Tempo de leitura: 6 minutos
Para os trilheiros que estão de passagem pela região serrana do Rio de Janeiro, na cidade de Petrópolis há uma ótima opção para estar em contato próximo com a natureza e ainda se refrescar nas altas temperaturas durante algumas temporadas do ano. O Poço Negro, que apesar do nome é onde se encontram águas claras, mata fechada e muita natureza para desbravar.
Engana-se quem pensa que a região serrana vive apenas do turismo histórico. Neste roteiro de viagem vamos lhe mostrar uma boa opção para quem deseja explorar mais do ecoturismo na cidade conhecendo o lado B e indo muito além da história imperial presente na identidade deste local.
Continue lendo para conhecer todos os detalhes do magnífico Poço Negro, no Rocio em Petrópolis/RJ!
Como chegar ao Poço Negro (Poção) no Rocio
Para ter acesso a toda essa natureza, partindo desde o centro histórico de Petrópolis, é necessário seguir viagem em sentido ao centro do Rio de Janeiro com direção à entrada para o Rocio, localizado exatamente no km 76 da br-040.
Em seguida, após percorrer o trajeto já estando no Rocio, será necessário passar pela ponte localizada na região e percorrer alguns poucos quilômetros de passagem bastante estreita e de dificuldade média até chegar nas proximidades da cachoeira.
Saímos do Vale do Amor perto da hora do almoço e em apenas 18 minutos chegamos na região do Rocio, onde estacionamos o carro na entrada da trilha para a cachoeira. Para chegar até lá, nos guiamos pelo GPS.
Colocamos o endereço: Estrada da Vargem Grande, 2676. Como tinham alguns carros no local, não teve muito erro de saber o ponto certo de parar. Além disso, ao descer do nosso veículo já dava para ouviu o barulho da água.
Trilha para o Poço Negro
Para ter acesso a toda essa paisagem deslumbrante do Poço Negro, após deixar o veículo será necessário percorrer uma trilha de nível de dificuldade baixa que dura menos de 5 minutos.
Isto porque a entrada para a cachoeira já encontra-se muito próxima da queda d’água, razão pela qual os ansiosos não sofrem pela espera.
Entretanto, ainda que a trilha não seja complicada e seja bastante curta, vale lembrar que não há estruturas de apoio como corrimões ou sinalizações que facilitam e conduzem o trajeto.
E após percorrer o pequeno — e belo — caminho, aproveite para refrescar-se num poço natural localizado próximo a toda a beleza e a relevância histórica da cidade de Petrópolis.
Sobre o Poço Negro (Poção) no Rocio
Descrito por muitos moradores como o detentor da cachoeira mais bonita de Petrópolis, o Poço Negro está imerso em vegetação intocada. A natureza local divide espaço com os turistas formando um perfeito equilíbrio.
Ficamos encantados com a beleza do lugar já logo de cara. Para que o poço seja formado, uma queda d’água de aproximadamente 3 metros a deslizar sobre as rochas entre as árvores forma um lado em tons de verde esmeralda.
Em dias bem iluminados, a vegetação ao redor cria um belo contraste com as pedras ao fundo do poço em coloração terrosa.
A área de nado do Poço Negro é privilegiada, sendo também contemplada com abundante luminosidade e bastante sol durante o dia. Alguns pontos são fundos, portanto o cuidado deve ser redobrado.
Mergulhar no Poço Negro — também conhecido como Poção do Rocio, ou simplesmente Poção — é um prazer imenso para qualquer pessoa que deseja conhecer este lado mais selvagem da região.
Para variar, a água estava beeem gelada e muito cristalina. Mas, como estava muito calor, isso não foi um problema. Foi um grande alívio. Estávamos com muita saudades de um bom banho de cachoeira, já haviam uns 6 meses desde o nosso último.
É possível chegar até a queda d’água, mas você precisará nadar por todo poço e depois subir as pedras que são muito escorregadias. A pancada é bem forte e pra descer novamente para o poço é mais fácil, é só escorregar pela pedra.
O local pega sol quase o dia inteiro, então é ótimo para ir em qualquer horário. Também é propício para pessoas de qualquer idade, pela facilidade de acesso.
O que fazer nos arredores do Poço Negro
Conforme já apontamos, o Poço Negro está localizado no Rocio, estrada que leva em sentido a Juiz de Fora através da BR 040.
Nas proximidades do Poço Negro há também outras atividades para os que desejam explorar mais de programações na natureza.
Além de trilhas para ter acesso à cachoeira, a prática de esportes radicais, como o slackline, são frequentemente realizadas não somente nas proximidades como no próprio Poço Negro, pois o cenário e a geografia do lugar contribuem muito para o esporte.
A seguir, veja outras atrações que você poderá aproveitar nas proximidades do Poço Negro!
Santuário Vale do Amor
Nas palavras dos organizadores, o “Vale do Amor é a construção do ponto de encontro entre as diferenças e os diferentes. É a busca da utopia, espaço de convivência da unidade na diversidade”.
Trata-se de um ambiente integrado à Mata Atlântica, composto por inúmeras esculturas, jardins temáticos, vasta vegetação, cascatas e locais para conexão espiritual, o santuário Vale do Amor é aberto e está cercado pela mata atlântica.
→ Saiba mais: Tudo sobre o santuário Vale do Amor em Petrópolis – RJ!
Trilha da Pedra do Bonet
Localizada no bairro Rocio, a Pedra do Bonet é bastante concorrida, pois tem uma vista bastante privilegiada da exuberante natureza da região.
A trilha para se chegar à Pedra do Bonet é bastante discreta e de dificuldade moderada. São 20 km de distância do centro de Petrópolis.
→ Tome a Rodovia Washington Luiz (BR-040) sentido Rio de Janeiro. Viajando pouco mais de 7km, você vai ver uma placa onde está escrito “Rocio” e “Cindacta 1”, e duas setas apontando para o lado direito. Siga até encontrar a placa “Trilha Morro Bonet”.
O início da trilha é um pouco difícil (algo íngreme), mas depois vai ficando mais moderada. Não se preocupe, são apenas 86 metros de trilha até chegar à Pedra do Bonet.
Restaurante Trutas do Rocio
Trutas do Rocio é um restaurante do bairro do Rocio onde se pode apreciar uma excelente experiência gastronômica. Todo o cardápio deste estabelecimento que está cercado de vegetação é composto por trutas, peixes de água doce bastante saborosos.
No menu estão diversas delícias (truta ao molho de alho poró, ao molho de amêndoas etc.). Há também uma carta bem diversificada de cervejas artesanais e diversos tipos de sobremesa.
→ Estrada da Vargem Grande, Nº 6333.