapara no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Pedra Furada no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira da Velha no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Prainha do Rio Novo no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre as Dunas do Jalapão e a Lagoa dos Jacarés – TO
- Conheça tudo sobre os Fervedouros do Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira do Formiga no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre o Morro Vermelho (Gorgulho) no Jalapão – TO