Tempo de leitura: 4 minutos
O Complexo da Fumaça é mais um dos atrativos de Carrancas, Minas Gerais, a 280 quilômetros de Belo Horizonte. Ele é um verdadeiro paraíso, mas, infelizmente, vem sofrendo com a poluição, o que faz com que alguns de seus atrativos turísticos estejam disponíveis apenas para observação.
A Cachoeira da Fumaça, por exemplo, é a única de Carrancas que fica estabelecida em área pública. No entanto, está interditada para banhos desde 21 de janeiro de 2015 devido à poluição das águas e também ao alto índice de mortes por afogamentos.
Apesar de todos esses problemas, você não deve deixar de visitar o Complexo. Ele é extremamente lindo, tanto que já serviu de cenário para diversas produções de filmes e novelas da TV Globo.
Continue lendo para entender porque você deve conhecer o Complexo da Fumaça!
Sobre o Complexo da Fumaça
Parada obrigatória para quem vai a Carrancas, o Complexo da Fumaça é o maior cartão postal da cidade. Ele está a aproximadamente 3 quilômetros do centro e é famoso por possuir várias cachoeiras, sendo a Cachoeira da Fumaça a mais famosa delas.
Recebeu o nome de “fumaça”, pois as quedas d’água das cachoeiras formam nevoeiros que lembram muito a fumaça.
As mais famosas cachoeiras, que serão descritas em detalhe a seguir, são: Fundo da Fumaça, Fumaça de Cima, Véu da Noiva e Luciano.
Principais atrativos do Complexo da Fumaça
A seguir, conheça as principais atrações do Complexo da Fumaça e entenda porque ele é um dos maiores cartões postais de Carrancas:
Cachoeira da Fumaça
A Cachoeira da Fumaça é uma queda-d’água de aproximadamente 25 metros, o que faz dela uma das mais famosas do Brasil. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar o nome dela, certamente você já a viu na televisão – a novela Alma Gêmea, por exemplo, teve diversas locações lá.
Ela está a cerca de 6 Km do centro de Carrancas, Minas Gerais. E é resultado de uma precipitação do Ribeirão Carrancas que, lamentavelmente, recebe todo o esgoto sem tratamento produzido pela cidade.
De qualquer forma, a Fumaça surpreende pela magnitude. Tanto que já teve um papel muito importante no fornecimento de energia elétrica para Carrancas.
Uma dica legal é ir até o pé da cachoeira de bicicleta e fazer a trilha que dá volta ao complexo (dificuldade leve), apreciando as belíssimas paisagens.
Fundo da Fumaça ou Fumacinha
Logo depois da Cachoeira da Fumaça está a Fundo da Fumaça ou Fumacinha. Ela tem uma queda pequena, porém bonita. Também não é permitido se banhar ali devido à poluição, apesar do poço não oferecer riscos significativos de afogamento.
Cachoeira Véu da Noiva
A Cachoeira Véu da Noiva é formada pela junção dos córregos da Serra e do Café, que são afluentes do Ribeirão de Carrancas. Ela é uma das mais altas do município: 40 impressionantes metros de diversas quedas!
Aos seus pés, formam-se alguns poços pequenos, porém muito bonitos e límpidos. Suas águas são cristalinas e puras, e não possuem restrições para banhos.
Lá no alto das quedas existem algumas piscinas naturais muito lindas, que ficam ainda mais mágicas devido ao visual incrível das serras de Carrancas. Completa a beleza do lugar um muro de pedras construído pelos antigos escravos da região.
Cachoeira do Luciano
Esta é uma pequena cachoeira fica na trilha para a Véu da Noiva. Ela é considerada pelos turistas como um paradeiro refrescante durante a caminhada.
É importante perguntar ao guia se é possível se banhar ali, pois essa queda faz parte das corredeiras do Ribeirão de Carrancas, altamente poluído em alguns pontos.
Cachoeira da Serrinha
A Cachoeira da Serrinha é um local especial. Ela é perfeita para você se refrescar durante a caminhada.
Para chegar até ela é preciso seguir por uma trilha de grau médio de dificuldade. Sua queda d’água, apesar de pequena, tem uma força impressionante, e é considerada muito relaxante. Ela é resultado de um afluente do Ribeirão das Carrancas, chamado Jardim Botânico.
Como chegar ao Complexo da Fumaça?
Saindo de Belo Horizonte de carro, siga pela BR-381, Rodovia Fernão Dias, até o trevo de Lavras. A partir dali, siga pela BR-265 até Itutinga. Então, entre na cidade e siga por 27 quilômetros pela MG-451 até Carrancas.
Em Carrancas, contrate um guia local e solicite que ele te leve até o Complexo da Fumaça. Saiba mais em carrancas.com.br.
O Complexo da Fumaça é realmente inspirador, não é? Deixe o seu comentário!