Tempo de leitura: 3 minutos
Quer um ótimo lugar para se refrescar no Rio de Janeiro além das praias? Saiba que existem muitas cachoeiras na cidade e algumas ainda não são tão conhecidas assim. Esse é o caso da Cachoeira da Serra do Mendanha e nesse post você vai aprender como chegar até ela e fazer a sua trilha.
Ficha Técnica
Localização: Parque Municial da Serra do Mendanha – Campo Grande, Rio de Janeiro, RJ.
Dificuldade: Passeio – Nível 2 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)
Tempo: Aproximadamente 1 hora.
Atrativos: Cachoeiras.
VEJA O VÍDEO DA CACHOEIRA DA SERRA DO MENDANHA
Como chegar ao início da trilha?
Não é uma tarefa muito fácil chegar até o início da trilha para a Cachoeira da Serra do Mendanha, você não consegue encontrar muitas informações na internet e as que encontra estão meio confusas. Para chegar até lá é preciso ir pela Avenida Brasil até o Parque Estadual do Medanha, que fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha. A trilha é dentro uma área de mata fechada.
A trilha para a cachoeira
Uma vez que você chegou na bifurcação da Estrada Abílio Bastos, deverá seguir o caminho da esquerda e começar a subir pela rua durante uns 10 minutos aproximadamente. Você chegará no ponto de início da trilha, que não está bem sinalizado e as placas estão praticamente todas pichadas. Andando um pouco mais pra frente reparará que tem uma corrente e uns vergalhões de ferro fincados na terra, basta passar por eles normalmente e seguir a trilha.
A trilha é bem marcada, mas não é bem sinalizada. Isso significa que o caminho está bem definido, mas não tem placas indicando para onde tem que ir. O terreno é bem acidentado e você fará muitas subidas em raízes e pedras durante todo o percurso.
Com pouco tempo de trilha, você vai encontrar uma bifurcação. Seguindo em frente você vai para o caminho errado. O caminho certo é o da esquerda, que é uma subida um pouco íngreme inicialmente por pedras, mas depois na terra mesmo.
Depois de aproximadamente 35 minutos desde o início da trilha, vão acabar os trechos de subida e agora basta seguir o caminho ouvindo a queda d’água e se preparando para tomar aquele banho de água gelada.
Quedas d’água da Cachoeira da Serra do Mendanha
Logo quando você chega, já vê três poços, um menor e outros dois maiores sendo que em algumas partes chega a não dar pé. Nesses dois maiores você tem a opção de brincar de escorrega nas pedras, tem até uma corda para você subir de novo depois. Geralmente, essa parte é onde fica mais cheia, principalmente aos finais de semana.
Se você quer curtir a cachoeira, mas quer ficar um pouco mais isolado não tem problema. Mais abaixo tem a maior queda, de aproximadamente 30 metros de altura, onde o pessoal geralmente faz rapel. Ela é linda demais e acredite, ela não fica muito cheia. Acho que o pessoal fica com preguiça de fazer mais uma trilha com descida e depois ter que subir tudo de novo.
Além disso, mais pra cima das três quedas iniciais, ainda tem outras duas. Eu cheguei só até a primeira e tinha um poço mais fundo onde as pessoas pulavam da pedra para a água. Para chegar até lá subimos o rio pelas pedras mesmo.
Aproveite bastante, mas leve repelente para não voltar cheio de picadas de mosquito. Na volta basta seguir o mesmo caminho. Acho que essa é a parte mais dolorosa, pois você sabe que depois não vai ter uma água gelada te esperando. Uma boa pedida é passar depois no Cantinho da Tia Jó para comer a famosa Costela no Bafo.
Link permanente
Vcs acham que tem como fazer um acampamento selvagem por aí?
Link permanente
Oi João, não recomendo. Principalmente por não saber como está a situação das comunidades no entorno.
Link permanente
Acho que sim, no mendanha já estive várias vzs Quando menor, já subi várias vzs e pelo menos 2vz por semana mas já faz uns 45 anos que não vou lá. Gostava de ir lá e frequenteivtb a cachoeira da pedra branca, MT bom. Isso já faz uns 45 anos atrás.
Link permanente
Bom dia, moro Santíssimo quanto pago pelo roteiro da trilha do Mendanha?
Link permanente
Oi Carlos, tudo bem?
Nós não oferecemos passeios. =/