Tempo de leitura: 3 minutos
O Pico da Tijuca Mirim possui uma altitude de 917 metros e se localiza em frente ao Pico da Tijuca, mas em um nível inferior. O seu cume é bem menor que o do Pico da Tijuca, e é constituído por um bloco de pedra coberto por pequenos arbustos e vegetação rasteira.
A trilha do Tijuca Mirim
A trilha é a mesma que segue para o Pico da Tijuca sendo ela relativamente fácil, bem marcada e protegida pela sombra das árvores. Ela começa em um aclive suave em ziguezague até uma bifurcação, a trilha correta para o Tijuca Mirim é à direita.
Se você quiser ir até o Bico do Papagaio ou para o Cocanha, a opção é a da esquerda. Após essa bifurcação a trilha segue até a encosta do Costão do Pico da Tijuca, passando então a acompanhar a vertente Nordeste do Pico em outro ziguezague até chegar no seu dorso, nesse ponto é preciso prestar atenção para entrar a esquerda na trilha que segue para o Pico da Tijuca Mirim, pois ela não é muito clara, se seguir direto na trilha principal chegará em 5 minutos na escadaria de pedra que dá acesso ao Pico da Tijuca.
A vista do Pico da Tijuca Mirim
Do seu alto, particularmente na face NE onde existe uma queda acentuada, é justamente nessa face que encontramos muitas vias de escaladas em fendas, as mais famosas são a Jair-Joana e a Primus. Do seu cume tem-se uma vista excepcional do Pico da Tijuca, Andaraí Maior, Pedra do Conde e da Zona Norte e Central da cidade, mais ao longe se o tempo estiver bom é possível se avistar a o Cristo Redentor, parte do Pão de Açúcar e a Pedra do Elefante, esse último já na cidade de Niterói.
Você pode subir até o Pico da Tijuca Mirim por dois caminhos, um que começa na Trilha da Serrilha da Caveira e outro que começa no largo do Bom Retiro, pelo mesmo caminho da trilha do Pico da Tijuca.
Trilha da Serrilha da Caveira
A caminhada se inicia na Estrada do Excelsior seguindo até o Largo da Caveira onde inicia efetivamente a trilha, essa trilha era um caminho colonial que levava ao antigo Sítio da Caveira, onde hoje ainda sobrevivem os restos de um posto da guarda florestal.
No Largo da Caveira entramos na Trilha da Serrilha da Caveira onde se caminha por menos de 20 minutos passando rapidamente da cota 640 m à cota 791 m, ponto conhecido como Alto da Serrilha onde encontramos uma bifurcação, a direita nessa bifurcação é o caminho para o Andaraí Maior e em frente o caminho para o Pico do Perdido através do Vale do Elefante. Tomando-se o caminho da esquerda na bifurcação, atinge-se a base da parede NE do Tijuca Mirim onde encontramos as vias de escaladas, se você não for atingir o cume escalando é preciso contornar todo conjunto de rochas até chegar na trilha para o cume que mais parece uma escadaria de terra e raízes.
Depois de atingir seu cume é praticamente obrigatório esticar a caminhada até o Pico da Tijuca podendo optar por voltar pelo Bom Retiro, mas se você já subiu pelo Bom Retiro pode optar descer pela a Trilha da Serrilha até a estrada Excelsior, chegando na estrada do Excelsior se tem a opção de subir a estrada para chegar no mirante do Excelsior, mas se não quiser ir para o Mirante é só pegar a direita para descer a estrada até o Barracão.
Confira abaixo o mapa da trilha:
Outras informações
- Altitude: 917 m;
- Atração: paisagem e escaladas em fendas;
- Subida pelo Bom Retiro:
- Nível: Caminhada Leve;
- Duração: 45 min até 1h00 min (ida);
- Subida pela Trilha da Serrilha da Caveira:
- Nível: Caminhada Leve Superior;
- Duração: 1h20 min (ida).