Tempo de leitura: 8 minutos
A passagem pelo famoso deserto do Atacama é um dos programas mais realizados no Chile. Por apresentar condições climáticas bastante diferenciadas, este país reúne imensa riqueza natural diversificada e não encontrada no Brasil.
Além disso, o Atacama é conhecido como um dos pontos de parada obrigatória para quem está de passagem pela América do Sul. Os dados do turismo no Chile comprovam: cresce a cada ano o número de brasileiros que visitam o país, mas você sabe as razões?
→ Nós estivemos na região em parceria com a Fui Gostei Trips, uma agência incrível que foi criada por brasileiros apaixonados pela América do Sul. Ao final deste artigo, saiba mais detalhes e também aproveite nosso cupom de descontos para planejar sua próxima aventura em alto estilo!
Neste post, apresentamos uma série de motivos para que não falte nada na sua programação e para que esta experiência renda boas histórias para contar. Confira!
Sobre o Deserto do Atacama
Para se deslocar em direção ao deserto mais árido do mundo, tendo como ponto de partida desde a capital de Santiago do Chile, as opções mais comuns são por via aérea, mas caso você deseje conhecer o litoral do país, com paisagens deslumbrantes, indicamos que o trajeto seja feito de automóvel como uma forma de explorar as belezas naturais.
Além disso, outros destinos podem ser visitados nas proximidades em função do tempo que você puder estar no país, como Argentina, Bolívia e Peru. Considerando estes países, os viajantes mais frequentes não abrem a mão de dar a famosa escapada do Chile para estar em contato com outras culturas convivendo em proximidade.
Considerando estes destinos, para os turistas que têm mais dias para permanecer no Chile há sempre opções para explorar os outros países ou mesmo os pontos mais remotos do deserto.
Quanto tempo leva para chegar ao Atacama?
Tendo como ponto de partida Santiago do Chile, o deserto do Atacama está localizado a cerca de 1500 km de distância. Já para quem parte tendo como ponto de referência a cidade de Valparaíso, pouco mais de 1000 km de distância separam os dois locais.
Se sua forma de viagem for via aérea, o aeroporto mais próximo está na cidade de Calama que está a aproximadamente 100km do local, e desde o aeroporto até San Pedro de Atacama, opções de transporte como transfers e ônibus estão sempre à disposição.
Considerando a nossa experiência durante a realização deste percurso, levamos cerca de 12 horas para o trajeto de ida considerando nosso ponto de partida, no aeroporto do Rio de Janeiro, até o momento de chegada no deserto do Atacama, cansativo mas extremamente recompensador. Já chegamos, inclusive, deixando as malas no hostel, almoçando bem rápido e partindo para o passeio da Laguna Cejar.
Com relação ao retorno, já deixamos o transfer reservado no aeroporto de Calama para nos buscar bem cedinho, de madrugada, para não termos problemas com vôo. Assim como a ida, considerando as escalas, levamos cerca de 12 horas de deslocamento para a volta. Portanto, é necessário inserir na programação que da totalidade de dias escolhidos para estar no país, praticamente dois dias do total devem ser reservados para a logística até o local.
Considere as seguintes opções para chegar ao Atacama:
- De ônibus: a viagem leva até 20 horas de Santiago. Existem ônibus de serviços de alta qualidade com assentos semi-cama. Você pode solicitar tarifas e horários nas seguintes empresas de ônibus, com meia-cama e assentos padrão: TurBus, Pullman Bus, Géminis.
- De avião: é a maneira mais rápida de chegar a Calama e chegar a San Pedro de Atacama, a 98 km de distância. Existem cinco voos diários de/para Santiago durante a semana e três durante o fim de semana.
- De carro: para quem gosta da aventura de chegar a San Pedro de carro, você deve pegar a Rota 5 (Panamericana Norte). Recomenda-se dividir a viagem em duas; a primeira parada em Caldera (870 km) ou Bahía Inglesa e depois continue no dia seguinte diretamente para Calama (800 quilômetros), onde você pode obter todo o aprovisionamento necessário para San Pedro.
- Da cidade de Calama: existem muitas empresas de transfer (ônibus Tur, Pullman Bus, Géminis, por exemplo) localizadas em sua própria estação.
- Do aeroporto de Calama: existem serviços de transfer. Nós pagamos a tarifa de 20.000 pesos ida e volta, cada um.
Quanto tempo ficar no Atacama e Uyuni?
Considerando a quantidade de dias a serem passados no local e a programação da viagem, sugerimos algumas alternativas de roteiro considerando a nossa experiência. Entretanto, para saber quanto tempo ficar é necessário primeiro saber para onde ir, e você tem ideia do que esperar do Atacama?
No próximo tópico, confira algumas das programações clássicas que devem fazer parte do roteiro de quem visita o local pela primeira vez.
Programações indispensáveis para todos os roteiros
Pensando nos turistas que irão estar cerca de 4, 7 ou 10 dias livres no local, algumas sugestões de pontos de parada devem ser consideradas como primordiais, tais como a visita às Piedras Rojas e às Lagunas Altiplanicas, regiões de beleza privilegiada e que possuem pedras em coloração em tons de vermelho.
Além disso, as lagoas conhecidas como Altiplanicas criam uma atmosfera cinematográfica que se contrasta com a vegetação típica do local.
Além desta programação, o Valle de la Luna e Valle de la Muerte também precisam ser considerados durante estes quatro dias de hospedagem no deserto. Desta forma, será possível estar em contato com uma atmosfera que se assemelha à superfície lunar em meio ao deserto, o que certamente já será uma experiência única.
Se você deseja esticar a viagem, vale a pena considerar as programações mais radicais como os trekkings e a escalada do vulcão Lascar, lembrando que por conta do clima na região, algumas programações podem estar temporariamente encerradas.
Além disso, conforme citamos sobre o vulcão, é necessário ter bastante cautela nesta caminhada visto que este é um dos trechos de maior altitude e deve ser feito sempre com o suporte de guias turísticos e preparo nos dias que antecedem a aventura a fim de evitar o soroche — sensação de mal estar causada pelas altitudes muito elevadas.
Programação para roteiros mais longos — incluindo Salar de Uyuni
Caso você seja aventureiro como nós e deseje conhecer outros pontos da localidade, tivemos a oportunidade de visitar o Salar do Uyuni, o maior deserto de sal do mundo que possui uma área de mais de 10 mil quilômetros quadrados de extensão.
Partindo da nossa experiência, reservamos para esta aventura 9 dias e 8 noites em San Pedro do Atacama e 4 dias e 3 noites em Uyuni. Essa programação nos permitiu estar em contato com lagoas de diversas colorações, natureza que remete ao surrealismo das obras de arte de Salvador Dalí, visita a locais históricos como o monumento das Bandeiras e Dakar e contato com culturas tão vivas que fazem deste lugar um cenário que dificilmente sairá da memória.
Após toda esta aventura, o retorno à cidade de San Pedro do Atacama iniciou-se logo pela manhã, ou seja: 4 dias e 3 noites extras no nosso roteiro possibilitaram conhecer lugares ainda não tão frequentados pelos turistas sendo que em muitas partes do trajeto a paisagem era praticamente exclusiva, e o que faz deste roteiro ser ainda mais especial.
Nossa sugestão de tempo no Atacama e Uyuni
Independentemente dos dias que forem reservados para estar na região, podemos dizer que a quantidade ideal de permanência, se for fazer apenas Atacama, é de no mínimo 4 dias. Se for fazer Atacama + Uyuni, recomendamos ter pelo menos 8 dias para que diversos programas possam ser desfrutados com tranquilidade e você possa voltar para a casa com a sensação de que conheceu um dos lugares mais bonitos e diferentes de todos os que já esteve.
Inclusive temos um outro artigo com diversas sugestões de roteiros para você de acordo com a quantidade de dias que tiver disponível para visitar a região. A partir dele, basta fazer os ajustes dos atrativos que deseja conhecer.
Viajando para o Deserto do Atacama e Salar de Uyuni com a Fui Gostei Trips
Como você viu, o deserto do Atacama e o Salar de Uyuni são realmente impressionantes. Talvez você esteja se perguntando como pode organizar sua trip para essa que é uma das áreas mais emblemáticas da América do Sul.
Sugerimos que você faça como a gente aqui do Vamos Trilhar: viaje com a Fui Gostei Trips. Ao escolher a Fui Gostei Trips para sua aventura, você vai contar com roteiros escolhidos a dedo; além disso, a equipe atende em português e dá todo o suporte que os viajantes merecem.
Não importa se você vai sozinho, em dupla ou em grupo; visite o site da Fui Gostei Trips e solicite um orçamento para o pacote de viagens dos seus sonhos. Nós recomendamos muito!
→ Use o cupom de desconto VAMOSTRILHAR10
Que tal, você está se preparando para viajar de férias pelo Deserto do Atacama? Gostou das dicas que trouxemos neste artigo? Deixe seu comentário!