O que fazer na Rota das Emoções: os melhores atrativos para você conhecer

Tempo de leitura: 14 minutos

Sobre os Lençóis Maranhenses - Circuito Lagoa Bonita - Lençóis Maranhenses - Vamos Trilhar

Ideal para quem deseja uma aventura cercada por belezas exuberantes, a Rota das Emoções é uma programação indicada para quem pretende desfrutar das maravilhas do nordeste brasileiro

Tendo como roteiro a passagem pelo Ceará, Piauí e Maranhão, a rota passa por locais com natureza preservada e muita identidade local. Entre as atrações, os visitantes podem esperar programações que incluem ecoturismo, trekking, canoagem, passeios de buggy, quadriciclos, tudo isto sobre a natureza exuberante do nordeste que nos convida a explorar este paraíso.

Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre os atrativos da Rota das Emoções!

Qual a melhor forma de começar a Rota das Emoções?

Como foi o passeio de Atins nos Lençóis Maranhenses - MA - Vamos Trilhar

Como preferência dos visitantes, a rota geralmente costuma começar pelo Maranhão. Partindo desde a capital, São Luís, você poderá desfrutar diversos pontos turísticos pela cidade afora e seguir para os Lençóis Maranhenses, formação de dunas naturais com inúmeras lagoas apropriadas para o banho. 

A partir deste ponto, os povoados da região como Atins, Caburé e Betânia também estarão presentes no seu roteiro compondo um cenário de paisagens deslumbrantes para conhecer. 

Partindo desta região, muitos visitantes geralmente se dirigem ao Piauí, por ser este um local de divisa entre a localidade e o Delta do Parnaíba, local em que águas tranquilas estarão diantes dos teus olhos a perder de vista. 

Seguindo para o Piauí, a natureza das praias, arquitetura local e as tradições da cidade também serão pontos de destaque desta programação. Em seguida, os aventureiros também não deixam de conferir as belezas de Jericoacoara tendo o grand finale no Ceará, especificamente na cidade de Fortaleza.

Qual a melhor época para fazer a Rota das Emoções?

Lagoas de Atins nos Lençóis Maranhenses - MA - Vamos Trilhar

Ainda que seja verão no nordeste quase o ano inteiro, aconselhamos as épocas depois dos períodos de chuva, visto que as lagoas maranhenses são abastecidas pelo período chuvoso que se estende até meados de julho. 

Desta forma, a partir desta época já é mais fácil de garantir que as lagoas estão com considerável nível de água e sua passagem será cercada por paisagens de tirar o fôlego do começo ao fim.

Dica de roteiro de viagem na Rota das emoções

Em nossa viagem, estivemos durante 11 dias e 10 noites por Jericoacoara, Parnaíba e Lençóis Maranhenses. Assim, resolvemos montar uma indicação de roteiro baseada em nossa experiência. Confira, a seguir!

Dia 1 – RJ x Jericoacoara

Sobre Jericoacoara - Pedra Furada e Árvore da Preguiça - Jericoacoara - CE - Vamos Trilhar

Partindo desde o Rio de Janeiro, as opções para esta viagem incluem transporte aéreo, rodoviário e por automóvel. Em função da distância, os mais de 3 mil quilômetros que separam o RJ de Jeri, os voos acabam sempre compensando. 

Partindo desde a capital fluminense têm dias e horários bem definidos para Jericoacoara, por isto vale a pena conferir com antecedência, caso contrário, o destino costuma sendo Fortaleza e de lá até este ponto os transportes costumam ser feitos com serviços oferecidos na região, como transporte rodoviário. 

Chegando em Jericoacoara, os turistas também podem contar com os serviços oferecidos pelas jardineiras (veículos com capacidade para o transporte de mais pessoas), ótimas opções para o transporte de bagagens e grupos de pessoas.

Dia 2 – Passeio Lado Leste

Passeio de Buggy Lado Leste Jericoacoara - Pedra Furada e Árvore da Preguiça - Jericoacoara - CE - Vamos Trilhar

Dividida em dois grandes lados, Jericoacoara oferece atrações que se localizam nas partes Leste e Oeste da região. 

Com programações de tirar o fôlego nas duas regiões, o lado Leste oferece atrativos que fazem parte do Parque Nacional de Jericoacoara, que trabalha na preservação de todo o bioma da região, valorizando a natureza e as belezas nativas do nordeste. 

A Árvore da Preguiça - Jericoacoara - CE - Vamos Trilhar

Entre os pontos turísticos mais visitados, a Árvore da Preguiça e a Praia do Preá, certamente paradas obrigatória para foto. Tratando-se da árvore, em função de sua inclinação curiosa, o local se tornou um verdadeiro palco de disputas para uma foto perfeita, programa que os turistas costumam fazer após uma boa caminhada pela praia do Preá, muito conhecida pelos prática de esportes radicais aquáticos. 

Conheça tudo sobre a Pedra Furada e Árvore da Preguiça - Jericoacoara - CE - Vamos Trilhar

Além disso, a Pedra furada é uma formação rochosa já no começo da praia com uma espécie de triângulo vazado sobre a rocha, o que emoldura a paisagem local e principalmente o pôr do sol, e vale lembrar que este lugar costuma estar bastante cheio durante quase todo o dia.

Conheça tudo sobre a Lagoa Azul - Jericoacoara - CE - Vamos TrilharTambém passamos pela Lagoa Azul, um dos pontos de encontro de todos os turistas que visitam Jericoacoara. A visita ao lugar é claramente justificada pela beleza paradisíaca, apesar do acesso ser um pouco descomplicado.

Chegando no The Alchemyst - Lagoa do Paraíso - Jericoacoara - CE - Vamos Trilhar

Em seguida, a Lagoa do Paraíso que é realmente o que o traz presente no nome. As águas cristalinas do local ganham destaque e luminosidade em função do sol privilegiado na região. 

Conheça tudo sobre a Duna do Pôr do Sol - Jericoacoara - CE - Vamos Trilhar

Por fim, a Duna do Pôr do Sol é um clássico de Jericoacoara. É nela que nativos e muitos turistas costumam se reunir nos finais de tarde para apreciar o espetáculo do astro maior.

Dia 3 – Passeio Lado Oeste + Chegada em Parnaíba

Conheça tudo sobre o passeio do Estuário dos Cavalos Marinhos em Jericoacoara - CE - Vamos Trilhar

As programações que incluem o passeio pelo lado oeste da região não ficam atrás do lado leste. Isto porque as rotas incluem outros passeios com vistas paradisíacas que complementam toda a beleza encontrada no lado oposto. 

O Mangue Seco em Jericoacoara - CE - Vamos Trilhar

Com destaque para programações que incluem o contato com cavalos marinhos nativos da região, um mangue seco, lagoas e dunas com programações que envolvem a prática de esportes na areia, povoados vizinhos, prática de kitesurf, praias e dunas. 

Dunas e Lagoa da Tatajuba em Jericoacoara - CE - Vamos Trilhar

Partindo em direção a Parnaíba, a rota segue caminho para um local exuberante com natureza preservada, conhecendo o encontro das águas marítimas com os rios da região, apreciar os pratos típicos da localidade e desfrutar de espetáculos naturais somente para quem se desloca até local. 

Dia 4 – Passeio pelo Delta do Parnaíba + Chegada em Barreirinhas

O Morro do Meio - Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

Despedir-se do Delta do Parnaíba não será tarefa fácil, portanto, prepare-se para este desafio. E dizemos isto porque o local de beleza única oferece aos turistas espetáculos dificilmente vistos em outro lugar, como a revoada dos guarás, ave típica da região em coloração avermelhada que colore a copadas árvores e o céu em tons de vermelho diariamente durante o retorno após passarem o dia em outros locais. 

Animais no Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

Também é possível ver outros tipos de animais ao longo do passeio. A exuberância deste momento pode ser admirada através de balsas que param a uma distância mínima do local. 

Igarapés do Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

Durante o passeio passamos por lugares muito intocados como o Morro do Meio, os igarapés e igapós, e a Ilha de Coroatá.

Porto de Tutóia - Delta do Parnaíba - PI - Vamos Trilhar

Após isto, chegamos ao Porto de Tutóia onde ocorre o fim do passeio. É nele que se pega transporte para Barreirinhas para continuar a Rota das Emoções.

Pequenos Lençóis - Rota das Emoções - Vamos Trilhar

Um pouco antes de chegar à Barreirinhas, fizemos uma pequena parada para apreciar a beleza dos Pequenos Lençóis ainda na estrada. Isso já nos deixou encantados, sem saber o que ainda estava por vir.

Dia 5 – Passeio de Atins e Canto de Atins

Dicas do passeio de Atins nos Lençóis Maranhenses - MA - Vamos Trilhar

No quinto dia desta aventura, a passagem pelos charmosos vilarejos do Atins vão oferecer aos visitantes oportunidades únicas de contato com a diversidade natural da região. 

Lagoas de Atins nos Lençóis Maranhenses - MA - Vamos Trilhar

Saindo de Barreirinhas, os visitantes podem esperar deste encontro inúmeras surpresas. A começar pelos pontos de parada obrigatórios da região que incluem o famoso pôr do sol no Canto do Atins, os passeios pelas dunas com o auxílio dos quadriciclos, a prática de kitesurf bastante realizada na região e também as cavalgadas, uma forma inusitada de explorar a natureza local. 

Lagoa do Bode Velho - Atins nos Lençóis Maranhenses - MA - Vamos Trilhar

Não bastassem estas razões, a programação também inclui a revoada dos guarás, um espetáculo natural emocionante. E engana-se quem pensa que as razões param por aí, pois até embaixo da água Atins surpreende, visto que em função dos plânctons luminescentes, durante os períodos de baixa de luz, a água ganha luminosidade própria quando agitada, um dos espetáculos mais esperados ao anoitecer e que não pode estar de fora do seu roteiro.

Dia 6 – Passeio de Lancha pelo Rio Preguiças + Sobrevoo pelos Lençóis

Navegando pelos Igarapés - Passeio de Lancha pelo Rio Preguiças - MA - Vamos Trilhar

O passeio de lancha sobre as águas do rio Preguiças também é uma atração que convida aos aventureiros a embarcarem nesta jornada. 

Macacos em Vassouras - Passeio de Lancha pelo Rio Preguiças - MA - Vamos Trilhar

Um dos principais passeios da região, o Rio Preguiças é uma atração obrigatória. 

Farol de Mandacaru - Passeio de Lancha pelo Rio Preguiças - MA - Vamos Trilhar

A diversidade encontrada pelas águas, a possibilidade de conhecer novas vilas que têm o acesso via aquático e as paradas estratégicas que este roteiro proporciona por meio da lancha é uma das principais razões para incluir esta forma de desbravar a região na programação de sua viagem.

Rio e mar em Caburé - Passeio de Lancha pelo Rio Preguiças - MA - Vamos Trilhar

As reservas, oferecidas através de serviços disponíveis no local, trabalham com transporte aquático que permite aos visitantes uma outra perspectiva da região. 

Conheça tudo sobre o passeio de sobrevôo pelos Lençóis Maranhenses - MA - Vamos Trilhar

Além disso, já que a proposta é estar surpreso com as belezas naturais, a visão aérea da região também é uma programação possível em função dos sobrevoos que deixam esta etapa da rota das emoções ainda mais especial.

Dia 7 – Flutuação no Rio Formiga e Povoado Cardosa + Circuito Lagoa Azul

Conheça tudo sobre o passeio do Povoado Cardosa e flutuação do Rio Formiga - MA - Vamos Trilhar

O contato com a natureza também pode ser vivenciado na pele. Através do passeio flutuante no Rio Formiga, será possível sentir a natureza de maneira única. 

Sobre o Povoado Cardosa e flutuação do Rio Formiga - MA - Vamos Trilhar

Isto porque o local oferece serviços de bóias individuais que flutuam sobre as águas do rio que tem como paragem um destino muito interessante de ser conhecido, o povoado Cardosa, conhecido por manter viva a identidade e as tradições da região maranhense e oferecendo uma outra visão sobre a localidade. 

Lagoa Azul - Circuito Lagoa Azul - Lençóis Maranhenses - Vamos Trilhar

Em seguida, o circuito que tem como destino a Lagoa Azul, uma das mais visitadas dos Lençóis Maranhenses também pode ser feito após a finalização da flutuação no rio, se apresentando como uma programação para fechar o dia com chave de ouro em um local que possui lagoa com águas cristalinas e ideais para o banho.

Dia 8 – Povoado Tapuio e Casa de Farinha + Circuito Lagoa Bonita

Farinha no forno - Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos Trilhar

Passando pelo Rio preguiça o povoado Tapuio também está situado às margens do rio, e os visitantes logo irão perceber a cultura preservada visto que os moradores ainda mantém o costume de lavar as roupas à beira do rio. 

Poster da Casa de Farinha - Passeio ao Povoado Tapuio - Lençóis Maranhenses - Vamos Trilhar

A região que não fica tão distante de Barreirinhas também deve estar na sua lista de locais a serem visitados, e como sugestão para o oitavo dia, após passar por este local, a casa da Farinha é onde as tradições da farinha de mandioca permanecem preservadas através da produção artesanal que garante o sustento de muitos moradores. 

Lagoa Bonita - Circuito Lagoa Bonita - Lençóis Maranhenses - Vamos Trilhar

Em seguida, o circuito que tem como paragem principal a Lagoa Bonita, pode ser realizado para finalizar as programações após um dia em contato com a cultura local.

Quanto tempo dura o passeio Circuito Lagoa Bonita - Lençóis Maranhenses - Vamos Trilhar

Também presente entre as lagoas mais visitadas da formação de lençóis da região, a Lagoa Bonita pode ser visitada através do aluguel de um veículo com tração nas rodas para que seja possível explorar a beleza da região em riqueza de detalhes. 

Lagoa do Clone - Circuito Lagoa Bonita - Lençóis Maranhenses - Vamos Trilhar

As águas da Lagoa bonita, igualmente em tons claros e azulados, compõem um cenário lindo sobre as areias brancas da região.

Dia 9 – Passeio por Santo Amaro (Povoado Betânia + Lagoa da Gaivota e Andorinhas)

Água cristalina da Lagoa Betânia - passeio da Lagoa e Povoado Betânia - Santo Amaro - MA - Vamos Trilhar

As programações podem ficar por conta da visitação a Santo Amaro, uma região que está a poucos quilômetros de Barreirinhas e Atins, lembrando que no trajeto até o local há muitas belezas pelo caminho. 

Barco saindo de Betânia - passeio das Lagoas da Gaivota e Andorinhas - Santo Amaro - MA

Já no local, o povoado Betânia é uma atração para quem gosta de estar presente com as tradições nordestinas, pois os moradores conduzem os visitantes a uma série de atividades como o banho de rio que pode ser feito no Rio Alegre e visita também a Lagoa da Passarela.

Lagoa da Gaivota - passeio das Lagoas da Gaivota e Andorinhas - Santo Amaro - MA

Nesta rota, destacamos as lagoas Gaivota e Andorinhas por serem locais em que as formações naturais apresentam belezas incomuns. 

Fim de tarde na Lagoa do Peixe - passeio das Lagoas da Gaivota e Andorinhas - Santo Amaro - MA

Já no local, prepare-se para estar em contato com uma paisagem composta por águas em tons de esmeralda, ideais para o nado em dias de temperaturas elevadas, além, claro, de serem outros cartões postais clássicos da região.

Dia 10 – Quadriciclo até a Praia de Caburé pelos Pequenos Lençóis

Primeira parada no passeio de Quadriciclo dos Pequenos Lençóis até a Praia de Caburé - Lençóis Maranhenses - Vamos Trilhar

Caso a adrenalina também seja um dos principais componentes da sua rota das emoções, não deixe de realizar este trajeto guiando os quadriciclos pela praia de caburé e pelas areias dos lençóis. 

Quadriciclos - passeio de Quadriciclo dos Pequenos Lençóis até a Praia de Caburé - Lençóis Maranhenses - Vamos Trilhar

A região oferece uma série de serviços com estes fins de transporte, além disso, o passeio pode durar o tempo de negociação entre os visitantes e as empresas prestadoras do serviço. 

Praia de Caburé - passeio de Quadriciclo dos Pequenos Lençóis até a Praia de Caburé - Lençóis Maranhenses - Vamos Trilhar

Vale lembrar que a programação inclui o serviço de guias que coordenam os turistas sobre os caminhos a percorrer os veículos comportam até duas pessoas.

Dia 11 – Volta para o RJ

Após tantas emoções vivenciadas neste período, o retorno é necessário. Se você estiver em direção ao Rio de Janeiro, lembre-se de verificar se há voos diretos ou se compensa ir até Fortaleza para embarcar para a cidade. 

Lembrando que em função da longa distância entre a região e o Rio, viagens de automóveis ou ônibus podem ser bastante cansativas em função dos mais de 3000 quilômetros que separam os locais, portanto, programação é a palavra de ordem para realizar esta viagem.

Rota das Emoções: outras dicas

Devo fazer passeios privativos ou compartilhados?

Trajeto do passeio de Atins nos Lençóis Maranhenses - MA - Vamos Trilhar

Considerando a diversidade de programações que a região oferece, os passeios compartilhados possibilitam a divisão de despesas, o que pode acabar compensando na hora de fazer as contas. 

Portanto, a dica é organizar com antecedência todas as programações e pontos turísticos a visitar para decidir qual a melhor forma de conhecer a região.

Quantos dias ficar na Rota das Emoções?

Nossa aventura durou 11 dias e 10 noites no local, desta forma, para um passeio mais completo indicamos aproximadamente este período de tempo para ter tranquilidade e diversidade de programas a explorar. 

Onde ficar na Rota das Emoções?

Letreiro de Barreirinhas - Lençóis Maranhenses - MAInúmeros hotéis e pousadas se encontram em Barreirinhas, Atins, Santo Amaro. A começar por Barreirinhas, locais como o Encantes do Nordeste, Pousada do Riacho, Chalés Marinas e Pousada Vasto Horizonte podem ser reservadas para estadias. Considerando Atins, a Pousada Jurara, Pousada Filhos do Vento, Vila de Pescador e Pousada do Melo também são algumas das opções encontradas no local. 

Por fim, caso Santo Amaro seja uma opção para paragem, lembre-se da Pousada Bellas Águas, Rio Alegre, Rancho das Dunas e Pousada Paraíso. E não se esqueça de que na rota das emoções leva este nome porque, de fato, o mais importante durante esta experiência é realmente se emocionar.

 

Que tal, você ficou com vontade de incluir a Rota das Emoções em seu roteiro de viagem pelo nordeste? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *