Tempo de leitura: 13 minutos
A trilha do Morro da Urca é uma das mais conhecidas e mais fáceis da cidade do Rio de Janeiro. Se você está querendo iniciar no mundo das trilhas a pé, recomendo começar por ela. Neste artigo explicarei os principais pontos da trilha até o topo do morro da Urca, aproveite as dicas e vá trilhar.
Ficha Técnica
Localização: Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ.
Dificuldade: Passeio – Nível 1 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)
Tempo: Aproximadamente 40 minutos (ida).
Altitude: 220 metros
Atrativos: Mirantes.
Horário de visitação: 8h às 21h
Camping: não é permitido
Taxa de entrada: gratuita pela trilha e paga para usar os bondinhos
Um pouco sobre o Morro da Urca
O Morro da Urca é um dos pontos turísticos mais badalados do Rio de Janeiro, isso você já sabe. Em seu pico, você tem a oportunidade de pegar a primeira parada do bondinho para o famoso Pão de Açúcar. De lá vai poder testemunhar uma das vistas mais incríveis de toda a cidade.
Ele fica localizado na Praia Vermelha, mais precisamente na Av. Pasteur 520, Urca. O destino é encantador tanto para quem deseja fazer uma viagem tranquila e subir pelo bondinho, quanto para quem quer aventura — existem trilhas muito interessantes para se fazer no local, que não exigem muito do viajante.
Com 220 metros de altura, o Morro da Urca proporciona uma vista incrível para o visitante. Dentre as atrações, se destacam as praias do Rio de Janeiro, como Leme, Ipanema, Leblon, Copacabana, entre outras.
Outras paisagens para contemplar lá de cima é o Cristo Redentor, a enseada de Botafogo, o Aeroporto Santos Dumont, a cidade de Niterói, a Pedra da Gávea, a Serra do Mar e o pico Dedo de Deus.
O morro também conta com uma série de atrações próprias para quem passa por lá. É o caso do Heliponto do Morro da Urca, onde você pode pagar por uma viagem de helicóptero e ter uma experiência ainda mais incrível — claro, esse passeio não custa muito barato.
Outro grande atrativo são os bares e restaurantes da região, que muitas vezes contam com shows ao vivo. As festas costumam rolar nos finais de semana, sendo uma excelente opção para quem só quer se divertir — a festa de virada do ano lá também é muito conhecida entre os cariocas.
Sobre a trilha do Morro da Urca
Muitos acreditam que o único caminho para se chegar ao Morro da Urca é pelo bondinho, mas existe uma trilha muito boa de se pegar, acessível à todos. Com entrada pela pista Cláudio Coutinho, na Praia Vermelha, o caminho tem aproximadamente 40 minutos de duração e te conduz para os 220 metros de altitude do Morro da Urca. Também existe uma outra trilha que você sobe até o topo do Pão de Açúcar, mas para ela é necessário guia.
Começando a trilha na Praia Vermelha
O primeiro passo é você chegar à Praia Vermelha, o ponto de partida tanto para quem quer subir de bondinho no Pão de Açúcar quanto para quem quer fazer trilhas.
A Praia Vermelha é um convite irresistível para quem deseja um programa imerso na natureza local. Também é um ótima pedida para aproveitar o dia, principalmente depois da trilha. A praia em si já em um atrativo bem bacana e com uma paisagem fenomenal, já que fica entre o morro da Urca e o morro da Babilônia.
Muito dizem que ela não é própria para banho, porém você encontrará muitos banhistas desfrutando das belezas do local. Já ouvi dizer que ela é própria para banho por ser um balneário, mas não recomendo entrar, principalmente, após chuvas na cidade, a praia acaba ficando com muito lixo. Se resolver entrar na água, saiba que é sua responsabilidade. Eu não tenho problemas para me banhar por lá, inclusive o local recebe até aulas de mergulho!
Na Praia Vermelha também é possível alugar caiaques e pranchas de Stand-up Paddle. Tem até um passeio que leva até a Ilha de Cotunduba, que é uma travessia muito boa para se fazer.
Outra coisa bem legal para você fazer na praia é chegar bem cedinho e assistir ao nascer do sol. É um dos mais lindos de toda a cidade e cenário perfeito para ensaios fotográficos. Inclusive, o meu de casamento com a Samara foi lá.
