Tempo de leitura: 3 minutos
Conhecida mundo afora por ser um paraíso, a Jericoacoara preserva muitos mistérios ainda pouco compartilhados. Além de ser um dos destinos mais encantadores e visitados do nordeste do Brasil, a região é conhecida pelo importante papel na preservação ambiental estendendo-se a espécies marinhas nativas encontradas no local.
O Estuário dos Cavalos Marinhos é um verdadeiro santuário para esses exóticos peixes. Ele tem muita importância no esforço da preservação da espécie e também na educação ambiental dos visitantes.
Por isso, se você procura um lugar para passar as férias para estar em contato com a natureza e ao mesmo tempo estar em contato com espécies aquáticas nativas e dificilmente encontradas em outro lugar, prepare-se para se surpreender com tudo o que este lugar guarda para si.
Continue lendo para saber tudo!
Conhecendo Jericoacoara sobre as águas
Para quem procura por um passeio romântico ou em família, esta dica está entre uma das mais sugeridas da cidade.
Todas as atenções são voltadas a este passeio por ser este um roteiro que inclui o contato direto com o estuário dos cavalos marinhos presentes na região.
Isso mesmo, em Jericoacoara você estará bem de perto com uma das criaturas aquáticas mais fantásticas e raras, o cavalo marinho!
Mas, o que é um estuário?
Um estuário nada mais é do que o trajeto entre o percurso que leva o mar até o rio. Ou seja, por ser um local em que haverá o encontro de águas, biologicamente, as regiões com estuário possuem rica biodiversidade dando origem a espécies aquáticas que desenvolvem-se apenas nesta zona.
Desta maneira, em Jeri, no estuário dos Cavalos Marinhos, tal qual o nome já sugere, a partir do encontro do Rio Guriú com o mar, um enorme mangue é formado onde a natureza preserva de maneira intocada esta espécie rara convivendo em harmonia com a natureza e os visitantes.
Para ver os cavalos marinhos pegamos um barco pelo rio e os moradores os colocam em uma jarra de água para podermos ver e depois eles retornam para a natureza. Tudo com muita segurança e sem danos aos animais. O valor do passeio foi 10 reais por pessoa.
Como chegar ao Estuário dos Cavalos Marinhos?
Para apreciar toda esta beleza de perto, os passeios podem ser feitos através com entradas nas comunidades que localizam-se nos arredores da praia. No sentido de encontrar estas comunidades, podem ser realizados deslocamentos de buggy ou mesmo a pé, lembrando que após a entrada no local são necessários novas caminhadas e alguns percursos de canos sobre o rio, seguido por caminhadas sobre o mangue até a região em que se encontram os cavalos marinhos.
Neste momento do passeio, você irá encontrar uma Jericoacoara diferente dos pontos turísticos badalados. A tranquilidade, o silêncio e imensidão da natureza serão os principais pontos de destaque deste roteiro. Foram 13km de deslocamento de Jeri até lá.
Cuidados necessários durante a visita
Por serem espécies delicadas e em extinção, durante o passeio, é aconselhado delicadeza e extremo cuidado no contato com os animais.
Em função de preservamos ao máximo estes animais, alguns cuidados básicos são exigidos, como não manusear os animais com a mão, não utilizar filtro solar no momento prévio ao contato com a água onde os cavalos marinhos se encontram e sempre devolver as espécies ao local ao qual foram retirados com o bastante cuidado.
Sensíveis e em extinção, a espécie pode ser admirada por todos os visitantes garantindo que a espécie se mantenha preservada e que outros turistas tenham igualmente a oportunidade de conhecer as maravilhas que se encontram neste paraíso escondido nos extremos do nordeste do Brasil.
Como você viu, o Estuário dos Cavalos Marinhos é um atrativo excelente para quem gosta da vida animal. Ele também é bastante recomendado para quem viaja com crianças e quer aproveitar para conscientizar sobre a necessidade de preservação da natureza.
Que tal, você gostou de saber detalhes sobre o Estuário dos Cavalos Marinhos em Jericoacoara? Deixe seu comentário!