O que fazer em Barreirinhas: os 15 melhores passeios

Tempo de leitura: 9 minutos

Outras informações do passeio das Lagoas da Gaivota e Andorinhas - Santo Amaro - MAEm agosto de 2019, nós aqui do Vamos Trilhar fizemos uma viagem aos maravilhosos Lençóis Maranhenses. E conhecemos Barreirinhas, um charmoso município que é considerado a porta de entrada para as maravilhas do nordeste do estado do Maranhão — incluindo os famosos Lençóis Maranhenses.

Nossa passagem por Barreirinhas foi uma experiência que precisa ser compartilhada. O município é um local com natureza generosa e muitos segredos a serem descobertos por quem visita.

Você pode acompanhar todos os detalhes desta aventura nos stories do nosso Instagram e também os nossos vídeos no Youtube. A seguir, confira todos os detalhes para incluir Barreirinhas em seu roteiro de viagem aos Lençóis Maranhenses!

Sobre Barreirinhas

Saindo de Barreirinhas - Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharConhecido como a porta de entrada para quem vai aos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas, a 25 Km da capital, São Luís, tem pouco mais de 62 mil habitantes.

O município faz parte da Rota das Emoções e está inserido no perímetro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — que também abrange os municípios de Primeira Cruz e Santo Amaro.

A infraestrutura turística de Barreirinhas é excelente. A cidade dispõe de várias opções de transporte e agências que operam diversos pontos turísticos, dando aos visitantes muitas opções para além dos Lençóis.

Por que ir à Barreirinhas

Letreiro de Barreirinhas - Lençóis Maranhenses - MABarreirinhas é o ponto de chegada da maioria dos turistas que se deslocam à região dos Lençóis Maranhenses em função da boa infraestrutura e das diversas programações turísticas oferecidas aos visitantes.

É uma excelente opção de hospedagem, pois, a partir dela, é possível se deslocar rapidamente aos Lençóis e também aos outros atrativos do norte do Maranhão. 

Como chegar à Barreirinhas

Tendo São Luís como o ponto de partida, o transporte pode ser realizado via ônibus ou automóvel, opção que garante aos visitantes maior liberdade para explorar a região e as belezas naturais presentes no trajeto entre a capital e os Lençóis Maranhenses. 

Quando ir para Barreirinhas

Duna de Barreirinhas - Lençóis Maranhenses - MANo princípio do segundo semestre do ano, a partir de julho indo até meados de setembro, a baixa de chuvas é ideal para a visitação, visto que as lagoas armazenam água durante o período chuvoso e os turistas podem aproveitar a região com o bom tempo com a mudança da estação.

15 melhores passeios para fazer em Barreirinhas

Confira a seguir detalhes sobre o porquê esta programação vale a pena:

1. Povoado Tapuio

Poster da Casa de Farinha - Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharHá 30 km de Barreirinhas, o trajeto até o povoado com inúmeras tradições a serem compartilhadas pode ser feito pelo Rio Preguiças, uma atração à parte. 

O Povoado Tapuio ainda preserva o modo de vida dos antigos barreirinhenses. É privilegiado por contar com pequenas praias e oferecer uma ótima opção de banho e um passeio interessante para quem valoriza o contato com a população local. Uma dica é visitar a casa de farinha da Dona Maria José, onde é possível ver como as passoas da região produzem seu alimento. 

2. Circuito Lagoa Bonita

Vista das lagoas com pôr do sol Circuito Lagoa Bonita - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharEntre as lagoas mais famosas dos Lençóis Maranhenses, não deixe de alugar um carro com tração nas rodas para conhecer esta maravilha de perto. 

O circuito Lagoa Bonita é composto por uma íngreme subida de duna (30 metros) que vale a pena, pois recompensa com uma das mais belas paisagens do Parque Nacional; também as lagoas durante o trajeto a pé são lindíssimas (entre elas a Lagoa do Maçarico, a Lagoa do Clone, onde foram filmadas cenas da lendária novela de Glória Perez, e a Lagoa Bonita). 

3. Circuito Lagoa Azul

Lagoa do S - Circuito Lagoa Azul - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharOutro ponto de parada obrigatório é a Lagoa Azul que com o nome já sugere, possui águas cristalinas azuladas que brindam a passagem dos visitantes.

O roteiro desse circuito também inclui visita à Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa da Paz e Lagoa do Peixe.

4. Sobrevoo pelos lençóis

Lençóis visto do sobrevôo pelos Lençóis Maranhenses - MA - Vamos TrilharEntre os passeios de valor mais elevado, a vista panorâmica dos lençóis Maranhenses promete ficar para sempre na sua memória.

Investindo em torno de 300 a 350 reais, é possível sobrevoar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em um avião de pequeno porte. A experiência, apesar de um pouco cara, é muito válida!

5. Passeio de Quadriciclo dos Pequenos Lençóis até Caburé

Primeira parada no passeio de Quadriciclo dos Pequenos Lençóis até a Praia de Caburé - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharO aluguel de quadriciclo para até 2 pessoas é outra atração que merece um investimento, pois você terá total liberdade de circular pela região.

Trata-se de uma aventura para quem gosta de um pouco de emoção e, obviamente, saiba pilotar um quadriciclo, o que, convenhamos, não é tão difícil. 

6. Passeio de lancha voadeira pelo Rio Preguiça

Vista aérea de Caburé - Passeio de Lancha pelo Rio Preguiças - MA - Vamos TrilharPara quem não dispensa a adrenalina, este também é um passeio indicado pelas águas de um dos rios mais importantes da região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Você vai passar basicamente por Vassouras, um povoado nos Pequenos Lençóis; por Mandacaru, cidade conhecida por seu farol de mais de 30 metros de altura; e por Caburé, que uma é península entre o mar e o rio.

7. Mandacaru

Farol de Mandacaru - Passeio de Lancha pelo Rio Preguiças - MA - Vamos TrilharCom acesso pelo Rio Preguiças, esta encantadora vila de pescadores irá de receber de braços abertos, inclusive não deixe de visitar o farol de Mandacaru.

Você pode subir no farol que pertence à Marinha, e de lá ter uma espetacular vista de 360° do rio, do mar e dos vilarejos vizinhos.

8. Vassouras

Macacos em Vassouras - Passeio de Lancha pelo Rio Preguiças - MA - Vamos TrilharA comunidade de Vassouras também pode ser visitada pelo Rio Preguiças e prepare-se para estar contato com a natureza viva e com animais típicos da região. 

Fique esperto com os macaquinhos: além de não poder alimentá-los (por uma questão de saúde deles), eles são ladrõezinhos e podem levar bolsas e pequenos pertenses. A experiência é bastante legal!

9. Caburé

Rio e mar em Caburé - Passeio de Lancha pelo Rio Preguiças - MA - Vamos TrilharNão deixe de visitar o Alazão, a usina eólica e a Praia de Caburé, onde uma estreita faixa de areia divide o Rio Preguiça do mar.

Curta a praia, e os quiosques e restaurantes nos arredores. É um local paradisíaco para relaxar bastante e meditar entre as belezas naturais!

10. Povoado Cardosa e flutuação do Rio Formiga

Conheça tudo sobre o passeio do Povoado Cardosa e flutuação do Rio Formiga - MA - Vamos TrilharA flutuação no Rio Formigas é feita em boias individuais com passagem pelo acolhedor povoado Cardosa, outra programação obrigatória.

Trata-se de um dos passeios mais calmos da região de Barreirinhas. A aventura acontece ao longo do Rio Formiga, onde você pode usar uma boia para descer na correnteza sem fazer muito esforço. Basta flutuar e se deixar-se levar pela água.

11. Passeio bate e volta para Atins e Canto de Atins

Lagoa do Bode Velho - Atins nos Lençóis Maranhenses - MA - Vamos TrilharHá poucos quilômetros de distância de Barreirinhas, não deixe de conferir a pacata vila de Atins e o pôr do Sol no Canto do Atins. Você pode fazer um passeio bate e volta, dedicando, por exemplo, uma atarde a ele. 

Em Atins, você vai se deparar com uma cidadezinha tranquila, que lembra muito Trancoso na Bahia — localizada à beira-mar, entre o Rio Preguiças, a praia e as dunas repletas de lagoas. 

12. Passeio bate e volta para Santo Amaro

Água cristalina da Lagoa Betânia - passeio da Lagoa e Povoado Betânia - Santo Amaro - MA - Vamos TrilharSanto Amaro também oferece inúmeras programações aos visitantes e a viagem pode ser feita de ônibus ou veículo até o local.

São inúmeros os atrativos da cidade, mas você pode perfeitamente optar por uma passagem rápida e curtir, por exemplo, um passeio na Lagoa Gaivota ou na Lagoa das Andorinhas. Além disso, pode tomar banho no Rio Alegre etc.

13. Trekking nos Lençóis

Vista do Circuito Lagoa Bonita - Lençóis Maranhenses - Vamos TrilharNão deixe de desfrutar da emoção de deslizar sobre as lagoas maranhenses impulsionado pela força do vento. Esta é uma aventura para o dia todo, e deve ser feita com auxílio de profissionais especializados/autorizados. 

Prepare-se para fortes emoções: você vai passar por poças e dunas, cercas e também ter contato com muitas folhas das árvores. Vale muito a pena, pois a paisagem ao redor é realmente de tirar o fôlego!

14. Beira rio

Com vista e acesso para o Rio Preguiças, a Beira Rio também deve estar entre a sua programação de viagem.

Na Beira Rio, além da vista maravilhosa, você vai encontrar restaurantes que oferecem pratos típicos do Maranhão. Entre as opções, estão pratos inspirados na Rota das Emoções, como arroz de cuxá com mariscos, abacaxi recheado com camarão, pirão, farofa de cuscuz e carne de sol ao molho de queijo coalho. 

15. Rota das Emoções

Pequenos Lençóis - Rota das Emoções - Vamos TrilharA região é contemplada como um dos pontos da Rota das Emoções, percurso que passa em diversos cenários com paisagens paradisíacas do nordeste brasileiro. 

Barreirinhas: outras dicas

Noite de Barreirinhas - Lençóis Maranhenses - MAFazer passeios privativos ou compartilhados?

Dependendo do seu estilo de viagem a viagem pode ser compartilhada por uma questão de divisão de custos, uma boa estratégia para economizar.

Quantos dias ficar em Barreirinhas? 

Ficamos 7 dias e recomendamos este tempo para explorar tudo o que a região oferece, visitando os pontos mais conhecidos com tranquilidade e registrando tudo para vocês.

O que levar para Barreirinhas?

Tenha sempre consigo bebidas e comidas, em vista de muitos locais não possuírem estabelecimentos comerciais.

Onde ficar em Barreirinhas?

A região oferece inúmeras pousadas aconchegantes, tais como a Pousada Barreirinhas, Pousada da Areia e Pousada do Rio.

Onde comer em Barreirinhas?

Indicamos para conhecer a gastronomia local o restaurante Bambu, o Bambaê e  também o Barlavento para se deliciar com os pratos típicos da região. Não deixe de experimentar os milkshakes do Milkshake Mix!

Que tal, ficou com vontade de incluir Barreirinhas em seu itinerário de viagem aos Lençóis Maranhenses? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *