Conheça tudo sobre o Teatro Amazonas – Manaus – AM

Tempo de leitura: 11 minutos

Conheça tudo sobre o Teatro Amazonas - Manaus - AM - Vamos Trilhar

Se você tem Manaus na sua lista de cidades a conhecer, ou mesmo vai passar por lá para uma aventura na Amazonia, não pode deixar de conhecer o Teatro Amazonas. Ele é uma visita obrigatória por diversas razões.

Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre essa joia construída em 1884 no auge da opulência da cidade. Confira!

Sobre Manaus, a capital do Amazonas

Mercado Adolpho Lisboa - Pousada Juma Lake - AM - Vamos Trilhar

Manaus é a capital do estado do Amazonas; um destino popular de ecoturismo. Quase 50% da população do rio Amazonas vive na cidade, tornando-se o principal centro cultural e econômico da Amazônia brasileira.

Fundada em 1669, a cidade tem esse nome que significa Mãe dos Deuses em 1832. Posteriormente, foi transformada em cidade em 24 de outubro de 1848 e rebatizada de Cidade da Barra do Rio Negro, apenas ser mudado de volta para Manaus em 4 de setembro de 1856.

A colonização de 1669 começou com a construção de fortes; uma tentativa de garantir que os portugueses fossem a principal força na área. O forte ajudou na defesa contra invasões como a Invasão dos Holandeses, que ocupavam o Suriname na época.

Em 1835 houve uma revolta, conhecida como Cabanagem, contra a elite política da cidade. Os negros, índios e mestiços protestaram e acabaram tomando o poder, recrutando não-brancos enquanto perambulavam pelos assentamentos da região. Este foi um momento sangrento na história da região, com cerca de 40% da população perdendo suas vidas. 

O poder mudou entre os lados opostos até que em 1840 o último grupo rebelde cedeu. A revolta teve um impacto profundo na área que ainda é sentido hoje.

No século XIX, Manaus também estava no centro do ciclo da borracha. Os barões da borracha geraram uma riqueza pessoal obscena e a cidade tornou-se um playground arquitetônico para aqueles com dinheiro no bolso.

O mercado mais antigo da cidade, o Mercado Adolpho Lisboa fundado em 1882, é um desses exemplos, com o seu grande edifício inspirado no famoso mercado Les Halles de Paris, e apresenta um bazar labiríntico e um perfumado mercado de peixe e cafés. 

Mas talvez o exemplo mais espetacular seja sua casa de ópera Teatro Amazonas, que foi construída em 1884 no auge da opulência da cidade — sobre o qual você vai ver mais detalhes no próximo tópico.

Na década de 1950, a cidade foi declarada Zona Franca, e isso ajudou a impulsionar a economia da cidade.

Em 2014, tornou-se uma das cidades-sede da Copa do Mundo, com a construção de sua Arena Amazônia, com capacidade para 44.300 lugares, para sediar apenas 4 jogos.

Hoje a cidade é um dos principais destinos turísticos para quem deseja explorar a Amazônia brasileira, e é o tradicional ponto de partida para Cruzeiros no Rio Amazonas no Brasil.

O Teatro Amazonas em detalhes

O Teatro Amazonas - Manaus - AM - Vamos Trilhar

No meio da Floresta Amazônica encontra-se uma peça verdadeiramente encantadora da arquitetura renascentista: o Teatro Amazonas, também conhecido como Ópera de Manaus.

Um marco histórico em funcionamento que atualmente abriga a Filarmônica do Amazonas e recebe o anual Festival de Ópera do Amazonas.

História

História do Teatro Amazonas - Manaus - AM - Vamos Trilhar

A ideia inicial de criar uma casa de ópera em Manaus foi de Antonio José Fernandes Júnior, membro da Câmara dos Deputados local apaixonado pela ópera e pelas artes. 

Inspirado no período da Belle Époque, iniciado em 1871, Fernandes Júnior propôs a construção de um teatro no coração da selva amazônica. Naquela época, a cidade de Manaus passava por uma fase rica devido à extração da borracha, conhecida como ‘boom da borracha’. 

Como resultado, Manaus tornou-se uma das cidades mais ricas do mundo e começou a construir muitos edifícios grandiosos, incluindo o Teatro Amazonas. O sonho de Fernandes Júnior era fazer da cidade um centro das artes e da cultura do Brasil.

