Tempo de leitura: 4 minutos
A Ilhabela tem vários exemplos do seu nome e alguns deles podem ser vistos do Mirante do Galo. A trilha para esse atrativo do Parque Estadual de Ilhabela também leva para a mais alta cachoeira da ilha e para uma pequena praia.
Sobre o Parque Estadual de Ilhabela
O Parque Estadual de Ilhabela protege a maior reserva de Mata Atlântica do planeta, que fica no município de Ilhabela, em São Paulo.
A biodiversidade e os atrativos turísticos atraem visitantes de todos os lugares do mundo para o parque. Para os mais aventureiros, a parte leste da ilha ainda apresenta cachoeiras, mirantes e praias acessados somente por trilhas.
Sobre a Praia dos Castelhanos
Distante mais de 15 km do centro de Ilhabela, a Praia de Castelhanos é acessada pela estrada que exige de veículo off road ou de barco.
É uma praia com poucas casas e alguns campings organizados pela comunidade caiçara, diferente do outro extremo da ilha que tem eletricidade e infraestrutura. Por isso a Praia dos Castelhanos encanta, unindo paz, natureza, surf, culinária e cultura local.
A cachoeira e o mirante do Gato se destacam pela posição, pois podem ser vistos da baía de Castelhanos e têm vistas ideais inesquecíveis, ideais para a fotografia de natureza.
Ficha Técnica
Extensão (ida): 2 Km
Tempo médio (ida): 30 minutos
Altitude máxima: 85 metros
Exposição: baixa, mata fechada em maior parte
Grau de dificuldade: fácil
Horário de visitação: 08:00 h às 15:00 h
Taxa de entrada: nenhuma neste trecho, mas há taxa na Praia de Castelhanos
Camping: somente na vila
Opção de transporte/estacionamento: não há neste trajeto
Informações sobre a trilha
O acesso da Praia dos Castelhanos para o Mirante do Gato não é dos mais fáceis, são 2 km feitos em aproximadamente 1 hora de caminhada em trilha considerada de dificuldade leve/mediana, principalmente porque tem trechos bem inclinados.
Algumas árvores caídas e degraus naturais exigem condicionamento físico e a biodiversidade nos acompanha por todo o trajeto.
Início da trilha
A trilha para a Cachoeira e o Mirante do Gato inicia no canto esquerdo da Praia dos Castelhanos (de quem olha para o mar), onde há uma venda e mesas com barracas de sol.
O acesso está ao lado de onde o Rio Castelhanos desemboca na praia. Esse é o Rio Castelhanos que passa pela praia e cachoeira do Gato.
Ponte Pênsil
No caminho atravessamos um rio por uma ponte pênsil bem conservada, que é um ótimo ponto para fotografar. A seguir o caminho segue em meio à Mata Atlântica de encosta.
A Cachoeira do Gato
São aproximadamente 40 metros de queda d’água da Cachoeira do Gato, que forma um poço de águas transparentes. O banho é imperdível e a paisagem impressiona, afinal essa queda d’água pode ser vista do mar.
Para chegar próximo das quedas temos que atravessar uma ponte de madeira.
Mirante do Gato
No retorno indicamos que visite o Mirante do Gato. Para subir a rocha de aproximadamente 7 metros há uma escada de ferro fixa.
A vista do Mirante do Gato para a área do Saco do Paulista encanta. Além da vegetação exuberante da parte leste da Ilhabela, outras ilhas compõem a paisagem que podemos fotografar desse mirante.
Praia do Gato
A Praia do Gato tem 200 metros de extensão e é um ponto de mergulho e pesca na face leste da Ilhabela. Fica localizada a 20 minutos da Praia de Castelhanos poucos minutos após o acesso para o Mirante do Gato.
Uma dica é conhecer no retorno da cachoeira e do mirante, virando à esquerda quando descer e encontrar a trilha principal.
A areia da Praia do Gato é grossa e acompanhada de conchas coloridas. Tem muitos blocos de rocha que formam um labirinto, onde podemos andar quando o mar está calmo e a maré baixa.
Como chegar no início da trilha?
Chegando na Praia de Castelhanos, seguir para a esquerda da praia (de quem olha para o mar), onde há uma venda e a foz do Rio Castelhanos.
Atenção ao contratar serviços de guia turístico para a Praia dos Castelhanos, pois nem todos levam à cachoeira e ao mirante do Gato, que consideramos um passeio imperdível.
O que levar para a trilha?
O principal item para garantir a tranquilidade da visita é o repelente contra insetos, de preferência do tipo creme e aplicando de tempo em tempo. Não esqueça da toalha para aproveitar o banho na água da Cachoeira do Gato.
Lembre de levar dinheiro, pois alguns restaurantes da região podem não aceitar cartão. Também indicamos que leve protetor solar, roupas confortáveis, garrafas para água e alimento para o trajeto.