Além disso, o Morro da Urca possui uma vista privilegiada de Niterói, centro e zona sul do Rio, os cumes e pedras do bairro da Urca formam um complexo natural para os praticantes de escalada em rocha que encontram mais de 200 vias para a prática do esporte na Urca e para quem quer fazer um caminhada ecológica.
Pista Cláudio Coutinho
Já na Praia Vermelha, caminhe até o canto esquerdo fora da areia, ainda na calçada. Você acabará encontrando o caminho para a pista Cláudio Coutinho que é onde você começará uma caminhada de aproximadamente 500 metros até chegar ao ponto de partida para a trilha. Já a subida deverá levar em torno de 45 minutos.
Apesar de ser grudada no Morro da Urca, ela não é tão visitada assim. Praticamente, só corredores ou pessoas que gostam de fazer caminhadas acabam visitando e apreciando a bela vista de todo trajeto da pista, que possui um total de 2,5km ida e volta. No final dela existe uma caixa d’água. Depois dela é o início da trilha para o Costão do Pão de Açúcar. O portão abre às 6h e fica aberto até 18h, todos os dias da semana.
O início é bem sinalizado com uma placa bem grande indicando seu começo. A partir de 2017, a trilha recebeu uma grande reforma em sua infraestrutura, o que aumentou a sua acessibilidade para os mais diversos públicos. Agora ela possui escadas de madeiras e placas indicativas por boa parte do caminho.
Escadaria de Troncos
A trilha começa com uma escadaria de troncos de árvores que vão indicando os locais que devem ser pisados e o caminho que você deve seguir. Apesar de não ter muitos obstáculos é bem cansativo devido à inclinação que ao longo da subida vai diminuindo até você chegar em um primeiro mirante, mais ou menos na metade do caminho, que te permite ter uma visão de todo Aterro do Flamengo, da Praia de Botafogo, Marina da Glória e o Cristo Redentor lá no fundo, porém as árvores atrapalham um pouco essa vista.
Animais pelo caminho
Pelo caminho é comum encontrar pássaros, gaviões e os micos ou saguis. Como eles já estão acostumados com o movimento de pessoas. Porém, não alimente esses animais, pois a alimentação aos animais silvestres é uma prática negativa, já que altera seu comportamento e pode comprometer sua saúde.
Quando você chega nessa parte da trilha, tem duas escolhas: Ir para a direita ou para a esquerda. Quando eu fui, resolvi ir primeiro para a direita e depois da esquerda, pois sabia que a trilha da direita leva até certa parte do morro do Pão de Açúcar e a da esquerda leva direto para o morro da Urca.
Trilha da Direita
Na trilha da direita, o caminho é um pouco mais fechado com mais plantas. Porém, a caminhada é mais tranquila pois ela tem menos subidas. O grande barato é que quando você chega ao final, dá de cara com o morro do Pão de Açúcar.
Também tem uma parte para você fazer uma pequena escalada bem íngreme, mas que dá uma boa adrenalina. Essa subida é de quase 90 graus, portanto só suba se tiver total confiança, pois se cair pode custar a vida.
Trilha da Esquerda
O caminho da esquerda é bem fácil, mas tem algumas subidinhas. Logo no início tem uma ramificação que te leva a outro mirante com uma linda visão da praia da Urca e para a parte residencial do bairro, ótimo para quem quer descansar e namorar um pouco.
Topo do morro da Urca
Depois de aproximadamente 1 km de caminhada, você chegará aos 220 metros de altitude. Já no topo, você fica literalmente embaixo do bondinho. Aproveite para apreciar uma paisagem panorâmica do Rio de Janeiro e conhecer o famoso ponto turístico. Você ainda pode pegar o bondinho para o morro do Pão de Açúcar, porém tem que pagar um determinado valor para isso.
Descida
A descida pode ser feita pela mesma trilha ou, como dito anteriormente, pelo bondinho do Pão de Açúcar, onde é cobrado parte do valor do ingresso. Você também pode esperar até às 19:00h para descer de graça.
[[[[[[UPDATE 04 DE SETEMBRO DE 2015]]]]]]
A partir do mês de agosto de 2015 não existe mais a possibilidade de descer de graça por bondinho. Agora os trilheiros terão que desembolsar R$ 20,00 (inteira) ou R$ 10,00 (meia) para descer pelo bondinho, senão deverão descer por trilha até às 18 horas, pois é o horário de fechamento dos portões da trilha. Mais informações no site da empresa.
