8 principais atrativos de Itacuruçá – RJ

Tempo de leitura: 7 minutos

Está pensando em um destino que reúne praia, passeios de barco, ilhas paradisíacas e muito verde? Então você precisa conhecer os principais atrativos de Itacuruçá, na região da Costa Verde, estado do Rio de Janeiro!

Conhecemos esse paraíso a convite da Agência Aventureiros, eles possuem diversos pacotes de viagens para os melhores lugares do Brasil e do Mundo!

Sobre isso vamos falar neste artigo. Continue lendo para ver tudo o que você pode aproveitar em Itacuruçá além de um pouco de sua história e dicas de atrativos para fazer uma viagem inesquecível. Confira!

Sobre Itacuruçá

Itacuruçá é um pequeno distrito do município de Mangaratiba/RJ, na região da Costa Verde — área que fica entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. É um destino bastante procurado por turistas de todo o Brasil e até de fora do país.

Itacuruçá é um nome indígena que significa “Pedra da Cruz”. Consta que durante o processo de “colonização”, os jesuítas (padres cujo objetivo era converter os nativos ao catolicismo) ergueram uma grande cruz de pedra na Ilha de Piaçavera, daí que os indígenas tirar o apelido (Ita = pedra + Curuçá = cruz).

Acessível pela Rodovia Rio-Santos, Itacuruçá é também um distrito vizinho de Muriqui e próximo da ilha que recebe o mesmo nome.

Como chegar a Itacuruçá

Partindo da capital fluminense, pegue a avenida Brasil até a Rodovia Rio-Santos. Depois, seguindo mais uns 20 minutos você vai passar por Itaguaí e Coroa Grande. A próxima parada é Itacuruçá!

A região é muito bem sinalizada. Preste bastante atenção nas placas e peça informações no meio do caminho. Não tem erro!

Trace sua rota usando o Google Maps:

Um pouco de história de Itacuruçá

Os historiadores contam que no século XVII as terras da região que hoje é conhecida como Costa Verde eram domínio dos povos nativos chamados Tamoios.

Durante a expansão da colônia, os portugueses misturaram aos indígenas locais algumas centenas de índios Tupinambá trazidos do sul da Bahia. O objetivo era claro: confundir e gerar choques de culturas para dominar o território.

Com o domínio conseguido, os padres jesuítas fundaram um povoado na área do continente mais próxima da ilha de Piaçavera e ali fincaram a cruz. A localidade, quase um século depois (em 1840), recebeu uma igreja em homenagem a Nossa Senhora de Santanna. Pouco a pouco foi se formando um povoado.

Outro ponto interessante da história da região da Costa Verde e de Itacuruçá foi a presença do comendador Joaquim José de Sousa Breves que, em Mangaratiba, notabilizava-se por ser o maior proprietário de escravos do Brasil Colônia e dono de terras para a produção de café que iam do litoral sul do Rio de Janeiro até os contrafortes da serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, passando pelos atuais municípios de Valença, Vassouras, Piraí, Barra do Piraí, etc.

A partir de 1940, Itacuruçá possuía três grandes atividades econômicas: produção de bananas, pesca intensiva e balneário turístico.

Atualmente, além da tradição do turismo e de ponto de partida dos passeios de saveiro ao redor das ilhas tropicais, tornou-se moradia para centenas de famílias de profissionais que atuam nas empresas situadas no porto de Itaguaí.

Os principais atrativos de Itacuruçá

Confira, a seguir, os principais atrativos de Itacuruçá e região:

1. Centro Cultural de Itacuruçá

Uma antiga Estação Ferroviária foi transformada em um Centro Cultural. Lá é possível apreciar objetos e documentos que ajudam a imaginar o passado cheio de mistérios da região. Há, por exemplo, um grande cofre que, dizem, nunca foi aberto.

O Centro Cultural de Itacuruça também promove a Feira de Artesanato onde é possível comprar artefatos e obras de arte dos moradores da região — de sexta a domingo no calçadão central do distrito.

2. Passeios de barco

Ilha de Itacuruçá - RJ - Vamos Trilhar

Os passeios de barco também são uma das maiores aventuras de Itacuruçá. São oferecidos por agências que operam com barcos do tipo saveiro, normalmente partindo  da Praia de Itacuruçá para as diversas ilhas quase desertas da região.

Entre as ilhas visitadas, as mais bonitas e instigantes são a Ilha dos Gatos (Ilha Furtada, somente passagem, pois não há população, apenas uma quantidade imensa desses felinos que vivem de maneira selvagem) e a Ilha de Jaguanum (onde estão três praias muito lindas), Ilha dos Marins, Ilha Jardim e outras ilhotas.

→ Nós fizemos um passeio de barco. Confira todos os detalhes e um vídeo que produzimos neste artigo: Itacuruçá: passeio de barco pelas ilhas da região – RJ (ft. Agência Aventureiros)!

3. Ilha de Itacuruçá

Porque se hospedar no Porto Marina - Rede Mont Blanc em Itacuruçá - RJ - Vamos Trilhar-min

A Ilha de Itacuruçá merece destaque, pois é bastante visitada e tem uma excelente infraestrutura para receber turistas. Ali é possível fazer mergulhos nas diversas praias (Prainha, Praia Grande, Águas Lindas, Praia do Boi e Sapioeira). Há pousadas e restaurantes para todos os bolsos e gostos.

Além de curtir as praias, também é possível aproveitar o interior da Ilha de Itacuruçá. São várias trilhas que levam até pequenas cachoeiras. A paisagem é deslumbrante, especialmente por conta de um morro de cerca de 330 metros de altura que, lá no alto, revela uma vista incrível da Baía de Sepetiba.

4. Muriqui e Praia Grande

Muriqui e Praia Grande são dois distritos que também pertencem a Mangaratiba e ficam muito próximos de Itacuruçá. É possível chegar a eles de automóvel ou de barco. É aconselhável reservar um dia inteiro da viagem para aproveitar as águas tranquilas destes dois destinos.

5. Praia Grande

A Praia Grande é uma das mais movimentadas de Itacuruçá. Seu público é, em sua grande maioria, formado por jovens. Está cercada de verde e tem um mar bastante tranquilo. Ali é possível tomar longos banhos e aproveitar uma excelente infraestrutura (bares, restaurantes, pousadas). Também dali saem barcos diariamente que levam os turistas para outros pontos da Costa Verde.

5. Praia Brava

Essa praia é grande, tem cerca de 500 metros de extensão e conta com casas de veraneio em seu entorno. É um destino recomendado para quem não gosta de ficar 100% isolado, mas ao mesmo tempo quer curtir férias com bastante tranquilidade.

A Praia Brava é recomenda para a prática de vôlei de praia, altinha e vela, além de mergulhos em suas águas claras. Em alguns pontos o mar bem “bravo”, daí o nome (atenção especial com as crianças).

7. Praia de Quatiquara

A Praia de Quatiquara é uma das mais preservadas, por isso é sempre lembrada como um dos principais atrativos de Itacuruçá. Tem tem areias e água limpíssimas e sua beleza é composta por coqueiros e outras espécies vegetais de mata nativa, quase sem nenhuma intervenção humana.

É recomendada para quem gosta mesmo de um destino mais “selvagem”, pois não possui bares ou restaurantes. Fique atento: leve comida e água; e não esqueça de levar seu lixo embora. Aproveite as trilhas e renove as energias!

8. Trilhas na Ilha de Itacuruçá

Você gosta de trilhar pelo litoral? Aproveite para percorrer as trilhas que ligam as belas praias da Ilha de Itacuruçá. Elas vão costeando o território, alguns trechos são bem desertos, outros passam próximos a residências e pousadas.

Onde se hospedar em Itacuruçá

Há muitas opções em pousadas e hotéis na região. Nós aqui do Vamos Trilhar nos hospedamos no hotel Porto Marino, da Rede Mont Blanc, que é uma das acomodações mais luxuosas da região. Confira o que nós destacamos dessa hospedagem:

Quando ir a Itacuruçá

A alta temporada para visitar os atrativos de Itacuruçá é o verão — de novembro a março. Mas isso não impede de visitar a região também no outono e na primavera, especialmente se você quer curtir suas férias sem ter que dividir espaço com outros turistas.

4 Comentários


  1. Oi, adorei seu post mas tenho uma correção a fazer sobre a praia de Quatiquara pois lá existem sim bares, o que acontece é que em alguns dias da semana em baixa temporada, ou caso o clima não esteja muito favorável, pode acontecer deles não abrirem. Se forem em alta temporada encontrarão por exemplo o bar do Tudinho com várias opções de refeições. ?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *