Tempo de leitura: 3 minutos
A principal trilha para o Pico da Tijuca começa no Largo do Bom Retiro, que se encontra a aproximadamente 685 metros do nível do mar, o largo está situado no final da estrada dos Picos que se inicia junto à sede do Parque (Barracão).
Estrada para o Alto da Boa Vista
Para chegar lá basta pegar a estrada para o Alto da Boa Vista, seja saindo da Tijuca ou da Barra (a via funciona em mão dupla), e procurar a Praça Afonso Vizeu. Ali está um dos acessos ao parque que é o mais perto para chegar ao destino em questão. É permitida a entrada de carros e é possível seguir em automóvel até a base da trilha, no Bom Retiro, ponto final de uma estradinha dentro da Floresta. Se preferir caminhar desde a praça, soma-se quase uma hora.
Boa sinalização, mata fechada e animais
O percurso é bem sinalizado e sua dificuldade é moderada. No passeio em mata fechada é possível esbarrar com borboletas, ouvir o canto dos pássaros, avistar micos divertindo-se pulando de um galho para o outro, lagartos fugindo com medo dos nossos passos, além de insetos e teias de aranha. Além disso, a trilha é bem protegida do sol até o ponto onde o caminho chega na rocha que forma o pico em si, daí em diante há pouca sombra e o terreno fica bem mais inclinado.
Início da Trilha
O inicio da da trilha é o mesmo que segue para o Bico do Papagaio, que falei no post anterior, sendo ela relativamente fácil, bem marcada e protegida pela sombra das árvores. Ela começa em um aclive suave em ziguezague até a primeira bifurcação, a trilha correta para o Pico da Tijuca é a da direita. Se você quiser ir até o Bico do Papagaio ou para o Cocanha, a opção é a da esquerda. Após essa bifurcação a trilha segue até a encosta do Costão do Pico da Tijuca, passando então a acompanhar a vertente Nordeste do Pico em outro ziguezague até chegar no seu dorso, nesse ponto se prestarmos atenção encontraremos uma entradinha a esquerda que é a trilha que segue para o Pico da Tijuca Mirim, pois ela não é muito clara, se seguir direto na trilha principal chegará em 5 minutos na escadaria de pedra que dá acesso ao Pico da Tijuca.
Topo do Pico da Tijuca
Finalmente, lá do alto, conseguimos observar a cidade em 360 graus, e avistamos a extensão da orla, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Ponte Rio-Niterói e até o Engenhão. A temperatura é bem mais baixa, venta bastante e é recomendado levar um agasalho, quando o dia não estiver ensolarado. Outra boa pedida é levar água e lanchinhos, e fazer da base da montanha mesa para um pique-nique nas alturas, porém o difícil será encontrar um lugar que tenha sombra já no cume.
Recomendações
- A trilha é indicada para pessoas com bom condicionamento físico e que fazem atividades físicas com freqüência;
- Use tênis confortável com meias, e solado para trilhas;
- Carregue os seguintes pertences numa mochila resistente e confortável:
- Garrafa de 2 litros d’ água;
- Lanche de trilha (Sanduíche, Biscoito, Barra de Cereais, Frutas, etc…);
- Boné ou Chapéu;
- Protetor solar; Repelente; Saco de lixo; Óculos escuros;
- Capa de chuva; agasalho, Máquina fotográfica;
- Medicamento de uso pessoal e documentação(RG, CPF e carteira do plano de saúde).
Confira o mapa da trilha abaixo:
Link permanente
Gostaria de participar. Como faço? Obrigada
Link permanente
Excelente página, parabéns !
Fizemos a trilha dia 5/1/2017 e foi ótimo, trilha bem mantida, tempo lindo e natureza maravilhosa. Levamos 1:40 horas do Bom retiro com crianças. Recomendo o passeio.
Abs !
Link permanente
Oi Lucas, tudo bem?
Muito obrigado pelo elogio. A trilha é mesmo incrível, né? =)
Link permanente
Olá, boa tarde. Gostaria de saber como faz pra fazer um passeio na floresta da tijuca. Você é guia turistico?
Link permanente
Oi Francisca, tudo bem?
Eu não sou guia. Recomendo que procure os guias da Agência Aventureiros, Kmon Adventure ou da RJ Adventura.