A caminhada é apenas uma das maneiras de se chegar ao topo do morro. É possível também fazer a trilha do Costão do Pão do Açúcar, que tem uma escalada de uns 15 metros bem tranquila de fazer e outros modos mais radicais, como a escalada do paredão ou rapel. Para esses programas, é necessário procurar uma empresa especializada no assunto.
Quem pode fazer a trilha do Morro da Urca?
Como esta trilha não tem um elevado grau de dificuldade, recomendo para todos. Desde crianças até idosos com saúde e disposição para poder encarar esta aventura. Inclusive, essa é uma das trilhas que indico para quem quer começar a levar mais a sério a prática deste esporte.
Quando fazer a trilha do Morro da Urca?
Assim como a maior parte das trilhas da cidade do Rio de Janeiro, você pode fazer essa caminhada em qualquer época do ano. Vale ressaltar que quanto mais quente, mais difícil será pois o sol te castigará.
Evite apenas ir após uma grande chuva ou quando tiver com chuvas frequentes na cidade. A trilha poderá ficar muito escorregadia e com lama durante o caminho.
Cuidados ao fazer a trilha do Morro da Urca
O ideal é você ir com alguém que já foi e conhece bem as trilhas, os lugares e os macetes para você não se cansar muito na subida. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças chegar no topo sozinho, principalmente no fim de semana, onde é comum vários grupos se reunirem para fazer a caminhada. Então se você está na cidade a passeio e não conhece ninguém, é só seguir um deles.
O que levar para a trilha do Morro da Urca?
A maior parte do caminho é plano, sem muitos obstáculos, mas, no início, temos algumas subidinhas íngremes. Mas até crianças usam a trilha. A indicação é para pessoas acima de 5 anos de idade e que tenham um hábito saudável, como fazer atividades físicas de leve a moderadas pelo menos uma vez por semana. Então é bem fácil, até para quem não está acostumado com aventuras. Para você fazer a trilha com segurança, recomendo que levem:
- Garrafa com 1 litro de água;
- Lanche, pois as coisas são muito caras no topo do morro da Urca;
- Maquina Fotográfica (indispensável);
- Tênis confortável e, de preferência, anti-impacto;
- Roupas leves, acredito você vai suar muito;
- Repelente para evitar picadas de mosquitos e outros insetos;
- Protetor solar.
Como chegar na trilha do Morro da Urca?
Outras atrações dos arredores do Morro da Urca
Esse não seria o ponto turístico mais famoso do Rio de Janeiro se não tivesse suas próprias atrações. O Morro da Urca está repleto delas, principalmente quando incluímos os arredores do local. A seguir, vou mostrar algumas atrações que podem ser aproveitadas por lá, além da trilha e da escalada, é claro.
Passeio de bondinho
O primeiro atrativo é o próprio bondinho. A passagem pelo bonde custa aproximadamente R$ 100, sendo que é possível pagar meia entrada. O passeio por si só já é uma excelente experiência, já que você tem a oportunidade de ver a cidade do Rio de Janeiro de um ângulo privilegiado.
Museu do Pão de Açúcar
Antes de chegar ao final do passeio de bondinho, você pode testemunhar um pouco da história do Pão de Açúcar e de suas atrações. Há um museu que conta com imagens interessantes sobre o local. Além disso, você também acompanha um pouquinho mais da história do Rio de Janeiro.
Bares e restaurantes
Existem muitos bares e restaurantes no bondinho e você pode almoçar por lá. Acontece que a Urca também conta com uma série de restaurantes legais. Então, antes de subir, recomendo que dê uma olhada ao longo da Praia Vermelha e da Urca para achar o local mais aconchegante para você.
Festas e eventos
Se planeja fazer esse tipo de passeio e o seu negócio é festa, então é bom dar uma olhada na programação do Morro da Urca. Existe uma arena especial para eventos e festas. Alguns exemplos são a Arena Morro da Urca e o Arraial do Monobloco. Se preferir, também pode aparecer por lá no ano novo e curtir a festa de Reveillon.
Passar no Morro da Urca é inevitável se você planeja viajar para o Rio de Janeiro. Não importa se você é um aventureiro ou turista casual: lá você vai ter uma das vistas mais lindas da Cidade Maravilhosa. Excelente local para tirar fotos e passar o fim de tarde com as pessoas que você mais gosta.
Link permanente
Gostaria de saber o preço da trilha
Link permanente
Oi Claudia,
Nós não organizamos trilhas. =)