Tempo de leitura: 4 minutos
A diversidade encontrada em Jericoacoara impressiona. Por ser um local de acesso restrito em que o trajeto deve ser feito com guias turísticos, para chegar à comunidade, é necessário realizar o deslocamento de buggy ou jardineira para os que não estiverem próximos ao local.
Após o percurso, os guias turísticos que residem no local, guiam os visitantes pelas águas tranquilas do Mangue Seco, cenário em que desenvolvem-se os cavalos marinhos, espécies ameaçadas de extinção e protegidas ambientalmente.
Durante este passeio, não deixe de aproveitar tudo o que a natureza oferece para que suas férias sejam momentos ainda mais prazerosos. Vá ao Mangue Seco — a seguir, nós te contamos os detalhes deste local encantador!
Desbravando os mistérios do Mangue Seco
Se sua visão sobre Jericoacoara é de uma região badalada e festeira, prepare-se para conhecer um outro mundo que pertence ao mesmo local.
A vida marinha que se encontra presente nesta localidade da região, possui vasta riqueza em função das características climáticas da água e em função do encontro do rio com o mar; é o Mangue Seco.
Desta forma, ainda que o local apresente temperatura aquática propícia ao desenvolvimento da espécie, apenas neste ponto em específico podemos encontrar fenômenos naturais surpreendentes.
O que esperar do Mangue Seco
Em função das características do ambiente, o Mangue Seco é palco para um dos espetáculos mais bonitos e sensíveis da região, o desenvolvimento dos cavalos marinhos.
Por ser um berçário de preservação ambiental da espécie, o mangue formado no rio Guriú localiza-se na comunidade que leva o nome do mangue.
Desta forma, os moradores encontram-se preparados para conduzir os turistas aos pontos estratégicos da região mostrando todos os segredos que envolvem esta incrível espécie aquática encontrada nas águas de Jericoacoara.
Acesso e trajeto pelo Mangue Seco
Para se ter acesso ao Mangue Seco uma taxa de visitação é cobrada por cada visitante, como forma de colaborar na preservação do local e manter a qualidade dos serviços prestados pela comunidade que trabalha em prol do turismo.
Em seguida, os visitantes são conduzidos por meio de canoas sobre as águas do rio Guriú pelo guia turístico que explica todas as características do local que proporciona a criação e o desenvolvimento da espécie de cavalos marinhos que se encontram no mangue.
Durante o trajeto, paradas são realizadas para que os visitantes tenham conhecimento sobre curiosidades e informações da região, além de cuidados necessários no contato com a espécie.
Surpreenda-se com o Mangue Seco
Após a visita ao estuário dos cavalos marinhos, entramos na 4×4 e continuamos o passeio do litoral Oeste, Em pouco tempo já chegamos ao lugar que dá nome à região, o famoso Mangue Seco.
Uma infinidade de galhos secos dividem espaço com a terra seca e a água. A paisagem árida dá todo um charme para o local. As raízes brotando das areias formam bancos e esculturas naturais criando uma composição visual muito bonita.
Pra melhorar, ainda colocaram diversos balanços espalhados pelas árvores, alguns bem altos e outros bem baixinhos, molduras para tirar fotos como um grande coração onde o casal pode ficar dentro e pontes de madeira.
A infraestrutura do Mangue Seco oferece aos visitantes opções para relaxar em redes e consumo de bebidas comercializadas no local. Desta maneira, após ter estado em contato com uma rara espécie marinha, os visitantes podem aproveitar um belo fim de tarde na paisagem tipicamente seca que emociona e encanta a todos que tem o privilégio de estarem ali.
Também é possível ver diversos caranguejos andando pela areia. Eles são muito rápidos e se escondem quando vêem os humanos.
Como você viu, além da paisagem incrível, o Mangue Seco é um ecossistema perfeito para a vida marinha em Jericoacoara. Ele, portanto, deve ser visto como um local para aprender mais sobre a natureza abundante nesta região.
Que tal, você ficou com vontade de incluir o Mangue Seco em sua lista de locais a visitar quando viajar a Jericoacoara? Deixe seu comentário!