Tempo de leitura: 2 minutos
Como já havia falado no post anterior “Sobre a trilha do Pico da Tijuca”, a caminhada até o topo pode ser feita por dois caminhos diferentes que serão explicados logo abaixo:
Largo do Bom Retiro
A trilha é a mesma que segue para o Pico da Tijuca sendo ela relativamente fácil, bem marcada e protegida pela sombra das árvores. Ela começa em um aclive suave em ziguezague até uma bifurcação, a trilha correta para o Tijuca Mirim é à direita.
Se você quiser ir até o Bico do Papagaio ou para o Cocanha, a opção é a da esquerda. Após essa bifurcação a trilha segue até a encosta do Costão do Pico da Tijuca, passando então a acompanhar a vertente Nordeste do Pico em outro ziguezague até chegar no seu dorso, nesse ponto é preciso prestar atenção para entrar a esquerda na trilha que segue para o Pico da Tijuca Mirim, pois ela não é muito clara, se seguir direto na trilha principal chegará em 5 minutos na escadaria de pedra que dá acesso ao Pico da Tijuca.
Você já fez essa trilha? Conta aqui no blog!
Trilha da Serrilha da Caveira
A caminhada se inicia na Estrada do Excelsior seguindo até o Largo da Caveira onde inicia efetivamente a trilha, essa trilha era um caminho colonial que levava ao antigo Sítio da Caveira, onde hoje ainda sobrevivem os restos de um posto da guarda florestal.
No Largo da Caveira entramos na Trilha da Serrilha da Caveira onde se caminha por menos de 20 minutos passando rapidamente da cota 640 m à cota 791 m, ponto conhecido como Alto da Serrilha onde encontramos uma bifurcação, a direita nessa bifurcação é o caminho para o Andaraí Maior e em frente o caminho para o Pico do Perdido através do Vale do Elefante. Tomando-se o caminho da esquerda na bifurcação, atinge-se a base da parede NE do Tijuca Mirim onde encontramos as vias de escaladas, se você não for atingir o cume escalando é preciso contornar todo conjunto de rochas até chegar na trilha para o cume que mais parece uma escadaria de terra e raízes.
Depois de atingir seu cume é praticamente obrigatório esticar a caminhada até o Pico da Tijuca podendo optar por voltar pelo Bom Retiro, mas se você já subiu pelo Bom Retiro pode optar descer pela a Trilha da Serrilha até a estrada Excelsior, chegando na estrada do Excelsior se tem a opção de subir a estrada para chegar no mirante do Excelsior, mas se não quiser ir para o Mirante é só pegar a direita para descer a estrada até o Barracão.
Confira abaixo o mapa da trilha:
Veja outras trilhas do Vamos Trilhar sobre o Pico da Tijuca, Pedra Bonita, Açude do Camorim, Morro da Urca e Bico do Papagaio.
Link permanente
Bom dia. As datas que aparecem no post significam caminhadas já agendadas ou sugeridas?
Caso sejam agendadas, há ponto de encontro com horário e demais informações?
Estou à procura de grupo de caminhada para iniciante.
Muito obrigada.
Atenciosamente,
Márcia
Link permanente
Márcia,
As datas que aparecem são as do dia que o post foi escrito.
O Caminhadas Ecológicas RJ é apenas um blog que retrata as nossas experiências nas trilhas. Nós ainda não fazemos grupos de trilha, mas pode ser uma ideia em breve. Continue acompanhando!
Link permanente
Excelentes dicas para caminhadas no Rio de Janeiro! Já conheço algumas delas!
Caso esteja procurando por algumas opções fora do munícipio, vale a pena conferir o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, a 20 km de Mangaratiba!
Coloquei um link para o seu blog lá no nosso, vamos trocar links?