As obras de construção começaram em 1884 e levaram um total de 15 anos para serem concluídas com várias pausas entre 1885 e 1892. 

Houve problemas com financiamento do estado e o clima extremo do município também trouxe dificuldades. O arquiteto italiano Celestial Sacardim planejou o teatro no estilo renascentista, enquanto o projeto de última geração incluiu a instalação de iluminação elétrica. 

Muitos dos materiais foram trazidos de toda a Europa para criar o teatro: as telhas vieram da Alsácia, na França, enquanto os móveis no estilo de Luís XV foram importados de Paris. 

Da Itália veio o mármore de Carrara para as escadas, estátuas e colunas, e as paredes de aço foram encomendadas da Inglaterra. 

Não apenas materiais, mas também artistas foram importados para a criação do teatro, com o artista italiano Domenico de Angelis pintando os painéis decorativos que ficam no teto do auditório e da sala de audiências. Estas obras de arte retratam cenas de música, dança, drama e actuam em homenagem a Carlos Gomes.

Uma joia rara 

Uma joia rara - Teatro Amazonas - Manaus - AM - Vamos Trilhar

A Ópera de Manaus é um tesouro que abriga 198 candelabros, 32 dos quais são feitos de vidro de Murano. A cortina, com sua pintura, O Encontro das Águas, foi criada originalmente em Paris por Crispim do Amaral, e retrata a junção do Rio Negro e do Solimões para formar o Amazonas. 

A cúpula do edifício é coberta com 36.000 azulejos decorados em mosaico representando a bandeira brasileira. 

O teatro foi inaugurado em 7 de janeiro de 1897 com uma apresentação de La Gioconda do compositor italiano Amilcare Ponchielli.

Um teatro que ilustra o histórico novelesco de uma cidade incrível

Teto do Teatro Amazonas - Manaus - AM - Vamos Trilhar

Assim como o Teatro Amazonas, a história da cidade é composta por fases boas e ruins, não atingindo plenamente seu potencial até o final do século XIX. 

Embora Manaus desfrutasse de uma riqueza inigualável na época da construção do teatro, a cidade mais tarde caiu em extrema pobreza. Isso se deve ao fato de as seringueiras serem plantadas pelos ingleses na Malásia, Sri Lanka e África com preços muito mais baratos, resultando na perda do monopólio brasileiro. 

Durante este período o teatro também caiu em ruínas, mas nunca deixou de abrir as suas portas aos seus visitantes. 

A economia local se recuperou na década de 1950 e o marco passou por grandes reformas, resultando na condição de bem preservada em que se encontra hoje.

A Ópera de Manaus continua sendo parte integrante da história de Manaus e do Brasil. Apresentações inesquecíveis do mundo da ópera e da música italiana foram apresentadas aqui, com grandes nomes deixando sua marca no teatro amazônico. 

Hoje é palco de muitos eventos, incluindo o Amazonas Film Festival, atraindo críticos de cinema e diretores independentes de todo o país. Também contém um pequeno museu para ajudar a ilustrar sua rica história. Os itens em exibição incluem plantas de construção originais e objetos de artistas que se apresentaram aqui.

Como é o passeio guiado no Teatro Amazonas?

O passeio guia no Teatro Amazonas - Manaus - AM - Vamos Trilhar

Nas visitas guiadas pelo Teatro Amazonas, profissionais especializados apresentam todas as instalações e dão detalhes sobre a arquitetura e os destaques artísticos do local, além de contar a história. 

São turmas de até 25 pessoas que percorrem o teatro durante 30 minutos. 

O que você vai ver durante a visita?

Salão do Teatro Amazonas - Manaus - AM - Vamos Trilhar

  • o Salão Nobre do Teatro Amazonas; 
  • o Salão de Espetáculos;
  • o Salão Verde, que recebe o nome de ‘Sala de Exposição de Música e Dança’.

Itens da exposição - Teatro Amazonas - Manaus - AM - Vamos Trilhar

Neste salão estão as sapatilhas de grandes nomes do Ballet, como Marcelo Mourão Gomes, Ana Botafogo e Mikhail Baryshnikov. Além disso, há instrumentos musicais da casa, como contrabaixo, violino e tímpano; e dois bustos em bronze, dos famosos maestros Antônio Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos.

