Tempo de leitura: 8 minutos
As altas temperaturas na capital carioca realmente impressionam, mas é sim possível passar férias de inverno no Rio de Janeiro e aproveitar muito.
No interior do estado, por haver muitas formações montanhosas ao redor das cidades, o clima serrano é onde muitas pessoas buscam refúgio longe do calor intenso.
E pensando nas férias de inverno, selecionamos 20 lugares nos quais o frio está entre as atrações principais. Continue lendo para saber quais são elas e por que merecem entrar na sua lista de possíveis destinos para férias!
1. Petrópolis
Por ser uma cidade serrana localizada há 60 km do Rio, Petrópolis é um dos lugares frios preferidos dos turistas, as temperaturas no inverno podem chegar aos 8 graus.
Para conhecer tudo o que a cidade tem a oferecer, a gastronomia local está adaptada às baixas temperaturas e pontos turísticos como o Palácio de Cristal, Palácio Quitandinha, Museu Imperial e o festival Bauernfest ganham uma atmosfera especial nesta altura do ano.
2. Teresópolis

Outra opção ideal para curtir temperaturas mais baixas é Teresópolis que em temporadas de inverno pode chegar aos 10 graus.
A 95 km do Rio, a cidade tem inúmeras atrações que podem ser aproveitadas em baixas temperaturas, incluindo rotas aventureiras como a Serra dos Órgãos, travessias para Petrópolis, o festival de inverno que ocorre na cidade, mirantes, parques e a famosa Granja Comary.
3. Guapimirim
Por ser uma cidade que possui forte relação com a natureza, as pessoas tendem a pensar que o verão é a melhor época para aproveitar a biodiversidade que se encontra na região, mas o inverno também poderá lhe impressionar.
Guapimirim pode chegar aos 10 graus nesta época do ano e por isso o festival de inverno que ocorre na cidade é um sucesso. Para os trilheiros, opções como a trilha do Poço Verde, Trilha do Poço da Preguiça e a Serra dos Órgãos estão entre as mais badaladas, tudo isso a apenas 76 km do Rio.
4. Itaipava
Para quem busca sossego e muito charme, Itaipava é o destino que oferece tudo isso além das baixas temperaturas por volta dos 8 graus.
Localiza-se a 100 km do Rio e entre os programas que destacam-se no inverno os principais são o famoso Castelo de Itaipava, pousadas aconchegantes e os disputados restaurantes da região, pois a cidade é um dos pólos gastronômicos do estado do Rio.
5. Penedo
Quem nunca foi a Penedo no inverno está perdendo a oportunidade de conhecer um lugar surpreendente.
Com clima intimista, a cidade carinhosamente conhecida como “pequena Finlândia”, ganhou este título em função da arquitetura local e das baixas temperaturas nos fazem sentir fora do Brasil. Restaurantes, cachoeiras, e muitos chocolates típicos da região estão entre as programações de inverno.
6. Visconde de Mauá
Prepare-se para se aquecer em frente a uma lareira com uma boa taça de vinho A indústria hoteleira da região possui inúmeros chalés adaptados às baixas temperaturas que rondam os 4 graus.
A 200 km do Rio, a gastronomia local está muito bem preparada para enfrentar o clima da região. Para quem deseja se aquecer de uma forma aventureira, há trilhas como o Poção de Maromba e Vale Alcantilado.
7. Maringá
Distante do Rio a cerca de 200 km, a vila de Maringá é um destino romântico e acolhedor. A vista de muitas pousadas no inverno ganha um toque especial com o frio serrano, que pode chegar aos 8 graus em dias mais frios.
Para os que não dispensam a aventura nesta estação, a trilha da Pedra Selada é um bom ponto de encontro, além dos restaurantes com culinária mineira que são um ponto de destaque.
8. Maromba
Uma vila simples e deliciosa para curtir o frio, principal definição de Maromba. A 214 km do Rio, no inverno, ir a esta região pode lhe fazer precisar de bastante casaco, pois as temperaturas podem atingir os 8 graus.
As principais atrações da cidade são as cachoeiras, com destaque para a Toca da Raposa e o Escorrega. O centro da Vila de Maromba também desperta a atenção dos turistas, além da igreja e do comércio regional.
9. Itatiaia
Dados históricos mostram que por volta de 1980 chegou a nevar nos pontos mais altos da cidade. Isso porque o Pico das Agulhas Negras, que está entre as principais atrações, possui 2791 metros.
Além deste, o Parque Nacional de Itatiaia e outros picos estão entre as atrações mais procuradas pelos turistas no inverno. A cidade está a 175 km do Rio e no inverno as temperaturas podem chegar aos 7 graus.
10. Nova Friburgo
O festival de Inverno de Nova Friburgo é uma das principais atrações nesta época do ano. Programações gratuitas, música e gastronomia dividem espaço com a cidade que possui clima serrano e temperaturas que atingem os 9 graus.
Fora essas opções, há programações que ganham um charme especial no inverno, como a visita ao Parque Ecológico do Cão Sentado e Parque Estadual dos Três Picos, tudo isso a apenas 140 km do Rio de Janeiro.
11. Conservatória
Localizada a 149 km do Rio de Janeiro, a cidade conhecida como a “cidade da seresta” oferece programação interessante no inverno. Nos dias de baixa temperatura em que as temperaturas despencam para os 9 graus, os seresteiros invadem as ruas por volta de 23h.
Além disso, a cidade oferece restaurantes e programação cultural nesta época do ano, incluindo um cinema antigo e também a cachoeira da Índia para explorar.
12. Rio Claro (Lídice)
A pequena e acolhedora região de Lídice é um dos destinos a serem descobertos no inverno pelo Estado do Rio.
A quase 150 km da capital, as baixas temperaturas que podem chegar aos 9 graus dão à cidade um clima romântico, permitindo que as principais atrações como a cachoeira de Santana e Estação Ferroviária ganhem um clima romântico nesta altura do ano. Para quem quer aventura, ainda pode fazer a trilha para a Pedra do Bispo.
13. São Pedro da Serra
Saindo do Rio de Janeiro com destino à São Pedro da Serra o trajeto terá cerca de 190 km. A cidade que no inverno apresenta temperaturas de aproximadamente 9 graus oferece atrativos para quem deseja se movimentar nas baixas temperaturas.
Por estar cercada pela Mata Atlântica, se aquecer durante uma trilha é uma boa ideia, portanto não deixe de visitar Boa Esperança, São Bento e Vargem Alta.
14. Serrinha do Alambari
Conhecida também como “paraíso verde”, a Serrinha do Alambari está a aproximadamente 180 km de distância do centro do Rio de Janeiro. No inverno, as temperaturas na região costumam chegar aos 8 graus.
Para os que desejam aproveitar em poucos dias o frio e as programações regionais, há opções de camping, riquíssima gastronomia local e roteiros naturais para desfrutar.
15. Sumidouro
Ainda que não seja muito conhecida pelos turistas, Sumidouro é o destino certo de visitantes que estão em busca de turismo de aventura e ecoturismo. As temperaturas no inverno chegam aos 9 graus e a cidade está a 174 km do Rio.
Uma das curiosidades deste lugar é possuir a maior cascata do Rio, a Conde d’Eu. As formações rochosas também são atrações à parte além dos voos de parapente, canoagem, rapel e ciclismo.
16. Trajano de Moraes
A 234 km do centro do Rio, Trajano de Morais é uma boa opção de destino para os que desejam fugir da correria dos grandes centros.
Por ser uma cidade mais pacata no inverno em que as temperaturas atingem os 8 graus, a cidade ganha um clima ainda mais acolhedor. Entre os pontos de destaque do turismo de aventura na cidade, cachoeiras como a Graças a Deus, Amorosa e Serra do Deitado estão entre as atrações mais frequentadas.
17. Aldeia Velha
Os 134 km que separam Aldeia Velha do Rio de Janeiro valem muito a pena em épocas de baixa temperatura, período em que a cidade recebe os turistas em função dos seus 10 graus.
Por ter um clima rústico, os desbravadores da natureza podem desbravar-se em trilhas em direção às cachoeiras Sete Quedas e Andorinhas, consideradas como principais pontos de encontro. Em temporadas de inverno, os bares e restaurantes com culinária típica regional são muito disputados.
18. Sana
Por fazer parte da região serrana de Macaé, Sana é um dos pontos altos do Rio, em que a simplicidade local convive de perto com as maravilhas naturais.
Localiza-se cercada de natureza com inúmeras opções de cachoeiras como a cachoeira das Andorinhas e a cachoeira Boa Sorte. Outras atrações de Sana são os bares locais, campings e a Pedra Peito de Pombo.
19. Resende
Entre as regiões mais frias do Rio, algumas localidades de Resende podem apresentar 7,5 graus no inverno. A cidade oferece boa infraestrutura para as baixas temperaturas e possui localização privilegiada por estar próxima a Penedo, Itatiaia e outras cidades para aproveitar o frio.
Como forma de desfrutar as baixas temperaturas, sugerimos a visita ao Parque Nacional da Serra da Bocaina e Parque Nacional de Itatiaia.
20. Lumiar
A vila de Lumiar, cercada de natureza virgem, é um dos pontos altos para quem procura curtir o inverno. Com temperaturas que podem chegar aos 9 graus, a passagem pela região pode ser muito relaxante.
A começar pelos charmosos hotéis super apropriados para as baixas temperaturas e atrações como o Poço Feio, trekking nos cânions e rios exuberantes para admirar.
Link permanente
Ótimas dicas, muito obrigada.
Link permanente
Obrigado Maria! =)