Tempo de leitura: 3 minutos
Vargem Grande, ou Esmeralda, é mais um dos complexos de Carrancas, em Minas Gerais. Ele possui ótimas trilhas e pontos de banho, com cachoeiras e corredeiras.
Neste post você vai ver as principais informações para colocar este verdadeiro paraíso em sua lista de locais para visitar. Acompanhe!
Sobre o Complexo da Vargem Grande (Complexo da Esmeralda)
Saindo do Centro de Carrancas, você vai percorrer 8 quilômetros até chegar ao Complexo da Vargem, também conhecido como Complexo da Esmeralda — a atração mais famosa é a Cachoeira da Esmeralda, daí o nome alternativo.
Ele está em uma propriedade particulares e é um dos menores complexos da região, com menos atrativos, mas nem por isso você deve deixar de conhecê-lo.
A beleza dos atrativos compensa muito, por isso, te aconselhamos a incluí-lo na sua lista de aventuras da região de Carrancas.
Poços da Vargem Grande (Complexo da Esmeralda)
Atrativos muito famosos na região, os poços do Complexo da Vargem Grande/Esmeralda merecem a sua visita. Saiba mais sobre os principais:
Poço Louva a Deus
Na trilha para a Cachoeira Esmeralda, encontramos o Poço Louva a Deus. Ele não é muito profundo, mas é bem bonito. É cercado de pedras e quase encoberto pelas árvores, o que sempre garante uma sombra boa para você se refrescar e passar bons momentos.
Beija-Flor
Outro poço que fica no caminho para a cachoeira principal é o Beija-Flor. As características dele são parecidas com o Louva a Deus.
Três Irmãos
Ao chegar no Três Irmãos, é preciso cruzá-lo, pois a trilha para a Cachoeira Esmeralda continua na outra margem do rio. Aproveite para curtir uns minutos ali. Mas, atenção com as pedras, muitas delas são escorregadias.
Cachoeira da Esmeralda
Finalmente, chegamos à atração principal do Complexo da Vargem Grande: a Cachoeira Esmeralda!
Ela não tem uma queda d’água muito alta e volumosa, mas sua beleza vem do poço que se forma aos seus pés. A cor esverdeada é realmente espetacular, e ela fica ainda mais realçada entre 11 e 14 horas. Depois disso, a vegetação ao redor tende a encobrir os raios solares, o que faz com que o tom esmeralda desapareça, mas, ainda assim, o lugar continua lindo.
Em alguns pontos, o poço tem até dois metros de profundidade, mas não passa disso. A queda d’água, apesar de baixa, é espalhada, o que faz com que a “grinalda” seja realmente bonita.
Como chegar ao Complexo da Vargem Grande (Complexo da Esmeralda)?
Para chegar ao Complexo da Vargem Grande/Esmeralda, siga as placas indicativas no sentido Cachoeira da Fumaça. Você deve percorrer cerca de 7 km passando direto, ou seja, não considere a entrada para a Cachoeira da Fumaça. Em seguida, percorra mais 1 km até chegar a uma área particular. Ali há um estacionamento e um bar com várias opções de lanches e refeições.
Informe-se sobre os guias locais. É muito importante contratar um guia, pois as trilhas, apesar de relativamente fáceis, podem te confundir e você pode se perder. Elas não são sinalizadas. Ademais, os guias sabem exatamente quais são os melhores horários para cada atrativo.
Saiba mais em carrancas.com.br.
Que tal, você gostou dessas informações sobre o Complexo da Vargem Grande (Complexo da Esmeralda)? Deixe seu comentário!