Tempo de leitura: 6 minutos
Conhecer o litoral oeste de Jericoacoara certamente deve fazer parte dos seus planos para as próximas férias. E afirmamos isto porque esta região do nordeste brasileiro não se define apenas por sol e mar.
Para os que pensam que Jericoacoara é como uma outra cidade do Ceará, desafiamos a visita e garantimos que durante a sua passagem por lá certamente suas expectativas não serão desapontadas.
Um misto de natureza preservada, belezas naturais exóticas e clima que deixa tudo isso mais bonito e acolhedor são apenas alguns dos motivos pelos quais este roteiro deve ser desbravado.
Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber para explorar o litoral oeste de Jericoacoara em alto estilo: fazendo um passeio de buggy!
Conhecendo a Vila de Jericoacoara
A vila com fama de cidade é famosa em dimensão internacional. Pertencente à cidade de Jijoca de Jericoacoara, a famosa vila encontra-se a cerca de 300 km da capital Fortaleza.
Para os que chegam à cidade vindos da capital, percebe-se claramente as diferenças e os contrastes entre esta região e as cidades maiores.
Este fato se deve ao clima interiorano com costumes e identidades preservadas, oferecendo aos viajantes uma experiência única.
Explorando as belezas da Vila
Após o pagamento da taxa de permanência na vila que pode ser realizado online ou presencialmente na prefeitura, os visitantes terão acesso a inúmeras ofertas de deslocamento para conhecer o local.
Entre as formas mais conhecidas estão as jardineiras, os carros particulares, cavalos, caminhonetes 4×4, quadriciclos e os buggys.
As inúmeras opções de transporte podem, a princípio, confundir os turistas com relação aos benefícios de cada um.
Neste sentido, confira, a seguir, quais as melhores opções para que sua passagem por Jeri não tenha dores de cabeça!
Se você tiver com o orçamento folgado, opções como carros particulares podem ser mais confortáveis e exclusivas. As opções de jardineiras são feitas em grupo e podem ser formas mais econômicas de deslocamento, pois os assentos são compartilhados com outras pessoas.
Passeio de buggy pelo litoral oeste de Jericoacoara
Os quadriciclos e os buggys são as formas mais utilizadas pelos turistas e têm um toque de adrenalina especial. Vale lembrar que para sua comodidade, em caso de carros 4×4, sugerimos que seja contratado um guia pois o local não possui boa sinalização.
Sugestão de roteiro
No terceiro dia de viagem pela Rota das Emoções e último em Jericoacoara, fizemos o passeio de buggy pelo Lado Oeste e seguimos direto para Parnaíba – PI. No dia anterior fizemos o Passeio do Lado Leste, no segundo dia exploramos o outro lado de Jeri e conhecemos diversos atrativos.
Acordamos cedinho na pousada e já pegamos nossas malas pois faríamos o passeio já indo embora de Jericoacoara. Dormimos em Parnaíba, no Piauí, continuando a Rota das Emoções.
A seguir, confira os principais atrativos que você vai ver durante o passeio de buggy pelo litoral oeste de Jericoacoara:
Rio Guriú
A nossa primeira parada do passeio foi em Camocim, no Rio Guriú, onde visitamos o Estuário dos Cavalos Marinhos. Foram 13km de deslocamento de Jeri até lá. Para ver os cavalos marinhos pegamos um barco pelo rio e os moradores os colocam em uma jarra de água para podermos ver e depois eles retornam para a natureza. Tudo com muita segurança e sem danos aos animais. O valor do passeio foi 10 reais por pessoa.
Aqui você vai ter a oportunidade de ver os famosos cavalos-marinho. É possível dar uma volta pelo rio com lanchas não motorizadas, inclusive com tempo de contemplação do manguezal. Uma paisagem espetacular!
Mangue Seco
Em seguida paramos em outro atrativo, o Mangue Seco. O nome já diz o que é o lugar, é um manguezal e com ambiente arenoso (em vez de lodoso como se espera de um mangue), onde a vegetação é praticamente seca. Lá existem muitos balanços para curtir e é ótimo para tirar muitas fotos.
Dunas do Guriú
Voltamos para a estrada, agora em direção às Dunas do Guriú. O caminho já foi uma ótima aventura, o motorista do nosso veículo nos levou para uma verdadeira montanha russa pelas dunas da região.
Lagoa e Dunas de Tatajuba
Local que geralmente se visita em um passeio de 4×4 pela região, a lagoa é tranquila, cercada por dunas muito bonitas e em sua extensão tem alguns restaurantes, onde se pode passar o dia desfrutando de sua estrutura, comendo e bebendo.
Já nas Dunas, aproveitamos para fazer 2 atividades: tobogã e tirolesa. O tobogã foi 15 reais por pessoa, que dá direito a ir 3 vezes, a queda é bem grande e a descida é em alta velocidade, dá pra se divertir bem. A tirolesa também é bem legal, fique atento para não fazer como eu e bateu de cabeça na água, pois havia se ligado que terminava dentro da lagoa. O valor também foi 15 reais por pessoa e você pode ir 2 vezes.
Ainda no local, depois de aproveitar as atividades, você também pode ficar nas lagoas aproveitando. Ela é bem rasinha, então é ótima para crianças. Só fica mais fundo mais para o meio dela.
Toca do Kite e Lagoa Grande
Continuando o passeio, paramos na Toca do Kite, o restaurante onde almoçamos e ficamos descansando nas redinhas dentro da lagoa. O almoço não foi barato, mas foi um dos mais gostosos de toda a viagem, vale a pena. Comemos, peixe grelhado, baião de dois, macaxeira, vinagrete e farofa.
A Lagoa Grande é logo em frente à Toca do Kite, é só subir a duna e você já chega nela. É uma lagoa mais para contemplação. A água estava bem turva e não muito convidativa para banho.
Normalmente o passeio acaba neste atrativo e as pessoas voltam para Jericoacoara, mas nós seguimos em direção à Parnaíba e dormimos por lá.
Aproveite ao máximo o litoral oeste de Jericoacoara
Chegando na cidade, muitas emoções e belezas naturais lhe esperam pelo caminho. A paisagem composta pelo clima árido da região divide espaço com oásis em meio às dunas, com raízes de árvores que brotam da terra seca, com lagoas que se estendem por quilômetros e até mesmo por um santuário de conservação da espécie de cavalos marinhos.
Ou seja, se você deseja um programa para se surpreender em diversos sentidos, Jericoacoara certamente é este lugar. Prepare-se para ficar encantado deste lugar!
Que tal, ficou com vontade de fazer um passeio de buggy pelo litoral oeste de Jericoacoara? Deixe seu comentário!