Tempo de leitura: 7 minutos
Em agosto de 2019, nós aqui do Vamos Trilhar nos aventuramos pela região dos Lençóis Maranhenses, e preparamos uma série de materiais sobre o que vimos e vivemos. Dê uma olhada aqui no blog, e confira fotos e vídeos nos stories do nosso perfil no Instagram e também no nosso canal do YouTube.
No post de hoje, vamos te mostrar todos os detalhes sobre o passeio de quadriciclo dos Pequenos Lençóis.
Se você é amante de aventura numa paisagem deslumbrante, o passeio de quadriciclo dos Pequenos Lençóis é um programa que não pode ficar de fora do seu roteiro durante a visita aos Lençóis Maranhenses.
Isso porque as belezas encontradas pelo caminho dividem espaço com a emoção, passaporte para os visitantes que desejam uma pitada de adrenalina na programação de férias.
Sobre os Lençóis Maranhenses
Famosas mundo afora, as dunas dos Lençóis Maranhenses parecem as ondulações intocadas de areia branca de qualquer deserto arquetípico, exceto pelas profundas piscinas azuis de água que se acumulam entre as colinas.
Elas estão situadas no estado do Maranhão, a mais ou menos a 4h30 da capital, São Luís.
Trata-se de uma região aparentemente desértica, situada às margens do rio Preguiças. Sua formação se dá pela proximidade com a Bacia Amazônica, que geralmente é exuberante e úmida.
Sendo assim, as dunas de Lençóis Maranhenses estão sujeitas às chuvas torrenciais da região. Entre os meses de julho e setembro, as depressões entre as dunas se enchem de água da chuva, criando piscinas que variam de pequenos lagos a lagos profundos.
Como qualquer deserto real, a área de 1.500 quilômetros quadrados suporta pouca vida vegetal, apesar da chuva, mas os corpos de água transientes surpreendentemente povoam a vida marinha a cada ano, à medida que as aves migratórias acidentalmente depositam ovas de peixe nas águas.
A maior parte da vida subaquática morre quando as piscinas evaporam durante a estação seca, mas a população local é capaz de manter um comércio saudável de pesca.
As Dunas dos Lençóis Maranhenses são reconhecidas como um parque nacional e são protegidas de perto, não permitindo veículos dentro de suas fronteiras.
Como chegar nos Lençóis Maranhenses
Aqui estão algumas dicas para você ir aos Lençóis Maranhenses:
- de São Luís (mais fácil), pegue um ônibus para Barreirinhas (que tem a melhor estrutura);
- de Fortaleza, vá para Paulino Neves ou Barreirinhas;
- de Jericoacoara, duas opções principais:
- pegue um 4×4 diretamente para Barreirinhas, que leva cerca de 7 horas,e é dividido com até 4 pessoas. Existem também várias agências locais que oferecem um passeio de 3 dias pelos Lençóis. → Não tenha vergonha de pechinchar o preço, especialmente durante a baixa temporada!
- pegue o ônibus de Camocim para Paulino Neves e depois um 4×4 para Barreirinhas. Você pode ter que passar a noite em Camocim.
Onde se hospedar ao visitar os Lençóis Maranhenses
A maioria das pessoas se hospeda em Barreirinhas e faz excursões. No entanto, as dunas são muito mais acessíveis se você ficar em Atins, ou ainda melhor em Canto de Atins.
Mandacaru e Caburé são alternativas menos convenientes.
Paulino Neves oferece proximidade com os Pequenos Lençóis, embora não esteja dentro do parque nacional.
Há também a pequena cidade de Santo Amaro na margem oeste do parque, com Lagoas muito belas.
Sobre o passeio de quadriciclo dos Pequenos Lençóis até a Praia de Caburé
Os Pequenos Lençóis é como é chamada uma área bem próxima do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (que tem características muito parecidas com os Lençóis). Eles estão situados nos municípios de Paulino Neves e Tutóia.
O passeio de quadriciclo pode durar várias horas, dependendo do tipo de programação contratada. Uma vez que a programação for feita, os guias se encarregam de buscar os turistas e garantem todas as instruções necessárias acerca do trajeto e demais detalhes sobre os quadriciclos que comportam 2 pessoas.
Por onde passamos e o que fizemos
Acordamos bem cedo, tomamos nosso café da manhã na pousada e o pessoal do passeio de quadriciclo nos buscou na porta da pousada para começarmos o roteiro.
A primeira coisa que fizemos foi ir para um lugar mais afastado e menos movimentado de Barreirinhas para começar o treinamento de direção. Recebemos todas as instruções do guia e aprendemos a manusear o quadriciclo.
Não é tão complicado, mas era um pouquinho mais difícil do que eu esperava pois também tinha que passar marcha. Uma dica muito importante, vá com um calçado fechado pois a areia em contato com o seu pé na hora de passar marcha, machuca demais.
Ao longo do passeio passamos por diversas poças de água e lama, algumas bem fundas. Uma das pessoas que estava fazendo o passeio com a gente atolou e teve que trocar de quadriciclo. O macete é não trocar de marcha e não parar de acelerar enquanto está passando por elas.
Já chegando perto dos Pequenos Lençóis tivemos um grande desafio. Atravessamos uma parte do Rio Preguiças com o quadriciclo. Ali não podia dar bobeira senão ia ficar no meio da água. Ao todo levamos quase 2 minutos para fazer a travessia.
A primeira pausa foi logo depois do rio, mas foi apenas pra descansar e se hidratar, pois estava muito quente. Continuando o passeio, a rota começou a ficar mais emocionante. Começamos a aumentar a velocidade e a descer as dunas. Foi bem divertido.
A segunda parada no passeio foi no Alazão, onde tinha uma lagoa que ficamos tomando banho e relaxando antes de voltar para a estrada.
Saindo do Alazão já conseguíamos ver de longe o Parque Eólico. Dirigimos em sua direção e só a paisagem formada já era linda. Quanto mais nos aproximávamos, ficava melhor.
Em seguida passamos dirigindo pelo Parque Eólico e pudemos passar bem pertinho dos moinhos de vento.
Depois, já saímos na Praia de Caburé onde percorremos um longo trecho de areia até chegar ao restaurante. Pedimos nosso almoço e já fomos aproveitar tanto o mar quanto o rio.
No caminho de volta passamos novamente pelo Parque Eólico e pela Praia de Caburé, porém paramos em uma lagoa diferente, com água mais cristalina e esverdeada.
Ficamos 20 minutos e retomamos nosso caminho até chegar novamente em Barreirinhas e finalizar o nosso último passeio pelos Lençóis Maranhenses, que durou o dia inteiro.
Passeio de Quadriciclo dos Pequenos Lençóis até a Praia de Caburé: preços e outras dicas
Para saber tudo sobre este passeio, separamos abaixo alguns detalhes para que a sua visita ao local seja o mais confortável possível.
Quanto tempo dura o passeio
Levamos um dia completo para a realização deste roteiro, com início na parte da manhã e finalização ao entardecer. Entretanto, há diversas opções de programação que podem ser negociadas com os guias.
O que levar para o passeio
Sugerimos que os visitantes levem consigo água e alimentação, visto que em muitos locais desta região não há restaurantes ou outros locais para consumo ou compra de alimentação.
Quanto custa esse passeio
Os valores podem variar de acordo com a temporada de visita. Em média, os aluguéis dos veículos saem por volta de R$ 350,00 cada.
Melhor época para ir
Em função do bom tempo no início do segundo semestre, de julho até setembro, a baixa de chuvas é ideal para a visita na região dos Lençóis Maranhenses, visto que as lagoas armazenam água durante o período chuvoso e os turistas podem aproveitar a região com o bom tempo com a mudança da estação.
Que tal, você está preparado para se aventurar pelos Lençóis Maranhenses em um passeio de quadriciclo pelos Pequenos Lençóis? Deixe seu comentário!