Tempo de leitura: 13 minutos
A Chapada dos Veadeiros é uma região do estado de Goiás. É também o nome de um parque nacional dentro dessa área, listado como um Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO por ser uma região de preservação excepcional do Cerrado — um dos mais antigos e diversos ecossistemas tropicais do mundo.
Conhecido por abrigar fauna, flora e formações geológicas incríveis, o parque tem uma área com 65.515 hectares com uma grande abundância de paisagens, lindas cachoeiras e lagos. Por tudo isso, é procurado por muitos viajantes em busca do verdadeiro contato com a natureza.
Se você busca aventura e contato com a riqueza natural do Brasil, não deixe de acompanhar esta lista que elaborei com os 17 melhores atrativos da Chapada dos Veadeiros, na minha opinião (não está em ordem de preferência). Infelizmente não consegui ainda conhecer todos, por isso alguns estão sem foto. Porém, em breve, solucionarei esse problema! =)
17. Cachoeiras Almécegas
As cachoeiras Almécegas I, Almécegas II ficam dentro da Fazendo São Bento, em alto Paraíso, uma das mais bonitas e organizadas da região da Chapada.
A trilha para chegar até elas é muio bacana, pois apresenta um grau de dificuldade moderado e você passará por um caminho entre as pedras. São cerca de 800 metros de caminhada até onde ficam as águas sempre geladas (congelantes no inverno).
Almécegas I tem uma queda d’água de 45 metros e a II de 8 metros.
Leve água e comida, pois não há nada para vender na entrada da cachoeira. Também prepare-se para pagar uma taxa razoável. Imperdível!
16. Catarata dos Couros
Ruidosa, caudalosa e bela. Estes três adjetivos caem como uma luva para a Catarata do Rio dos Couros. Ela é uma impressionante sequência de corredeiras, cachoeiras e poços de águas muito límpidas.
A trilha até lá é fácil, plana e curta. Se você gosta de se jogar de corpo e alma, há um pulo de cerca de 15 metros, sem dificuldades técnicas. Respire fundo e vá em frente.
A Catarata dos Couros fica a 53km de Alto Paraíso, em São João D’Aliança. A distância de ida e volta nesta trilha é de 2Km.
15. Águas Termais
Se você gosta de águas termais, não pode deixar de ir ao Éden e ao Morro Vermelho, duas propriedades que ficam a 14km de São Jorge. Elas têm pouco mais de um metro de profundidades e as águas são aquecidas a uma temperatura de cerca de 33 graus.
Uma dica: vá à noite, pois no verão a temperatura sobe muito e fica difícil submergir. À luz da lua é até mais emocionante. Livre-se das amarras e aguce os instintos sensoriais; aproveite as águas saudáveis e ouça o som dos bichos na mata que fica ao redor.
14. Cachoeiras da Fazenda Loquinhas
Muito próximo do centro de Alto Paraíso de Goiás há uma fazenda chamada Fazenda Loquinhas. Nela, existem duas trilhas. Uma leva para um local com sete poços (Loquinhas) e outra com seis (Violeta).
Nesta fazenda existem diversas cachoeiras, todas desembocando em poços límpidos, com fundo verde esmeralda. A estrutura do lugar é impressionante. Ideal para levar crianças e até idosos.
13. Cachoeira dos Cristais
Também em Alto Paraíso, a Cachoeira dos Cristais é um destino recomendado para toda a família. Logo na entrada da trilha você se depara com uma linda piscina natural, onde o Rio Cristal inicia uma sequência incrível de pequenos poços.
A dos Cristais é a última de uma sequência de pequenas cachoeiras que você encontrará pelo caminho.
Também não deixe de curtir o mirante de onde se vê a Serra Geral, o Vale do Moinho e a Serra da Baliza. O pôr e o nascer do sol ali valem muito a pena.
12. Cachoeira Santa Bárbara
A Cachoeira Santa Bárbara fica em Cavalcante. Ela ostenta o título de queda d’água mais bonita de Veadeiros. Para chegar até ela vá a pé da vila Kalunga Engenho II por uma trilha plana. Cuidado, pois há trechos escorregadios, especialmente durante a época das chuvas. É preciso atravessar um rio.
No caminho, curta a paisagem impressionante: colinas cobertas com campos floridos. Vá pela manhã para evitar o sol forte e aproveitar a melhor luz para fazer fotos. Ao meio-dia é a melhor hora para aproveitar o véu branquíssimo da cachoeira.
11. Cachoeira Ave Maria
Situada entre Cavalcante e Minaçú, a Cachoeira Ave Maria é uma beleza que merece ser apreciada do alto do Mirante Ave Maria (no topo da primeira serra). A queda d’água tem impressionantes 120 metros de altura.
Trata-se de um paraíso pouco explorado, pois a maioria dos visitantes da Chapada dos Veadeiros acham difícil chegar até lá. Os guias que fazem esta trilha também são escassos. Mas, vale muito a pena!
10. Cachoeira Capivara
A pouco mais de 22km de Cavalcanti fica a Cachoeira Capivara. Ela é deslumbrante, de fácil acesso e pode ser apreciada por toda a família, inclusive crianças. O local possui um mirante que pode ser explorado para fazer lindas fotos.
9. Cânions
Talvez as imagens mais reproduzidas da Chapada dos Veadeiros sejam as dos cânions.
A trilha que leva até eles tem, mais ou menos, 10,5 km de ida e volta. A duração é de 4 a 6 horas, com dificuldade média.
Além de chegar lá e se deparar com as formações rochosas de tirar o fôlego, durante todo o percurso você pode avistar o Rio Preto, algumas cachoeiras, inclusive a Cachoeira das Cariocas (famosíssima na região).
Informe-se sobre os períodos em que os cânions estão fechados, geralmente para a reprodução de alguns animais protegidos por lei.
8. Cachoeira Carioquinhas
A Cachoeira das Cariocas, ou Carioquinhas, parece que foi feita sob medida. Ela tem piscinas naturais espalhadas por todos os lados, além de ser banhada pelo sol durante o dia todo. Está localizado na Vila São Jorge, 35km de Alto Paraíso.
Aproveite este lugar perfeito para relaxar, pegar sol, nadar e até brincar com os peixes nos “aquários naturais” — eles rendem lindas fotos!
Para chegar até lá a trilha há uma excelente sinalização, apesar de ser longa. São mais de 2 horas até lá. Mas, vale cada segundo!
7. Saltos do Rio Preto
Os Saltos do Rio Preto são duas cachoeiras maravilhosas da Chapada. Uma delas possui 80 metros de queda d’água. Aos seus pés, um lindo lago.
Para chegar até ela, a caminhada é de cerca de 6 km; o caminho de volta tem uma longa subida. Leva-se cerca de cerca de 4 horas caminhando rápido, ou entre 6 ou 7 horas em passo moderado (apreciando a paisagem).
Já a outra (o outro salto) tem queda de 120 metros e está localizada em uma área onde a visitação não é permitida. Pode ser apreciada de um mirante — uma espécie de paraíso intocável.
Apesar de não ser obrigatório o acompanhamento de um guia, é interessante contar com um durante este passeio. Leve lanche, protetor solar, boné e divirta-se.
6. Cachoeira e Vale do Segredo
Pense em um vale gigante, de cerca de 100 metros, que mergulha num lindo poço de água azul esmeralda. Este é o Vale do Segredo, em São Jorge.
Atenção: entre maio e outubro (período da seca) a trilha para chegar até este paraíso é de de 4 km. Já entre novembro e abril, época de muitas chuvas, pode-se ter que percorrer até 8 km. Vale muito a pena, pois no caminho é possível desfrutar de lindas piscinas naturais.
5. Jardim Maytrea
Este lugar, que é muito valorizados pelos místicos, fica a 40km de Alto Paraíso (estrada que vai para São Jorge). É um dos lugares mais fotografados da Chapada dos Veadeiros, pois possui campos de flores, buritizais e veredas. Seu horizonte é cortado de montanhas. Um pedaço do paraíso na terra!
Curiosidade: Maytrea significa Jesus para muitos adeptos das artes místicas. Quem vai até lá, por mais cético que seja, volta contando que a atmosfera é realmente mágica.
- Conheça tudo sobre o Jardim Maytrea e Morro da Baleia — Chapada dos Veadeiros — GO
- Vídeo do Jardim Maytrea – Chapada dos Veadeiros – GO
4. Paralelo 14
O Paralelo 14 é um dos pontos altos do misticismo que gira em torno da Chapada dos Veadeiros. Ele é uma linha imaginária que, de acordo com quem defende a ideia, também corta Machu Picchu, no Peru.
É um atrativo para as pessoas que gostam da mística em torno deste paraíso natural. Ao final desta linha imaginária há uma cidade de apenas oito mil habitantes com estranhas construções, templos, casas, cristais e até pirâmides.
Quer ouvir histórias sobre discos voadores e seres extraterrestres? O Paralelo 14, em Alto Paraíso de Goiás, é o seu destino. Quem sabe você tem lá um contato com o outro mundo?
3. Mirante da Janela
O Mirante da Janela fica a 16km da cidade de São jorge. É um lugar onde se pode contemplar os Salto II e II do Rio Preto. Ali, a visão é coisa de cinema.
A trilha tem uma diferença de altitude considerável e grandes pedras. Portanto, vá preparado para alongar as pernas. E mais: no caminho você pode se molhar com uma sequência de pequenas quedas d’águas e piscinas naturais.
2. Corredeiras
As Corredeiras do Rio Preto são atrações à parte. Elas formam piscinas e hidromassagens naturais (em alguns pontos a água é quentinha) que certamente vão te encantar.
Pense num lugar majestoso, repleto de cascatas e muita água cristalina. Se é disso que você gosta, não deixe de visitar as Corredeiras!
1. Vale da Lua
O Vale da Lua é um dos pontos mais visitados na Chapada dos Veadeiros. Tem este nome por lembrar mesmo uma paisagem lunar. Fica em Alto Paraíso de Goiás e é um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel.
Este vale está fora do Parque Nacional, na Serra da Boa Vista. Mas, atenção: torna-se perigoso nos períodos de muita chuva, pois as trombas d’água podem acontecer a qualquer momento.
Está a 11 km de São Jorge pela rodovia GO-239, entrando-se por uma estrada de terra do lado oposto ao Parque Nacional. Não é obrigatório ir com um guia, porém há uma pequena taxa que deve ser paga para entrar neste paraíso.
Partiu Chapada dos Veadeiros?
Logicamente, estas 17 atrações são apenas um recorte de tudo que você pode vivenciar na Chapada dos Veadeiros. Existem muitas outras. A natureza nesta privilegiada região do Brasil é surpreendente e as descobertas são incríveis.
Ainda conversaremos muito sobre a Chapada aqui no Blog. Por enquanto, conte-nos se você já esteve lá, se está curioso para conhecer. Vamos trilhar!
Confira nossos conteúdos sobre a Chapada dos Veadeiros:
Artigos
- Conheça tudo sobre a Catarata dos Couros – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre o Jardim Maytrea e Morro da Baleia – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre o Vale da Lua – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira Santa Bárbara – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira da Capivara – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre os Cânions da Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira Cariocas – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre as Cachoeiras Almécegas 1 e 2 – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre os Saltos do Rio Preto – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre o Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira do Segredo – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira Candaru – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre o Raizama – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça tudo sobre a Cachoeira Loquinhas – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça as cachoeiras do Quilombo Kalunga – Cavalcante – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça os principais atrativos de Alto Paraíso de Goiás – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça os principais atrativos de São Jorge – Chapada dos Veadeiros – GO
- Conheça os principais atrativos de Cavalcante – Chapada dos Veadeiros – GO
- Os 17 melhores atrativos da Chapada dos Veadeiros – GO
- 70 cachoeiras e poços da Chapada dos Veadeiros para você conhecer – GO
Vídeos
- Almécegas 1 e 2: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO
- Cachoeira do Macaquinhos: O que fazer na Chapada dos Veadeiros (GO) #86
- Trilha dos Cânions e Cachoeira Cariocas: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #87
- Trilha da Cachoeira do Segredo: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #88
- Trilha do Vale da Lua: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #89
- Trilha da Cachoeira Santa Bárbara: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #90
- Trilha da Cachoeira Candaru: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #91
- Trilha da Cachoeira Capivara: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #92
- Cachoeiras do Quilombo Kalunga (Cavalcante): O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #93
- Trilha dos Saltos do Rio Preto e Corredeiras: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #94
- Trilha do Santuário Raizama: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #95
- Trilha da Catarata dos Couros: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #96
- Trilha da Cachoeira Loquinhas: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – GO #98
- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – O que fazer na Chapada dos Veadeiros (GO) #99
- O que fazer em 8 dias e 7 noites na Chapada dos Veadeiros – GO #100
- Viagem completa de 8 dias pela Chapada dos Veadeiros – GO (Longa Metragem) #101
Link permanente
Os leitores aqui conhecem as Cachoeiras de Pirenópolis?
Caso a resposta seja negativa, acessem este link http://vemprapiri.com.br/pirenopolis/cachoeiras-de-pirenopolis/ e planeje uma ida a cidade.
Link permanente
Oi Ismael, tudo bem?
Sou dois pra conhecer as Cachoeiras de Pirenópolis. Estou me programando pra conhecer a região também!
Grande abraço,
Vinícius Pinto
Link permanente
REGIÃO LINDA DEMAIS…….ADOREI
Link permanente
Oi Ivone, tudo bem?
É linda demais mesmo, né? =)
Link permanente
QUE VÍDEOS IRADOS!
Parabéns pelo conteúdo, fiquei até sem saber aonde ir de tanto lugar lindo! kkkk
Link permanente
Oi Amanda, tudo bem?
Obrigado pelo elogio! Eu já fui 3 vezes lá, conheci esses e mais uns outros. Ainda tenho que atualizar esse post! kkkkk