Tempo de leitura: 4 minutos
Continuando nossa jornada pelo Jalapão, depois de conhecer as Cachoeiras do Escorrega Macaco e da Roncadeira, seguimos em direção a cidade de Ponte Alta do Tocantins para almoçar e logo depois conhecer um dos lugares mais selvagens que conheci por lá, o Canyon Sussuapara.
Ponte Alta do Tocantins
A cidade de Ponte Alta do Tocantis não foi a primeira que paramos para visitar uma atração, mas ela é considerada a porta de entrada para o Jalapão. Ela fica a cerca de 200km de Palmas, a capital do Tocantins, e recebeu esse nome devido ao Rio Ponte Alta, que corta a cidade.
A cidade tem aproximadamente 7 mil habitantes e foi fundada em 1989. Usamos ela como ponto de parada no caminho até o coração do Jalapão, que fica na cidade de Mateiros. Passamos a noite na Pousada Águas do Jalapão e durante o dia visitamos duas atrações locais: o Canyon Sussuapara e a Pedra Furada (falarei em outro post).
Chegando até o Canyon
Para chegar até o Canyon Sussuapara, você precisará percorrer uma estrada de aproximadamente 15 km do centro de Ponte Alta do Tocantins. Só um detalhe, a estrada é toda de terra, o que dificulta o acesso.
Um tempo depois você estacionará o carro e estará no início da trilha. Ela não tem nenhum mistério, fiz de chinelo de dedo mesmo. No total ela não deve ter mais de 100 metros de distância, é plana na maior parte de tempo, com chão cheio de cascalhos e apenas no final tem uma descidinha íngreme, mas nada muito difícil, só ter cuidado para não escorregar.
Eu digo que esse foi um dos lugares mais selvagens que visitamos do Jalapão, porque assim que chegamos pude ver uma natureza muito bem preservada e totalmente diferente de tudo que já tinha visto antes. Além disso, no meu primeiro passo dentro do Canyon, vi um Cacará comendo um Rato e logo depois uma cobra bem colorida, com as cores verde, preta e amarela. Infelizmente não consegui tirar foto dela.
O Canyon Sussuapara
O Canyon Sussuapara é uma fenda bem estreita, com as paredes úmidas, com água pingando o tempo inteiro e muitas plantas, principalmente samambaias e musgos, o que dão um ar bem selvagem ao lugar.
O lugar tem pouco luminosidade, são poucos os momentos que o sol consegue aparecer por lá, fazendo com que seja bem difícil tirar fotos.
Ao final do trajeto, você encontrará uma pequena piscina e uma queda d’água de aproximadamente 5 metros de altura, mas não tive coragem de entrar pois como o sol não estava batendo por lá, estava sentindo um pouco de frio.
Porque recebeu esse nome?
Perguntei para o nosso guia Alex, da Jalapão Extremo Ecotur, porque o Canyon tem esse nome. Ele me disse que naquela região tinham muitos Veados Suçuapara (sim,com “ç” mesmo), que de acordo com a língua tupi-guarani significa veado galheiro e quase não é mais visto naquela região. Ainda quero saber, em qual momento tiraram o “ç” e colocaram os “ss” em Sussupara.
Lenda do Canyon
O Jalapão é cercado de lendas e mistérios. O Canyon Sussuapara não poderia ficar de fora disso. Você vai reparar que ao longo dele, existem algumas pedras brancas que ficam espalhadas no chão e outras que estão colocadas nas suas paredes. As pedras que estão no chão estão esperando que alguém as colete, faça um pedido e as coloquem na parede, para que os seres que vivem na mata façam seu pedido se realizar. Por via das dúvidas, é melhor fazer um pedido bem legal mesmo, não custa nada, né? rs
Depois de conhecer o Canyon Sussuapara, continuamos nossa viagem seguindo para a Pedra Furada, onde fomos assistir ao pôr do sol e depois voltamos para a pousada, para passarmos a noite e no dia seguinte pegar mais estrada para outras atrações do Jalapão.
Quer saber mais sobre o Jalapão? Veja os artigos que escrevi sobre a minha viagem por lá!
- Você já ouviu falar no Jalapão: O Deserto das Águas?
- Roteiro de 6 dias de viagem pelo Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre as Cachoeiras Escorrega Macaco e Roncadeira no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre o Canyon Sussuapara no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Pedra Furada no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira da Velha no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Prainha do Rio Novo no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre as Dunas do Jalapão e a Lagoa dos Jacarés – TO
- Conheça tudo sobre os Fervedouros do Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira do Formiga no Jalapão – TO
- Conheça tudo sobre o Morro Vermelho (Gorgulho) no Jalapão – TO