Tempo de leitura: 14 minutos
Se o destino da próxima viagem já foi escolhido e ele será Jericoacoara, estas dicas foram feitas pensando em você. A fim de compartilharmos os segredos da região e as informações que não encontradas em quase nenhum lugar, listamos abaixo algumas das sugestões de lugares, dificuldades, e principais programações para visitação fora dos grandes circuitos da Vila.
Seja qual for o seu estilo de viagem e quais forem as suas expectativas sobre o lugar, podemos garantir que sua permanência na região poderá ter ainda mais significado após conferir tudo o que temos para compartilhar sobre este destino que nos encanta.
Sobre Jericoacoara
Jericoacoara é uma pequena vila de pescadores com meca hippie de praia no Ceará, a cerca de 300 km a oeste da capital, Fortaleza.
Jeri, como é carinhosamente conhecida, é o tipo de lugar idílico onde muitos viajantes acabam decidindo ficar por mais tempo do que haviam planejado originalmente. É um lugar afastado do mundo moderno e apressado de sirenes estridentes, prazos maníacos, engarrafamentos e filas intermináveis. Um lugar onde as ruas são pavimentadas com areia, onde as praias se estendem até onde os olhos podem ver e onde a água quente se casa com a brisa que balança as palmeiras.
Faz pouco mais de 20 anos que Jericoacoara deixou de ser meramente uma vila de pescadores, simples e isolada do mundo. Hoje ela é conhecida internacionalmente e a cada ano se solidifica como um dos destinos mais badalados de todo o extenso litoral brasileiro.
Desde 1984, a área em torno de Jericoacoara foi declarada Área de Proteção Ambiental (APA) e tornou-se um Parque Nacional em 2002. Isso trouxe muitas restrições de construção e controles turísticos que ajudam a preservar a área. A eletricidade chegou à vila e hoje os chuveiros quentes e o ar-condicionado não são mais artigos de luxo. No entanto, a iluminação das ruas é proibida pela lei local.
Viajando para Jericoacoara
Saindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro
Para quem vai desde a terra da garoa, Jericoacoara está a cerca de 3h30 de voo. Se o seu programa for pegar a estrada, cerca de 3210 km de distância separam as duas cidades. Portanto, se dirigir for um prazer, esta será uma razão para estar bastante tempo atrás do volante.
Considerando a distância desde o Rio de Janeiro, existem voos diretos que duram pouco mais de 3h. Considerando o transporte via terrestre, a os pouco mais de 2800 km poderão lhe separarão deste paraíso escondido no Ceará.
Chegando em Jericoacoara desde Fortaleza
Serviço de transfer
Para os visitantes que desejam aproveitar as belezas do caminho de maneira personalizada, o serviço do transfer é bastante indicado. Isso porque esta modalidade de transporte é especializada no aluguel de veículos 4×4 que fazem o trajeto desde Fortaleza até Jeri.
Além disso, o trajeto selecionado pode ser cuidadosamente escolhido para que os visitantes passem pelos pontos turísticos da região, passando pelo litoral, lagoas e outras maravilhas naturais que separam as duas cidades.
O investimento neste serviço inclui desde pacotes mais básicos a serviços mais completos com valores mais elevados, neste caso, tudo irá depender da configuração do roteiro. O tempo de viagem é de aproximadamente 4h30 considerando o trajeto mais curto.
Ônibus
Se você é o tipo de viajante que preza pelo custo/benefício esta certamente será uma opção que irá lhe agradar. Durante o trajeto que dura, em média, 6 horas de viagem, chegar à Jericoacoara será igualmente prazeroso, pois a beleza do local faz com que qualquer viagem valha a pena, independente da categoria do deslocamento.
Com relação ao preço das passagens, a Fretcar oferece o serviço e os valores considerando o trajeto Fortaleza-Jericoacoara estão disponíveis no site da empresa de aviação responsável.
