Tempo de leitura: 2 minutos
Sabe aquela foto que pelo menos algum conhecido seu já postou, em que estava dependurado numa rocha à beira do precipício no Rio de Janeiro? Provavelmente foi tirada na Pedra do Telégrafo, um dos pontos mais procurados para aproveitar a paisagem carioca.
Sobre a Pedra do Telégrafo
A Pedra do Telégrafo é um dos destaques do setor das Praias Selvagens do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), que é um dos maiores do mundo.
Para chegar na Pedra do Telégrafo temos que subir por 1.880 metros de caminho e 356 metros de altitude, que leva em média 1 hora a partir do bairro de Barra de Guaratiba, na zona oeste carioca. A trilha é sinalizada e devemos seguir para as praias selvagens até o acesso para nosso destino.
Apesar de chamada de Pedra do Telégrafo, o nome dado à rocha onde podemos tirar a famosa foto é outro: Pedra do Cavalo, da Bigorna ou do Abismo. Do seu topo podemos ver a Praia de Grumari, as Praias Selvagens de Guaratiba e as Pedras da Gávea e do Pontal.
A verdadeira Pedra do Telégrafo alguns minutos a pé subindo o morro. Para escalar nela é preciso equipamentos e no seu topo há uma bandeira do Brasil onde havia uma estação militar de monitoramento da costa, com vista deslumbrante da região.
Para os que preferem passeios mais seguros e acompanhados indicamos que procure por um guia, que pode ainda apresentar outros atrativos turísticos da região.
Perigo ou ilusão de ótica?
Quem vê as fotos da Pedra do cavalo (“Pedra do Telégrafo”) e não conhece o lugar tem certeza que é uma loucura. A rocha que fica mais no extremo tem uma ponta virada para o penhasco e logo ao lado está o precipício, por isso todo cuidado é pouco.
Porém, 50 cm abaixo dessa ponta há uma parte lisa com pouco declive onde podemos ficar em pé e nos pendurar para fazer a posição. Com a foto planejada, o posicionamento e enquadramento adequados a fotografia mostra somente a área da ponta da rocha, parecendo não existir apoios.
Como este é um atrativo muito visitado no Rio de Janeiro, dê preferência para visitar nos dias de semana, pois a fila para tirar a foto pode demorar até 3 horas nos fins de semana. O período da tarde é o mais indicado porque a luminosidade é maior nessa área.
Fotos da Pedra do Telégrafo
Muita gente mesmo tem se disposto a subir “o Telégrafo” e tira onda com as fotos nas redes sociais. Veja algumas imagens que encontramos por aí!
- Pose na “Pedra do Telégrafo”. Fonte: G1.
- Ludmilla: https://www.instagram.com/p/BDrblDgjQYQ/
- Flávia Alessandra: https://www.instagram.com/p/1Yi6CUpcBl/