Poços da Mãe D’Água e Ponte Velha: o que fazer em Guapimirim – RJ (Parnaso)

Tempo de leitura: 2 minutos

youtube-guapimirim-poços-da-mãe-dagua-ponte-velha-vamos-trilhar

Depois de conhecer os Poços da Capela e da Caninana, fizemos outra trilha no Parque Nacional da Serra dos Órgãos para conhecer os Poços da Mãe D’Água e da Ponte Velha, em Guapimirim.

Pegamos o carro que estava no estacionamento e subimos um pouco mais a estrada até o camping do parque, onde estacionamos novamente e seguimos andando até o Poço da Ponte Velha.

Para chegar até o poço não foi necessário pegar uma trilha, já que ele fica na beira da estrada. Antes só passamos por uma pequena praça com mesas de piquenique, onde haviam várias famílias almoçando. Descemos a escadinha e já chegamos.

Como é o poço mais acessível, ele estava bem mais cheio que os outros. Portanto, só passamos nele para conhecer e não ficamos muito mais tempo. Ele recebeu este nome pois existe as ruínas de uma antiga ponte de pedra que passava por ali.

Voltamos para o estacionamento e começamos a subir a pé a estrada mais um pouco até chegar à entrada da trilha Mãe D’Água, que leva até o poço de mesmo nome. Esta trilha tem várias ramificações que podem te levar a lugares diferentes e não é bem sinalizada.

Do ponto que entramos, na primeira bifurcação seguimos à direita. Se seguir para a esquerda você vai caminhar um bom tempo até o Centro de Visitantes. Em seguida, você chegará em outra bifurcação. Para a esquerda, indo no sentido contrário ao fluxo de água da vala de captação, você chegará à cachoeira. Seguindo o fluxo para a direita, você sairá na estrada do parque.

Em aproximadamente 5 minutos você percorre a trilha inteira e já consegue chegar até o Poço da Mãe D’Água, que nos surpreendeu positivamente.

O poço tem uma boa profundidade, dando pé em quase sua totalidade. A água é verde cristalina, assim como os outros poços da região. Ao se aventurar pelas pedras é possível encontrar diversas quedas d’água para aproveitar como hidromassagem natural. Algumas eram tão fortes que mal conseguíamos ficar embaixo.

O local pega sol boa parte do dia e é bem arborizado. Um ambiente perfeito para famílias. Quando visitamos, só tinha a gente por lá.

Logo acima dele fica o Poço da Preguiça, que já visitamos em outra oportunidade, e bem mais abaixo, descendo o rio, o Poço da Ponte Velha e o Poço da Capela. Todos são parte do Rio Soberbo.

Confira o vídeo:

? MEU BLOG:
https://www.vamostrilhar.com.br/

? MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram – http://www.instagram.com/vamostrilhar
Facebook – http://www.facebook.com/vamostrilhar
Pinterest – https://www.pinterest.com/vamostrilhar
Tiktok – https://www.tiktok.com/@vamostrilhar

? CANAL DO TELEGRAM: https://t.me/vamostrilhar

? GRUPO DO FACEBOOK: https://www.facebook.com/groups/700736483347493

? SE INSCREVE AQUI NO CANAL: http://bit.ly/24Q5stg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *