Tempo de leitura: 9 minutos
Arraial do Cabo é um paraíso localizado na Região dos Lagos. Anualmente, disputa com outras cidades da região a escolha de milhões de turistas nacionais e internacionais.
Neste guia, reunimos tudo o que você precisa saber para explorar praias, trilhas e outros atrativos do município.
Confira!
Sobre Arraial do Cabo
Arraial do Cabo, ou simplesmente Arraial, é uma cidade média situada na Região dos Lagos, que é conhecida globalmente por suas praias paradisíacas.
O nome faz referência a um “cabo” que é uma grande extensão de terra que avança sobre o mar. E a cidade abriga um porto de pesca em funcionamento (o Porto do Forno), o que lhe confere um aspecto acolhedor da classe trabalhadora.
Algumas das melhores praias de Arraial do Cabo — com grandes faixas de areia branca e águas esverdeadas brilhantes — estão a uma caminhada fácil de 15 minutos da estação rodoviária do centro, enquanto outras estão a apenas uma curta viagem de barco.
É interessante lembrar também que Arraial do Cabo é chamada carinhosamente de “Capital do Mergulho”, pois é uma área ideal para aventuras subaquáticas — em parte devido à sua abundante vida marinha, e em parte devido ao grande número de naufrágios que ocorreram aqui desde que Américo Vespúcio chegou com a marinha portuguesa em 1503.
Em suma, os atrativos culturais de Arraial do Cabo estão relacionados principalmente ao patrimônio marítimo e à diversidade marinha da península, com um conjunto de museus espalhados pela pequena área urbana.
Sobre a Região dos Lagos
Também chamada de Região da Costa Azul, a Região dos Lagos está situada no estado do Rio de Janeiro. Sua extensão territorial é de mais de 2 mil km², abrange nove que juntas somam mais de 530 mil habitantes.
Também é correto dizer que a Região dos Lagos está situada em torno das lagoas de Araruama e Saquarema, a leste da Cidade Maravilhosa. E não é imprudente dizer que trata-se de uma das mais belas regiões do litoral fluminense, atraindo anualmente milhões de turistas nacionais e internacionais.
Os municípios que compreendem a Região dos Lagos são: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Rio das Ostras e Macaé. No total, são mais de 100 km de litoral.
A região conta com os aeroportos de Cabo Frio e de Macaé, além de um heliporto em Búzios, o que facilita a chegada de turistas que vão desfrutas das inúmeras praias e lagoas.
Internacionalmente, algumas localidades da Região dos Lagos são famosas por suas praias que favorecem o mergulho, mas também outras com ondas mais agitadas para os praticantes do surf.
Como ir para Arraial do Cabo?
Arraial do Cabo está localizada a 165 km da capital do Rio de Janeiro.
Apesar de estar perto das cidades de Cabo Frio e Búzios que possuem aeroportos, a melhor opção é a terrestre, a partir do Rio de Janeiro.
As opções são carro e ônibus. O trajeto de carro leva cerca de 2:35 hs e de ônibus aproximadamente 3 horas.
Qual a melhor época para visitar Arraial do Cabo?
Como o clima na região é sempre caloroso, média acima de 24 graus, Arraial do Cabo pode ser visitada em qualquer época do ano.
No entanto, lembre-se que do Natal até a Páscoa é temporada alta e a cidade fica sempre lotada. Logo, quem quer tranquilidade vai ter como a melhor época a temporada que vai de abril a novembro.
Como fechar os passeios em Arraial do Cabo?
Aqui estão algumas das agências de turismo que oferecem variados passeios por Arraial do Cabo:
Quantos dias ficar em Arraial do Cabo?
É muito possível se divertir e curtir bastante a cidade de Arraial do Cabo em um final de semana ou feriadão, mas, acredite: você vai querer mais! Então é aconselhável ficar no mínimo uma semana. Só assim será suficientemente satisfatório.
Onde comer em Arraial do Cabo?
Confira, a seguir, três excelentes restaurantes em Arraial do Cabo para quem aprecia boa culinária e não quer surpresas desagradáveis;
- Hissau (comida japonesa): R. José Pinto de Macedo, 355.
- Restaurante da Pousada da Prainha, que é aberto a não hóspedes: Pastor Admardo Machado, 90;
- Sapore D’Itália (pizza e outras especialidades italianas): R. Pastor Admardo Machado, 77.
O que fazer em Arraial do Cabo?
Fazer passeio de barco para Praia da Ilha do Farol
Controlada pela Marinha do Brasil, esta ilha tem mais de 5 km de extensão. Nela se encontra a belíssima praia que recebeu da Revista Veja o título de “Praia mais perfeita do Brasil”.
Fazer passeio de barco pela Gruta Azul
Na Praia do Farol, você poderá conhecer também a Gruta Azul, e ainda se aventurar por alguns sendeiros que levam ao ponto mais alto da ilha e que tem uma vista panorâmica perfeita para fotos.
Ter a experiência de um batismo de mergulho
Você pode, por exemplo, explorar com snorkel as ruínas do Imbetiba, um barco que encalhou na praia no ano de 1881 (pergunte aos locais onde é a localização exata do naufrágio).
Fazer a trilha da Praia do Forno
Esta pequena praia é imperdível, separada das prainhas do Pontal por rochas. Você pode chegar nela caminhando durante 20 minutos do porto de pescadores. Ela é calma, tem águas cristalinas e há barracas e vendas de bebidas e alimentos. É uma praia bastante indicada para quem viaja com crianças.
O acesso à Praia do Forno se dá por barco ou por trilha e pode ser realizado durante todo o dia. É uma excelente praia para descansar depois de um dia todo de passeio!
Fazer a travessia da Prainha até a Praia do Forno
Talvez você queira um pouco mais de aventura para chegar até a Praia do Forno. Existe uma trilha que começa na Prainha que vai até lá. Vale a pena, pois no caminho você vai encontrar diversos mirantes, pois sobe o Morro da Fortaleza. São mais ou menos uns 500 metros e, parando para tirar fotos, esse trajeto é feito em no máximo 30 minutos. Aprecie a vegetação diferenciada e a vista!
Conhecer a Praia da Graçainha
Pouco conhecida pelos turistas, ela está ao final da prainha, à sua esquerda. Ela pode ser acessada por trilha e tem uma extensão de apenas 15 metros. É interessante que a faixa de areia da Praia da Graçainha só aparece quando a maré está baixa.
Por essas características, não é incomum que os turistas se deparem com pessoas pescando com vara, especialmente à noite. Ali neste área também acontece a pesca de arrastão, o que rende belas fotografias aos aventureiros quando os pescadores chegam do mar.
Conhecer a Praia do Pontal
Primeira praia de Arraial do Cabo, ela é acessada logo depois que você passa pelo portal que dá boas vindas; logo à esquerda está a rua que vai até à praia.
Explorar os cantinhos da Praia Brava
Este paraíso escondido de Arraial do Cabo é realmente incrível. É possível chegar até lá por uma trilha; destaque para as escadarias que dão acesso à praia.
Se encantar com as Prainhas do Pontal do Atalaia
São 2 praias que levam esse nome. Na prática, é como se fosse só um único atrativo.
A fama das Prainhas do Pontal em Arraial do Cabo certamente cresceu por conta da sua escadaria e da paisagem deslumbrante. São milhares de turistas que as visitam anualmente para desfrutar e também garantir fotografias especiais; sim, trata-se de um lugar altamente instagramável.
→ Veja, neste vídeo, como foi nossa experiência quando por lá estivemos:
→ Leia também: Tudo sobre as Prainhas do Pontal do Atalaia!
Tirar altas fotos no Deck dos Pescadores
Este é o point perfeito para fazer lindas fotografias em Arraial do Cabo. Você vai ver que até vale a pena contribuir com os pescadores, que agora cobram entre 5 e 10 reais para quem quer fotografar.
Passar um fim de tarde na Praia Grande
Ela fica no lado oeste de Arraial do Cabo e é muito, muito bonita. Praticamente, é uma praia exclusiva, pois pouca gente costuma ir até lá (ou ficar lá durante muito tempo).
E, de fato, grande: são 40 quilômetros de extensão. Começa nas ruínas da Álcalis, que era uma empresa produtora de barrilha e sal, e vai até Saquarema. Então é bastante chão para você aproveitar.
Passar um dia relaxando na Prainha
É a primeira praia que quem chega por terra a Arraial do Cabo avista. Ela, assim como as demais, é caracterizada por estar banhada pelas águas de tons azuis; realmente surpreendente.
Outra característica bem forte da Prainha é que suas ondas são calmas. Logo, é um excelente local para se passar o dia e se banhar sem grandes preocupações. Por isso mesmo, é muito frequentada por famílias com crianças.
Fazer passeio de Quadriciclo
Caminhar na orla da Praia dos Anjos
Ela é uma das mais movimentadas de Arraial do Cabo e de toda a Região dos Lagos, pois é diretamente acessível a partir da cidade. Apesar disso, é um ótimo lugar se uma praia aberta não lhe aborrece e você gosta de se divertir em meio ao movimento.
Ver o pôr do sol no Pontal do Atalaia
Visitar a Ponta do Alcaíra (Arubinha)
É praticamente um “paraíso perdido”; uma área incrível que fica no limite de Arraial do Cabo — mais especificamente em uma das margens da lagoa de Araruama.
Arubinha é indicada para quem quer simplesmente se banhar, mas também para velejadores e praticantes de kitesurf, pois fortes ventos costumam passar por ali (a topografia é bastante propícia para isso).
Onde se hospedar em Arraial do Cabo?
Aqui estão diversas opções de hospedagem em Arraial do Cabo:
- Na Praia Grande:
- No Pontal do Atalaia:
- Na Prainha:
Que tal, você gostou do nosso guia de Arraial do Cabo? Deixe seu comentário!