  • um museu com peças que ajudam a contar a história do local:
    • maquetes de óperas de Richard Wagner feitas pelo designer e cenógrafo inglês Ashley Martin-Davis;
    • espaco do bailarino amazonense Marcelo Mourão Gomes:
    • sapatilhas de Mikhail Baryshnikov e Ana Laguna, que apresentaram o espetáculo ‘Três solos e um dueto’, em 2010
    • sapatilhas de Margot Fonteyn, que esteve no Teatro Amazonas em 1975, com o The Royal Ballet;
    • entre outros itens.

Maquete de Lego do Teatro Amazonas - Manaus - AM - Vamos Trilhar

  • a maquete do Teatro Amazonas, feita com blocos de Lego;
  • uma escultura de bronze do artista francês Adrien Étienne Gaudez;
  • a Saleta de Exposição da Cúpula, com itens como vidros coloridos, telhas esmaltadas e vitrificadas e projetos arquitetônicos do Teatro e sua cúpula.

Quanto custa: cada visitante paga uma taxa de R$20 (meia entrada a R$10 para estudantes, professores, pessoas com mais de 60 anos, doadores de sangue, militares da ativa e da reserva, pessoas com deficiência e um acompanhante.

Quais dias e horários: de terça-feira a sábado, das 9h às 17h (horário de Manaus) domingo; e aos domingos, de 

Precisa reservar? Não, não é preciso fazer reserva. Basta chegar na bilheteria e ver o próximo horário da visita, comprar e esperar. 

Como chegar: parte do complexo cultural Largo de São Sebastião, o Teatro Amazonas está situado no Centro Histórico de Manaus; Avenida Eduardo Ribeiro, 659.

Contatos:

O que conhecer próximo ao Teatro Amazonas?

Sobre Manaus - passeio de barco Day Tour Fluvial em Manaus - AM - Vamos Trilhar

Nas imediações do Teatro Amazonas, há muito o que se ver. Confira, a seguir, um detalhamento dos principais atrativos: 

  • Largo de São Sebastião: uma praça cercada por árvores e prédios históricos com um grande monumento, onde normalmente acontecem apresentações artísticas.
  • Mercado Adolpho Lisboa: fundado em 1882, é um grande edifício inspirado no famoso mercado Les Halles de Paris; conta com um bazar labiríntico e um perfumado mercado de peixe e cafés. 
  • Porto de Manaus: considerado o maior porto flutuante do mundo, atende aos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e áreas do norte do Mato Grosso. Saiba mais detalhes aqui
  • Catedral Metropolitana de Manaus – Nossa Senhora da Conceição: mais conhecida como Catedral de Manaus ou Igreja Matriz, é a catedral da Arquidiocese de Manaus. Localiza-se na Praça XV de Novembro, no Centro Histórico da cidade. 
  • Relógio Municipal: é um relógio de torre localizado no Centro Histórico da cidade; tem uma imponente arquitetura neoclássica e sua engrenagem foi importada da Suíça.
  • Palácio Rio Negro: foi sede do governo e residência oficial do governador. Seu nome original era Palacete Scholz, construído pelo alemão Waldemar Scholz, considerado o “Barão da Borracha”.

Onde se hospedar próximo ao Teatro Amazonas?

Frente do Teatro Amazonas - Manaus - AM - Vamos Trilhar

Como metrópole turística que é, Manaus tem inúmeras opções de hospedagem. Para quem quer ficar perto do Teatro Amazonas, recomendamos o Local Hostel.

Trata-se da localização mais perfeita para quem busca facilidade de locomoção, acesso rápido e prático aos principais atrativos da cidade. Além do Teatro Amazonas, também está próximo do  porto da cidade, de onde saem os barcos para Tabatinga, Santarém e Belém.

→ Para saber mais detalhes sobre as acomodações e preços atualizados, e fazer reserva, acesse o site do Local Hostel

Como fazer esse passeio com a Iguana Tour?

A Iguana Tour é uma das agências de turismo mais conhecidas e confiáveis de Manaus e região. Nós recomendamos, pois tivemos uma excelente experiência com eles.

Para fazer o tour pelo Teatro Amazonas e pelos atrativos das imediações, visite o site e confira os pacotes detalhados e preços atualizados

O que você achou do nosso post sobre o impressionante Teatro Amazonas? As informações que trouxemos aqui foram úteis para você? Deixe seu comentário!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *