Tempo de leitura: 3 minutos
A Pedra do Telégrafo é um dos principais atrativos do Parque Estadual da Pedra Branca, onde muitos turistas visitam para tirar a famosa foto que parece estar a beira do abismo. Conseguimos fazer essa trilha graças à nossa parceria com a Kmon Adventure.
Nesse post, vamos apresentar como chegar na Pedra do Telégrafo por trilha. São três opções sem placas que indicam seus inícios e que levam a um dos principais pontos de fotografia na natureza carioca.
Ficha Técnica
Localização: Estrada de Barra de Guaratiba, Barra de Guaratiba, RJ
Dificuldade: Leve – Nível 2 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)
Tempo: Aproximadamente 1 hora (ida).
Altitude: 354 metros.
Extensão (ida): 1.880 metros
Atrativos: Mirantes.
Placa indicando o início da trilha
A principal trilha para a Pedra do Telégrafo inicia na escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores, em frente a Praia Grande de Barra de Guaratiba. Após a igreja há setas amarelas na escada, pegadas da Trilha Transcarioca e placas até a Pedra do Telégrafo.
Passando a cerca
No meio trecho entre a escadaria que segue da Praia Grande para a Nossa Senhora das Dores e a Pedra do Telégrafo há uma cerca atravessada formando um bloqueio para animais e veículos. Passe essa cerca e segui as indicações das pegadas da Trilha Transcarioca.
Mirante no meio da trilha
Passamos por mirantes com paisagens encantadoras na trilha para a Pedra do Telégrafo. O mais visitado está próximo da Pedra da Bigorna (onde tiramos a famosa foto), que permite admirar a Restinga de Marambaia.
Chegada ao ponto mais alto, ao lado da Pedra do Telégrafo
Uma bandeira do Brasil marcava a verdadeira Pedra do Telégrafo, que fica poucos metros acima da mais famosa, mas agora ela não está mais lá. Pelo menos não estava na última vez que fui. Você consegue identificar a Pedra do Telégrafo através das bromélias que tem no seu topo.
Para chegar no topo da Pedra do Telégrafo é necessário escalar com equipamentos adequados. Uma alternativa para os menos aventureiros é chegar na base dessa rocha, que também permite admirar o entorno.
Chegando na Pedra da Bigorna ou Pedra do Cavalo
Poucos minutos abaixo da Pedra do Telégrafo chegamos no destino principal, a Pedra da Bigorna ou do Cavalo ou do Abismo, conhecida principalmente pelas fotos com ilusão de ótica que parecemos estar à beira de um precipício.
Assistindo o pôr do sol com vista para a Restinga de Marambaia
O mirante que permite vermos a Restinga de Marambaia é também o principal ponto de contemplação do pôr do sol no Parque Estadual da Pedra Branca e para muitos visitantes é o melhor ponto do Rio de Janeiro para tal. Isso acontece porque o mirante está no Morro de Guaratiba e virado para oeste, juntando a bela paisagem da restinga com as lagoas e o mar na área protegida pela Marinha do Brasil.
É uma ótima dica para o retorno da visita. Se resolver ficar um tempo, fique atento com o horário e a luminosidade, ou esteja preparado para descer a trilha iluminando o caminho.
Mapa da trilha
Como chegar na Pedra do Telégrafo?
O mapa abaixo mostra o ponto exato do início da trilha:
Link permanente
Grande relato! Para quem chega cedo na trilha, existe a possibilidade de emendar este percurso com o da Pedra da Tartaruga e das praias selvagens de Guaratiba, descendo por um trilha alternativa.
Descrevi em detalhes este roteiro no meu blog “Saga Transcarioca”.
Link permanente
Oi Douglas!
Perfeito complemento! Eu ainda não pude fazer todas as praias selvagens, estou me organizando pra ir lá e completar esse post aqui no blog. Valeu pela dica!
Link permanente
Ótimo relato! É uma pena que os turistas que fazem a Trilha estão deixando o caminho cada vez mais sujo. O acesso a trilha deveria ser controlado.
Link permanente
Oi Wallace, tudo bem?
Realmente é uma pena o que algumas pessoas têm feito com as trilhas aqui do RJ. Falta mais consciência de saber viver em harmonia com a natureza.
Grande abraço!
Link permanente
e seguro o caminho? ou corre risco de ser assaltado?
Link permanente
Oi Caetano, tudo bem?
Nunca ouvi um relato de assaltos por lá. Mas, estamos falando de Rio de Janeiro. Sempre temos que ter cuidado redobrado, em qualquer área da cidade.
Eu já fui e nunca vivenciei nada de assalto em nenhuma trilha.
Abs,
Vinícius Pinto
Link permanente
Parabéns garoto! Dessa vez você foi o meu professor. Aprendi muito sobre a Pedra. Quando eu for, te aviso. Abç!
André Carvalho.
Link permanente
Fala professor!!!
Muito obrigado pelo comentário, agora quero ver as fotos de quando você for. Tenho certeza que vai conseguir fazer esta trilha!
Grande abraço,
Vinícius Pinto
Link permanente
Da pra ir sem um guia?
Link permanente
Oi Bianca, tudo bem?
Dá pra ir sem guia sim. Mas, toma cuidado pra não se perder. Eu sempre recomendo que se você não conhece o caminho, vá com guia.
Link permanente
Como faz pra ir para a trilha saindo de Botafogo, vou visitar o Rio em Setembro e quero mt fazer essa trilha. Como chegar até a entrada da trilha?
Link permanente
Oi Loredana, tudo bem?
É bem longe de Botafogo esta trilha. Você precisará pegar transporte até a praia de Guaratiba para poder começar esta trilha. Não conheço um que faça esse trajeto completo. Sei que dá pra ir até perto de metrô + BRT e acho que depois teria que pegar um uber ou táxi até lá.
Link permanente
Qual é a duração aproximada considerando a ida (que ja sei que é 1h aproximadamente) + fila pra tirar a foto + volta?
Abraços e parabéns pelo post!
Link permanente
Oi Filipe, depende muito do tamanho da fila. Quando eu fui, ficamos umas 2 horas esperando pra tirar a foto, porém já ouvi relatos de 4 horas.
De subida, dá pra fazer em 1h, até menos. De descida, em 30 ou 40 minutos.
Abs,
Vinícius Pinto
Link permanente
Oi Vinicius,
e seguro dejar u carro na Guaratiba na praia. Ou tem outras possibilidades the transfer?
Link permanente
Oi Joerg,
É seguro sim. Tem estacionamentos privados. Só evita deixar na rua mesmo. =)
Link permanente
Olá! Essa trilha é considerada fácil acesso, médio ou dificil?
Obrigada
Link permanente
Oi Martha, tudo bem?
Essa trilha é de fácil acesso, mas ela é não é tão fácil em termos de dificuldade.