Tempo de leitura: 3 minutos
Fomos conhecer o famoso Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, durante nossa viagem para o Paraná. Nele, vimos os lindos Arenitos e algumas Furnas.
Alugamos um carro em Curitiba e saímos por volta das 08h30 em direção à Ponta Grossa. De acordo com o GPS a gente levaria cerca de 1 hora na estrada para chegar até lá. No caminho, passamos por dois pedágios que somados custaram 15 reais.
Ao chegar no parque, estacionamos o carro e fomos em direção à bilheteria para já garantir os ingressos e reservar os passeios para os dois atrativos. Eles tem hora de saída então é bem importante você ter isso em mente na hora da compra.
Estudantes, funcionários públicos e doadores de sangue têm direito à meia entrada. Nós pagamos 38 reais para fazer os dois passeios.
O primeiro passeio que fizemos foi para conhecer os Arenitos. O ônibus que leva até o atrativo sai de 15 em 15 minutos.
Descendo do ônibus recebemos uma grande explicação do guia sobre toda a história do parque e das formações rochosas da região. Era muita informação.
Ao longo de todo percurso haviam guias em pontos estratégicos para nos dar orientações e explicações. Também pudemos observar diversas formações rochosas curiosas como: Camelo, Sid da Era do Gelo, Rinoceronte, Garrafa de Coca-Cola, cabeça de índio, etc. Dá pra usar bem a imaginação e a criatividade.
Depois de um bom tempo de caminhada chegamos em uma bifurcação. Em um lado podemos pegar o ônibus para ir embora e do outro continuamos a trilha para ver a Taça e dar a volta completa pelos Arenitos. Muitos preferem ver a Taça e depois voltar para pegar o ônibus, não fazendo a volta completa.
A Taça de Arenito é o principal atrativo da trilha e é um mirante bastante concorrido, especialmente para tirar fotos. A dica é: vá bem na frente do seu grupo ou bem no fim. O problema é que você pode acabar encontrando grupos de outros horários.
Caminhando pelo bosque a trilha fica com sombra durante todo o percurso. Porém, ela não tem tantos atrativos para contemplar. Esse trecho tem 1,7km de distância com vários degraus subindo e descendo, cerca de 500 degraus ao todo.
No final, ao invés de pegar o ônibus voltando para a sede, resolvemos ir andando já que não era tão longe, a paisagem era muito bonita e a gente ainda tinha um bom tempo para esperar até a saída do próximo passeio.
O segundo passeio foi para as Furnas e Lagoa Dourada. Entramos no ônibus às 13h30. Esse atrativo era mais distante, tivemos que sair do parque, pegar uma estrada e depois entrar por outra entrada que é só para este passeio.
Neste passeio, a primeira parada foi em Furnas 2, que possui um grande mirante para contemplação da lagoa no fundo da furna. Já na Furnas 1 existia um elevador que levava até o fundo dela, mas está interditado desde 2002, devido à danos ao meio ambiente. Tentamos achar um mirante para conseguir vê-la melhor, mas não tivemos muito sucesso já que ela tem uns 100 metros de profundidade.
Em seguida, partimos em direção à Lagoa Dourada. Ela também é uma furna, mas que está em processo terminal. Ela já foi funda, mas foi assoreando e hoje a sua parte mais funda possui 5 metros e o mais raso 40 cm. Atualmente, ela também funciona como aquário natural para reprodução de lambaris.
Por fim, voltamos à sede do parque, encerramos o passeio e pegamos estrada novamente para conhecer o Buraco do Padre e a Fenda da Freira.
Confira o vídeo:
? MEU BLOG:
https://www.vamostrilhar.com.br/
? MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram – http://www.instagram.com/vamostrilhar
Facebook – http://www.facebook.com/vamostrilhar
Pinterest – https://www.pinterest.com/vamostrilhar
Tiktok – https://www.tiktok.com/@vamostrilhar
? CANAL DO TELEGRAM: https://t.me/vamostrilhar
? GRUPO DO FACEBOOK: https://www.facebook.com/groups/700736483347493
? SE INSCREVE AQUI NO CANAL: http://bit.ly/24Q5stg