Carro
Pensando nos viajantes que não dispensam o pé na estrada de carro, a opção de ir por conta própria desde Fortaleza também é bastante utilizada. Entretanto, sugerimos a utilização de serviços de localização e GPS para compreensão das rodovias da região.
Em comparação com os modos de visita anteriormente citados, o veículo possui vantagens de horário, trajeto e conforto.
Por este motivo, é possível fazer um tour pela região aproveitando para conhecer várias praias localizadas ao redor da cidade, tornando esta uma experiência maravilhosa durante a sua passagem por esta cidade que surpreenderá em cada detalhe.
Buscando uma hospedagem em Jericoacoara
Como forma de programar os detalhes da viagem, a acomodação é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes, pois o conforto define a qualidade da viagem.
A respeito disso, na Vila há opções de pousadas, hotéis e serviços de AirBnb. Dependendo do número de dias e quantidades de pessoas, sugerimos verificar se a hospedagem nos hotéis são compatíveis com as ofertas de aluguel de casa para verificar a maneira mais econômica de estar na cidade.
Lembrando que, a estadia na cidade exige o pagamento de uma taxa simbólica de permanência por dia, podendo ser pago online no site da prefeitura ou presencialmente nos postos de atendimento locais. Os comprovantes de pagamento devem ser mostrados nos hotéis/pousadas como etapa obrigatória para completar o check-in.
Principais atrativos turísticos de Jericoacoara
Aqui estão os principais atrativos turísticos de Jeri e região, e um detalhamento do que você pode fazer em cada um desses passeios!
Estuário dos Cavalos Marinhos
O Estuário dos Cavalos Marinhos é um verdadeiro santuário para esses exóticos peixes. Ele tem muita importância no esforço da preservação da espécie e também na educação ambiental. Se você procura um lugar para passar as férias para estar em contato com a natureza e ao mesmo tempo conhecer espécies aquáticas nativas e dificilmente encontradas em outro lugar, prepare-se para se surpreender!
→ Saiba mais: Tudo sobre o passeio do Estuário dos Cavalos Marinhos em Jericoacoara – CE!
Mangue Seco
O Mangue Seco é um inusitado cenário onde desenvolvem-se os cavalos marinhos, espécies ameaçadas de extinção e protegidas ambientalmente. Ele é formado no rio Guriú localiza-se na comunidade que também leva o nome de Mangue Seco. Você vai se deparar com um dos espetáculos naturais mais bonitos e sensíveis da região.
→ Saiba mais: Tudo sobre o Mangue Seco em Jericoacoara – CE!
Dunas
A região de Jericoacoara conta com diversas localidades onde se formam dunas de areia. Essas formações, que se movimentam conforme a época do ano (estão mais altas ou mais baixas, às vezes), são belíssimas e completam a paisagem regional.
Duna do Pôr do Sol
A Duna do Pôr do Sol é um clássico de Jericoacoara. É nela que nativos e muitos turistas costumam se reunir nos finais de tarde para apreciar o espetáculo do astro maior.
Todos os dias, por volta das cinco horas, o movimento costuma ficar intenso, já que por volta das cinco e meia o sol mergulha no mar. Ao longo do espetáculo, a duna, de 30 metros, muda gradativamente de cores, indo do amarelo ao cor-de-rosa.
Lagoa Tatajuba
Também conhecida como Praia da Tatajuba e Lagoa da Torta, a Lagoa da Tatajuba, além de linda se caracteriza pelos quiosques e redes de descanso sobre a água. Essas facilidades são oferecidas no local como as outras atrações turísticas da região.
É na Lagoa da Tatajuba onde muitos turistas aproveitam para praticar os populares aerobunda (descida com tirolesas) e esquibunda (descida em prancha).
→ Saiba mais: Tudo sobre as Dunas e Lagoa da Tatajuba em Jericoacoara – CE!
Lagoa do Paraíso
Destino com parada obrigatória durante a sua visita à Jericoacoara, a Lagoa do Paraíso é realmente o que o traz presente no nome. As águas cristalinas do local ganham destaque e luminosidade em função do sol privilegiado na região.
→ Saiba mais: Tudo sobre a Lagoa do Paraíso – Jericoacoara – CE!
Lagoa Azul
A Lagoa Azul é mesmo uma lagoa, apesar de ter aspecto de mar. Ela é um dos pontos de encontro de todos os turistas que visitam Jericoacoara. A visita ao lugar é claramente justificada pela beleza paradisíaca, apesar do acesso ser um pouco descomplicado.
→ Saiba mais: Tudo sobre a Lagoa Azul – Jericoacoara – CE!
Buraco Azul
A localidade apelidada de Buraco Azul é, na verdade, formada por duas lagoas (dois “buracos”) que se formaram em Castelhano, em Acaraú, e no povoado de Caiçara, em Cruz. Elas são incrivelmente azuis e, apesar de estarem a 20km de Jeri merecem ser conhecidas — refresque-se nessa água cristalina, aproveite muito.
Praia do Preá
Localizada a apenas 12Km do centro de Jericoacoara, a Praia do Preá é considerada a “praia oficial do kitesurf”. Nela reúnem-se amantes desse esporte aquático, principalmente entre julho e dezembro — quando os ventos onshore estão mais fortes, com média de 25 nós mas chegando a 40 em alguns dias.
Pedra Furada e Árvore da Preguiça
A Pedra Furada é uma das atrações mais obrigatórias para quem vai a Jericoacoara e região. Ela é uma curiosa formação rochosa que tem um furo no meio, permitindo emoldurar a paisagem. Desta forma, o visual formado por este espetáculo natural é muito disputado por turistas que, inclusive, fazem filas para fotografar a atração.
Já a Árvore da Preguiça é conhecida mundo afora em função de diversas características exóticas. A princípio por ser uma vegetação nativa de lugares secos, e em seguida por apresentar um formato inusitado: ela encontra-se deitada sobre a areia, como se um forte vento estivesse agindo sobre ela, razão pela qual ela apresenta este curioso formato.
→ Saiba mais: Tudo sobre a Pedra Furada e Árvore da Preguiça – Jericoacoara – CE!
Caminhando por Jericoacoara
Jericoacoara é cheia de caminhos arenosos e em qualquer lugar pode ser alcançado a pé. Caminhar é, de fato, a melhor maneira de conhecer Jericoacoara. Apenas algumas ruas têm nomes, guia-se com pontos de referência e nomes de lojas.
Recomenda-se o uso de calçados , principalmente nas manchas rochosas da praia. Como Jeri não possui lâmpadas de rua, uma pequena lanterna pode ser útil nessas noites sem lua. Ocasionalmente, talvez você precise compartilhar a estrada com uma mula ou uma vaca sinuosa. Relaxe, elas estão acostumadas com turistas!
Aproveitando a praia de Jericoacoara
A praia de Jericoacoara é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, embora seja muito rasa para nadar de verdade. É feito de areia cinza muito fina que fica dura na maré baixa e é larga e plana. Toda noite, uma multidão sobe na duna “Por-do-Sol” para assistir o pôr do sol sobre o oceano, uma visão rara no Brasil, pois muito pouco de sua costa está voltada para o oeste.
Não deixe de fazer uma viagem de um dia até pelo menos Lagoa Azul — entre impressionantes lagoas de água doce. Há aldeias autênticas e intocadas nas proximidades, onde você pode ficar, se quiser sair da trilha batida.
Programações fora do circuito turístico
Para além das famosas Lagoa Azul, Lagoa do Paraíso, Dunas e praias extremamente conhecidas e visitadas, Jericoacoara também mantém em segredo lugares ainda pouco explorados. As programações são diversas, incluem passeios que atendem aos amantes de programas radicais e também para os turistas que desejam relaxar juntamente à tranquilidade local.
Pensando nisso, nossa dica vai para a Barrinha localizado a menos de 30 km de Jericoacoara. Como sugestão, indicamos que o trajeto seja feito de buggy realizando paradas nas dunas que se estendem ao longo do caminho.
→ Saiba mais: Tudo sobre o Passeio de Buggy do Lado Leste – Jericoacoara – CE!
→ Saiba mais: Tudo sobre o Passeio de Buggy do Lado Oeste – Jericoacoara – CE!
Melhor época para visitar Jericoacoara
Apesar de muitos confirmarem que é verão durante os 12 meses do ano, nos seis primeiros meses do ano as temperaturas não são tão elevadas e este período é marcado por chuvas.
Por este motivo, os próprios moradores do local indicam que, com relação ao clima, de julho a dezembro as temperaturas são mais elevadas e esta é uma fase de pouca chuva.
Quanto tempo ficar?
Se seu programa inclui bastante tempo, sugerimos o máximo de 4 ou 5 dias.
Para que não se torne cansativo e que não haja necessidade de repetir os passeios, o ideal são, de fato, 4 dias completos para aproveitar todos os pontos turísticos com tranquilidade.
Buscando uma hospedagem em Jericoacoara
Como forma de programar os detalhes da viagem, a acomodação é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes, pois o conforto define a qualidade da viagem.
A respeito disso, na Vila há opções de pousadas, hotéis e serviços de AirBnb. Dependendo do número de dias e quantidades de pessoas, sugerimos verificar se a hospedagem nos hotéis são compatíveis com as ofertas de aluguel de casa para verificar a maneira mais econômica de estar na cidade.
Lembrando que, a estadia na cidade exige o pagamento de uma taxa simbólica de permanência por dia, podendo ser pago online no site da prefeitura ou presencialmente nos postos de atendimento locais. Os comprovantes de pagamento devem ser mostrados nos hotéis/pousadas como etapa obrigatória para completar o check-in.
Os melhores restaurantes da Vila de Jericoacoara
Se seu estilo de viagem não dispensa a visita a bons e tradicionais restaurantes, separamos algumas dicas valiosas para aproveitar o melhor da gastronomia nordestina local.
Como primeira sugestão, indicamos o Freddyssimo, apresentando como especialidades da casa frutos do mar e produtos locais.
Em seguida, o Bistrôgonoff também aparece na lista dos preferidos tendo como carro chefe a moqueca de peixe e o camarão.
O restaurante Dona Amélia também está entre os melhores da vila e para os que procuram por um bom lugar para dançar, este é o momento de deliciar um prato saboroso ao som de um genuíno forró do nordeste.
Se você procura por lugares badalados, certamente a opção será o Café Jeri, conhecido por ser frequentado por público jovem com vista sobre a água.
Por fim o Dumundu é a opção para os turistas que desejam comer com os pés na areia, pois o restaurante possui mesas bem próximas da água.
Desta forma, seja qual for a sua escolha, aproveite tudo o que Jericoacoara tem a oferecer, independente do estilo da viagem ou do seu estilo, a vila tem espaço reservado para todos.
Explorando a gastronomia “secreta”
Já em Barrinha, situada a poucos minutos de Jeri, restaurantes servem pratos típicos encontrados em Jericoacoara com preços mais acessíveis por esta não ser uma zona ainda tão explorada pelo turismo.
Como sugestão, o restaurante Komaki é uma boa dica se você não dispensa apreciar uma legítima comida local.
Explorando o Rio Guriú
Uma sensação completamente diferente é realizar stand-up-paddle em um mangue. Frequentemente localizamos a prática de esporte em praias paradisíacas e em lugares com ondas, mas neste caso o esporte pode ser realizado nas água tranquilas do Rio em meio à natureza intocada da região.
Entretanto, este passeio exige bastante cuidado e proteção, pois pode durar cerca de 3h e sobre sol forte é preciso estar bastante protegido. Desta forma, conheça Jericoacoara e esteja perto do melhor que a natureza pode lhe oferecer.