Tempo de leitura: 8 minutos
As expedições pelo deserto do Atacama têm atraído brasileiros a visitar o Chile há muitos anos — uma tendência que não para de crescer, segundo dados oficiais do governo local.
De clima completamente diferente do Brasil, este deserto da América do Sul reúne imensa riqueza natural e é conhecido como um dos pontos de parada obrigatória por quem está de passagem pelo Chile.
A região muito conhecida pela natureza exuberante divide espaço com espécies de animais nativos da região, fenômenos naturais, falésias que compõem a Cordilheira dos Andes e possui até mesmo um furacão que se localiza no horizonte desta vista.
Mas você sabe como são as temperaturas neste local que apresenta algumas regiões com mais de 5000 metros de altitude acima do nível do mar?
→ Recentemente, nós fizemos uma parceria com a Fui Gostei Trips, uma agência incrível que foi criada por brasileiros apaixonados pela América do Sul, para essa aventura. Ao final deste artigo, saiba mais detalhes e também aproveite nosso cupom de descontos para planejar sua próxima aventura em alto estilo!
Confira, a seguir, todas as dicas para saber quando visitar e o que esperar das temperaturas chilenas nesta região privilegiada pela natureza!
Clima no Deserto do Atacama
É preciso ter em mente que apesar de muitos desertos mundo afora serem famosos, apresentamos um fato importante a ser considerado: o Atacama é o deserto mais seco do planeta.
Isto porque a região pode ficar até um ano sem uma gota de chuva, o que contribui bastante para que o clima local seja extremamente árido.
O fato desta região estar cercada pelos picos da Cordilheira dos Andes faz com que haja uma barreira natural que não possibilita a entrada de umidade na região.
Por conta disso, a chuva não será um fator recorrente no local, embora isto tenha chances de ocorrer em épocas bastante específicas.
Temperaturas no Deserto do Atacama
Dependendo da época do ano escolhida para se realizar a viagem, a temperatura irá influenciar mas não será um impeditivo durante a realização do seu roteiro. Considerando as temporadas de calor no Chile, durante o verão e até mesmo na primavera, no deserto do Atacama os termômetros podem marcar máximas de 40 graus durante o dia.
Com relação ao período noturno, os números não ficam longe dos 5 graus, portanto, ainda que não seja temporada de inverno, é necessário estar bastante abrigado para que o frio não atrapalhe a viagem.
Tendo em mente as estações de inverno e outono os números não são muito diferentes considerando as máximas de temperatura, pois em dias quentes as máximas podem chegar aos 20 graus e durante a noite, período em que naturalmente a temperatura cai, cerca de 1 grau ou -1 podem marcar os ponteiros.
Fases da lua
Imagine só um cenário cinematográfico em que o céu é o grande espetáculo. Sim, é possível realizar um tour que tem como objetivo a observação estrelar de um dos pontos mais famosos para se fazer isso.
Em função da altitude e das condições geográficas desta região, o Atacama tem sido visitado cada vez mais por pessoas que desejam conhecer mais da imensidão acima de nós.
Por oferecer um tour que tem esta proposta como objetivo, os turistas podem esperar emoções até mesmo vinda das alturas, pois aos finais de semana a visitação do observatório que se situa no local está aberta.
Entretanto, para ter o máximo de aproveitamento deste roteiro é necessário estar atento às fases da lua, isto porque em períodos de lua cheia por conta da luz lunar estar mais forte, não é possível reparar o céu em detalhes. Foi o que aconteceu com a gente. Durante nossa viagem, a lua estava cheia e não foi possível realizar o tour astronômico.
Portanto, atenção ao calendário, chegou a hora de usar as informações da fase da lua para programar o passeio e poder observar um dos céus mais limpos e famosos do planeta.
Chuva no Deserto do Atacama
É verdade que o deserto do Atacama sobrevive com doses mínimas de chuva o ano inteiro, entretanto é durante os meses de dezembro a março as chuvas são uma realidade no local, foi o que aconteceu conosco.
Em nossa experiência vivenciamos esta raridade encontrada por lá, pois choveu no nosso passeio para o Vallecito e Magic Bus e isso não estava em nossos planos.
Entretanto, para evitar com que isto aconteça, programe-se para estar no local em temporadas que a chuva não estiver prevista, mas caso isto ocorra, não há que desesperar, pois a chuva não costuma ser forte e cessam com bastante rapidez.
Como é o verão no Atacama?
Por ser um período de maior calor, a chuva pode ser uma realidade neste período, lembrando que o verão no Atacama ocorre na mesma época em que o verão no Brasil.
Por conta disso, as altas temperaturas que rondam os 35 e 40 graus podem ser um fator que influencie na questão da altitude e acabe provocando leve mal estar, pois com maior calor ocorre que muitos turistas podem ficar mais cansados em função do ar rarefeito.
Por isso, caso você opte por realizar esta viagem nesta altura do ano, esteja sempre atento aos cuidados necessários para evitar o soroche, realidade que pode se acentuar em temporadas em que as temperaturas estão mais elevadas.
Como é o inverno no Atacama?
Se é frio que você espera, é realmente isso que você irá encontrar. De clima bem diferente do Brasil, as temperaturas no Chile não aliviam nesta época.
Por conta da neve, muitas programações podem ficar interditadas por meses, pois a neve pode ser o principal fator impeditivo, e para a segurança dos turistas as aventuras ficam encerradas até a mudança de estação.
Além disso, quanto mais alta a região que você estiver, mais frio ela será, considerando que há programações que marcam mais de 10 graus negativos nesta temporada, como é o caso dos Geysers del Tatio.
Temporadas turísticas no Atacama
Obviamente, as temporadas de turismo no Atacama estão bastante ligadas às variações de clima e temperatura local. Normalmente, elas estão assim divididas:
- Alta temporada: dezembro a fevereiro (verão). A estação mais popular para visitar o deserto de Atacama são os meses de verão de dezembro, janeiro e fevereiro. As agradáveis temperaturas diurnas e as noites mais quentes proporcionam momentos maravilhosos para explorar o deserto.
- Baixa temporada: junho a agosto (inverno) O inverno traz baixas temperaturas noturnas e a possibilidade de tempestades de inverno, tornando os meses de junho a agosto menos ideais para uma visita ao deserto de Atacama.
- Estação intermediária: setembro a novembro (primavera)/março a maio (outono). O outono e a primavera no deserto de Atacama são estações do ombro acompanhadas por boas temperaturas e menos turistas.
Melhor época para brasileiros: outono e primavera
Por conta das temperaturas extremas tanto no inverno quanto no verão, dê sempre preferência para a visita em estações como primavera e outono, pois assim você terá mais chance de fugir das temperaturas mais elevadas e das épocas em que tudo parece estar congelado.
Deserto do Atacama mês a mês
Considerando o ano inteiro, nos primeiros meses que vão de janeiro a meados de março as chuvas podem ser aguardadas, é necessário estar atento.
Partindo para março até alguns dias de maio, é tempo de apreciar o resultado das chuvas dos meses anteriores, pois a natureza no local se renova e deixa a paisagem ainda mais bonita.
Considere também o primeiro e o último trimestre do ano para ver a reprodução dos flamingos, considerando que no último trimestre existe a possibilidade de ver o deserto em flores, o que deixa a paisagem ainda mais deslumbrante.
Explore o Atacama com a Fui Gostei Trips
Como você viu, o Atacama é um lugar de extrema beleza, e que permite muitas aventuras.
Talvez você esteja se perguntando como pode organizar sua trip para essa que é uma das áreas mais emblemáticas da América do Sul.
Sugerimos que você faça como a gente aqui do Vamos Trilhar: viaje com a Fui Gostei Trips. Ao escolher a Fui Gostei Trips para sua aventura, você vai contar com roteiros escolhidos a dedo; além disso, a equipe atende em português e dá todo o suporte que os viajantes merecem.
Não importa se você vai sozinho, em dupla ou em grupo; visite o site da Fui Gostei Trips e solicite um orçamento para o pacote de viagens dos seus sonhos. Nós recomendamos muito!
→ Use o cupom de desconto VAMOSTRILHAR10
Que tal, nós conseguimos lhe ajudar a decidir qual é a melhor época para viajar para o Atacama? Você gostou das nossas dicas? Siga-nos no Instagram para ver fotos incríveis dessa e de outras aventuras!