Roteiro da trilha da Pedra do Sino em Teresópolis – RJ

Tempo de leitura: 6 minutos

Roteiro da trilha da Pedra do Sino em Teresópolis - RJ - Vamos Trilhar

A trilha da Pedra do Sino é a principal trilha do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na sede de Teresópolis. Ela é bem desafiadora e é a maior montanha da Serra dos Órgãos com 2.275 metros de altitude. Nesse post vou compartilhar com vocês um roteiro de como realizar essa trilha sem se perder e com total segurança.

Ficha técnica

Onde: Teresópolis/RJ – Parque Nacional da Serra dos Órgãos;
Altitude: 2.275 metros;
Nível: Semi-pesada – Nível 5 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)
Distância: 22km (ida e volta)
Tempo de subida: 4 a 6 horas;
Atrações: Cachoeira Véu da Noiva, vegetação, paisagem em vários pontos e no pico da pedra;

Informações importantes

Entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Teresópolis - Vamos Trilhar

Para fazer a trilha da Pedra do Sino é obrigatório que você tenha o ingresso, que você poderá comprar no site do Parque. A trilha não tem muitos trechos complicados, ela lembra bastante a trilha do Pico da Tijuca, pois ela é toda em curvas de nível. A dificuldade é que ela é considerada extensa, se tornando cansativa pelo zigue zague que parece não terminar nunca, mas ao chegar no topo, você percebe que todo esforço valeu a pena.

Barragem do Rio Beija-Flor

Barragem Beija-Flor - Serra dos Órgãos - Vamos Trilhar

A trilha da Pedra do Sino começa na Barragem do Rio Beija-Flor, no fim da estrada do Parque, onde é possível chegar de carro. Perto do local você encontrará um estacionamento para deixar seu carro, assim você poderá fazer a trilha com tranquilidade, podendo passar a noite com a certeza que seu carro estará em um lugar seguro. No lugar onde fica a Barragem, existem espaços para as crianças brincarem, muita gente faz piqueniques e tem uma escadinha que leva até o início da trilha.

Início da trilha

Início da trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - Vamos Trilhar

Ao passar do portão, você começará o trecho mais leve da trilha. Ele é todo coberto pela sombra das árvores, é muito bem marcado e você vai passar por uma parte que ainda tem um calçamento que vem da época do Império.

Cachoeira

Cachoeira Véu da Noiva - Trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - Vamos Trilha

Com aproximadamente 50 minutos de caminhada, chegamos ao nosso primeiro ponto de parada, a Cachoeira Véu da Noiva, o nome mais criativo do mundo para uma cachoeira, só que não. Infelizmente, com a falta de chuvas, na época ela estava praticamente toda seca, mas ela com água deve ser uma coisa linda.

Abrigo 3

Abrigo 3 - Trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - Vamos Trilhar

Depois de aproximadamente 2 horas de caminhada chegamos ao Abrigo 3, que é um antigo local de acampamento e hoje é usado para descanso antes de chegar ao Abrigo 4.

Mirante

Mirante do Abrigo 3 - Trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - Vamos Trilhar

Ainda no Abrigo 3, você encontrará uma trilha fora da trilha principal que leva para a Pedra do Sino. Ela é bem curtinha, toda plana e em menos de 5 minutos você vai chegar a um mirante que tem uma linda vista da cidade de Teresópolis.

Abrigo 4

Chegando no Abrigo 4 - Trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - Vamos Trilhar

Como fizemos a trilha com bastante calma, parando para tirar muitas fotos, para gravar vídeos e aproveitar bem os mirantes do caminho, levamos umas 5 horas para chegar ao Abrigo 4, onde descansamos antes de fazer o ataque até o cume da Pedra do Sino, para ver o pôr do sol.

Abrigo 4 - Trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - Vamos Trilhar

Esse abrigo é um luxo, a energia é toda solar, tem banho de água quente, cozinha, cama beliche, bivaque e você ainda pode acampar do lado de fora dele. Mas para você pernoitar nele, precisa fazer sua reserva antes no site do parque.

Confira o vídeo da trilha da Pedra do Sino

Subindo ao cume da Pedra do Sino

Subindo ao cume da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - Vamos Trilhar

Ao lado com Camping do Abrigo 4 existe uma trilha que leva até o cume da Pedra do Sino. Não tem nenhum mistério e em cerca de 20 minutos você chegará ao topo da Pedra do Sino, o ponto mais alto da Serra dos Órgãos.

Pôr do sol

Pôr do sol na Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - Vamos Trilhar

Já no cume da Pedra do Sino, levamos nossas lanternas pois a gente queria ver o pôr do sol e descer já de noite. Ele é muito lindo, vale muito a pena! Depois disso, voltamos para o Abrigo 4 para descansar e depois dar uma passadinha na Pedra da Baleia.

Pedra da Baleia de noite

Vista noturna da Pedra da Baleia - Trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - Vamos Trilhar

Como visitamos no inverno, lá em cima estava muito frio. Mesmo assim, resolvi sair de noite do Abrigo para olhar as estrelas, sem a poluição visual e do ar que tem nas cidades. Só assim a gente consegue ver como tem muita estrela no céu, dá pra ver satélites, estrelas cadentes e até a via láctea. É incrível, impagável!

Para isso, peguei uma outra trilha que tem perto do Abrigo 4 que leva até a Pedra da Baleia. Ela é bem marcada e curtinha (apenas 5 minutos), então você não terá grandes problemas para chegar lá e contemplar uma vista incrível.

Nascer do sol na Pedra do Sino

Nascer do sol na Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - Vamos Trilhar

No dia seguinte, acordamos às 4:30 da manhã, tomamos café da manhã e nos preparamos para subir mais uma vez até a Pedra do Sino, mas dessa vez queria ver o nascer do sol. Particularmente, eu achei o nascer do sol mais bonito que o pôr do sol. Aproveitei para explorar mais outras partes da Pedra do Sino e algumas vezes fiquei sozinho, sem mais ninguém por perto, dando pra aproveitar e curtir a natureza.

A volta

A volta da trilha da Pedra do Sino - Serra dos Órgãos - Vamos Trilhar

Com as energias renovadas depois de ver o nascer do sol, fizemos mais um lanche, pegamos a mochila e nos preparamos para a descida pelo mesmo caminho que subimos.

O que levar?

Para esta trilha o ideal é que você leve:

Equipamentos

  • Mochila cargueira de no mínimo 60 litros;
  • Barraca (apenas se for ficar no camping);
  • Saco de dormir (zona de conforto 0º) mesmo ficando dentro do Abrigo 4;
  • Lanterna de cabeça e pilhas extras;
  • Repelente e protetor solar;
  • Garrafas com água;
  • Clorin;
  • Medicamentos e materiais de higiene pessoal;
  • Sacos plásticos (para recolher lixo e guardar roupas sujas);
  • Bastões de caminhada;
  • Máquina fotográfica.

Vestuário

  • Camisa de manga curta ou longa;
  • Calça e casaco impermeáveis;
  • Bota e meias extras;
  • Chinelo para usar dentro do Abrigo;
  • Capa de chuva ou Anorak;
  • Luvas e gorro;
  • Toalha de trilha;
  • Roupa para a volta.

Comida

  • Macarrão instantâneo;
  • Pão e atum enlatado;
  • Barras de cereal;
  • Amendoins e castanhas;
  • Achocolatado em pó;
  • Suco em pó;

Essas são apenas algumas sugestões, mas já vi gente levando até feijoada para fazer lá em cima. Mas, tem que ficar atento ao que vai levar por conta do peso da mochila. Se ela estiver pesada não vai ser legal. Não é necessário levar panelas, fogareiro, pratos e talheres pois isso tudo está disponível no Abrigo.

29 Comentários


  1. Bom dia! Nunca fiz esse tipo de trilha e eu e meu marido vamos para o parnaso em junho. Vc acha necessário que vejamos um guia para ir conosco? É um trajeto difícil se se fazer sozinho, sem orientação profissional?

    Responder

    1. Olá Nathalia,

      Essa trilha não é tão fácil. Precisa estar bem preparado fisicamente e também agendar com antecedência no site do PARNASO, pois é necessário pernoitar lá em cima. Se você não conhece o caminho, recomendo que vá com um guia, para não correr risco de se perder.

      Grande abraço,
      Vinícius Pinto

      Responder

  2. Já subi algumas vezes essa trilha (pois morava em Teresópolis) e até hoje me falta fôlego só de olhar as fotos e lembrar como é a vista de lá..
    Simplesmente deslumbrante!
    Tô tomando coragem para subir de novo esse ano…

    Responder

  3. Ola! Pretendo ir em julho…mas quero ir cedinho e voltar no mesmo dia…
    Eu e um amigo… É necessário entrar em contato antes, mesmo se eu não pernoitar? vc sabe me explicar os procedimentos?
    Obrigada!

    Responder

  4. Ola Vinicius. Muito bom o post. Parabens.
    Uma duvida… nao eh permitido subir bem cedinho e descer depois do almoço…
    Eh obrigatorio dormir la?

    Responder

    1. Fala Felipe, beleza?

      É permitido sim. Não é obrigatório dormir lá. Só que, na minha opinião, para a experiência ser completa, você precisa pernoita. Dessa forma você pode ver o pôr do sol e logo depois ver o nascer do sol. Os dois são incríveis. De qualquer forma, você tem que comprar o ingresso no site do parque: http://www.parnaso.tur.br/ingresso/

      Responder

  5. Parabéns pelo POST!
    Bem explicado, e bastante esclarecedor.
    Já fiz essa trilha, mas vindo da travessia Petrópolis x Teresópolis.
    Experiência única recomendo muito. Abraços!

    Responder

    1. Oi João, tudo bem?

      Muito obrigado pelo elogio, fiz esse post com muito carinho para ajudar quem quer fazer essa trilha. Eu fiz a Travessia também, mas de Teresópolis para Petrópolis, realmente foi uma experiência única e queria muito fazer de novo. =)

      Responder

  6. Fala meu camarada. Parabéns peloo post! Tô Ino agora nessa quarta feira, tem alguma dica de algum lugar mais complicado para se orientar? Vou sozinho, mas já estou acostumado a fazer travessias e trilhas. Forte abraço e parabéns novamente

    Responder

  7. BOA NOITE! MEU CARO, PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO SITE E PELOS VÍDEOS NO YOU TUBE. FIQUEI FASCINADO EM CONHECER 2 LUGARES, PEDRA DO SINO E AS SETE QUEDAS. SENDO QUE A PEDRA DO SINO, PELO QUE LI DE COMENTÁRIOS, O PREÇO NÃO ESTÁ AGRADÁVEL E OS SERVIÇOS NÃO MUITO BONS. MAIS ENFIM, GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ FAZ TRILHA COM GRUPO OU SÓ COM A SUA COMPANHEIRA AMAMDA?
    FORTE ABRAÇO
    DENILSON DJ

    Responder

    1. Fala Denilson, tudo bem?
      Nos dois lugares que você mencionou, não tive nenhum problema. Recomendo muito ir.
      Geralmente faço as trilhas com um grupo de amigos, agências e minha noiva sempre presente! =)

      Responder

  8. Parabéns pelo post!
    Vou fazer a trilha com meu filho de 14 anos e um grupo de amigos em junho,fiquei ainda mais motivado com as imagens e a a sua descrição da caminhada , estou meio fora de forma ,mas consegui fazer a dos três picos no ano passado,sei que essa é mais pesada,mas estamos animados!
    Saúde e felicidades!

    Responder

    1. Oi João, tudo bem?

      Muito obrigado!
      Vai com tudo, tenho certeza que vocês conseguirão chegar lá! É só não ter pressa, a trilha não é complexa, só extensa.

      Vocês vão adorar, depois me conta por aqui como foi?

      Grande abraço,
      Vinícius Pinto

      Responder

  9. Olá Vinicius, parabéns pelo post.
    Eu e minha esposa estamos bem animado para fazer a trilha da pedra do sino em agosto, porém, será nossa primeira vez, é possível subir sem um guia? A trilha e bem demarcada?
    Forte abraço!
    Claudinei

    Responder

    1. Oi Claudinei, tudo bem?

      Eu achei a trilha muito bem marcada e que é possível fazer sem guia, principalmente quem já é mais experiente. Porém, eu sempre recomendo que se você não conhece o lugar, independente de já ter experiência, ir com guia.

      Responder

  10. Ola, eu não entendi muito bem os valores para entrar no Parque, eu tenho que pagar para trilha alta + adicional da trilha parte alta? E qual desconto é? Eu moro em Caxias. Fiquei bem perdida com essa tabela. Mandei email e nada ainda deles responderem. E o banho paga a parte é isso? Amei o seu blog, parabens.

    Responder

  11. Parabéns pelo seu posto, muito bem explicado.
    Adorei suas informações.
    Eu e algumas amigas estamos marcando pra irmos, já fazemos trilhas a algum tempo.
    Pra pernoitarmos lá temos que agendar com antecedência?

    Muito obrigada.

    Responder

    1. Oi Elaine, muito obrigado pelo elogio!

      Vocês tem que agendar com antecedência no site do parque. Recomendo que peguem as beliches que ficam dentro do abrigo, vale muito a pena.

      Grande abraço,
      Vinícius Pinto

      Responder

  12. Boa noite amigo! Eu nunca fiz trilha na vida, vou fazer a Pedra do sino e pernoitar no abrigo 4 bilaque, o que devo levar para não morrer de frio?

    Desde já obrigado.

    Responder

    1. Oi Patrícia, tudo bem?

      Eita, já vai começar com uma puxadinha. São 11km só de subida! rs

      Você vai ter que ter saco de dormir 0º e isolante térmico para dormir no bivaque. Para vestir, leva segunda pele, casaco, corta vento, luva e toca. Todos esses itens são fundamentais.

      Responder

  13. Parabéns pela postagem maravilhosa!
    Queria saber se é possível acampar no cume da trilha para ver o por e o nascer do sol sem sair do lugar hahaha
    Forte abraço!

    Responder

  14. Bom dia Vinicius,
    Para trilheiros bem treinados e resistentes, penso que é possível fazer esta trilha até o cume da Pedra do Sino com ida e volta no mesmo dia, correto? São 22 km, nada impossível de fazer (já fizemos trilhas maiores). O que você acha? Agradeço a sua opinião.

    Responder

    1. Oi Melchior, é possível sim! Só não gosto muito de fazer assim, pq fica mais difícil para apreciar o nascer e o pôr do sol, que são muito bonitos!

      Responder

  15. Fala jovem!
    Gosto das suas postagens.
    Eu e minha esposa queremos fazer a pedra do sino. Estou tentando entrar no site do parque pelo link q vc colocou mas não está indo. Poderia me dar uma ajuda?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *