Tempo de leitura: 3 minutos
Um dos lugares mais marcantes que já conheci, sem sombras de dúvida foi o Pico das Agulhas Negras. Diferente de tudo que tinha visto até o momento, nem parecia que estava no estado do Rio de Janeiro. A vegetação, o clima, é tudo muito diferente. Meu objetivo com esse post é te mostrar um pouquinho do que vi quando conheci esta incrível montanha e que você aprenda mais sobre ela.
Localização: Parque Nacional do Itatiaia
O Pico das Agulhas Negras está situado no Parque Nacional do Itatiaia, que foi fundado em 14 de junho de 1937 por Getúlio Vargas e é o primeiro criado em todo Brasil. Ele tem mais de 30 mil hectares e faz parte dos estados do Rio de Janeiro (que possui a maior parte do Parque) e Minas Gerias, chegando até a divisa com São Paulo. Além disso, ele é divido em duas partes, a Parte Baixa e o Planalto (Parte Alta). A melhor época de conhecer o Planalto é durante o inverno, pois, normalmente, chove menos e tem menos risco de tempestades de raios.
Para acessar a portaria de Itamonte, você ir até Engenheiro Passos, povoado que fica 12km depois de Itatiaia. Depois siga a estrada Rio-Caxambú (BR 354) mais 23km, chegando ao ponto chamado de Garganta do Registro, a estrada de 17km e muito precária que leva até o Abrigo Rebouças.
O Pico das Agulhas Negras
O Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro e o quinto maior do país, com 2.791 metros de altitude. Uma belíssima montanha com paredes de rocha gigantescas, que tiveram sua origem decorrente de uma erupção onde o magma se consolidou no interior da crosta terrestre, esfriando lentamente. Ele recebeu esse nome por causa das canaletas, que lembram agulhas paralelas umas às outras.
Ele faz parte da Cordilheira da Serra da Mantiqueira e está localizada na extremidade sudeste do maciço de Itatiaia. A paisagem que você terá do topo é fantástica, com vista para as montanhas da região e parte dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Primeira subida até o topo
A primeira vez que uma pessoa conseguiu chegar até o cume do Pico das Agulhas Negras foi em 1919, os nomes dos corajosos são Carlos Spierling e Osvaldo Leal. Porém, essa não foi a primeira tentativa de se chegar até lá, desde 1856, já aconteciam essas tentativas. Primeiro com Franklin Massena e depois com André Rebouças e Horácio de Carvalho, nos anos de 1878 e 1898, respectivamente.
Neve no Rio de Janeiro
Muita gente não sabe mas algumas vezes tem neve no Rio de Janeiro! Sim, isso mesmo! Entre junho e agosto a temperatura cai muito na região do Pico das Agulhas Negras, podendo chegar a -10 graus. Quase todos os anos neva por lá, mas não dá pra ver direito pois ela não se acumula, derrete logo quando chega à rocha escura do Pico, pois a temperatura dela é mais alta que a do ar.
A última vez que teve um grande acumulo de neve, foi 1985, onde chegou a ter 15 cm e é a terceira maior precipitação que já aconteceu no Brasil. Mas, isso durante pouco tempo, pois a neve geralmente acaba derretendo em no máximo dois dias.
Escaladas
O maciço das Agulhas Negras possui mais de 20 vias de escaladas, com várias dificuldades diferentes. Para você chegar ao verdadeiro topo do maciço, precisa fazer uma pequena escalada, por isso poucas pessoas fazem esse trecho.
Não vá no verão
Você pode fazer a trilha em qualquer época do ano, porém a melhor época para fazê-la com segurança é durante o inverno, pois, normalmente, chove menos e tem menos risco de tempestades de raios. Quando eu fui, cheguei a pegar uma tempestade de raios, felizmente eu já estava no Camping Rebouças, com muita chuva, raios e vento.
Como chegar
Para chegar até o Pico das Agulhas Negras, você deve fazer o mesmo caminho do Parque Nacional do Itatiaia. Confira no post que fiz sobre o parque!
Confira o vídeo desta trilha:
Link permanente
Vinicius, boa noite, pretendo ir ao Pico das Agulhas Negras nesse fim de semana. Devo chegar na sexta à noite e subir sábado bem cedo. Enfim, estou com algumas dúvidas em relação a subida…
Qual horário ideal pra subir e como consigo um guia.?
Link permanente
Oi Paulo, tudo bem?
O ideal é você subir bem cedo para fazer com bastante calma. Sobre o guia, existem guias locais que você pode encontrar na internet ou ir com grupos. Os que indico aqui do RJ para isso são: Kmon Adventure e RJ Adventura.
Link permanente
Vcs fazem as escaladas para o pico das agulhas?
Link permanente
Oi Leticia,
Nós não organizamos trilhas. Recomendo que você procure a Kmon Adventure, a Nattrip, a RJ Adventura ou a Adrenalina.tur.br