Tempo de leitura: 7 minutos
As praias de Lopes Mendes e Santo Antônio são duas atrações de Ilha Grande, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Neste artigo, vamos te mostrar um roteiro completo para aproveitar a trilha que leva até estes paraísos.
Acompanhe!
A Ilha Grande
Vamos começar lembrando que a Ilha Grande é a maior ilha do estado fluminense, pertence a Angra dos Reis. Possui uma área de 193 km², com relevo acidentado e montanhoso, cujas maiores elevações são o Pico da Pedra D’Água (1.031 metros) e o Pico do Papagaio (982 metros), sendo este o mais famoso, devido a sua forma pitoresca.
As costas da Ilha Grande são recortadas por inúmeras penínsulas e enseadas, o que dá forma a várias praias nas quais a beleza do mar contrasta com a vegetação exuberante — uma combinação de mata atlântica, mangue e restinga.
O principal vilarejo de Ilha Grande é a Vila do Abraão, que conta com cerca de três mil habitantes e uma infraestrutura muito boa para a população e também para receber turistas vindos de todas as regiões do Brasil e do exterior.
Um serviço de barcas liga diariamente a Vila do Abraão com Angra dos Reis e Mangaratiba, no continente. Ali também há uma ampla oferta de pousadas, campings, bares, restaurantes e comércio para turistas.
Há na Ilha Grande quatro unidades de conservação ambiental: o Parque Estadual da Ilha Grande, o Parque Estadual Marinho do Aventureiro, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul (acesso a pesquisadores autorizados pelo Instituto Estadual do Ambiente) e a Área de Proteção Ambiental de Tamoios.
Trilha da Praia de Lopes Mendes
Lopes Mendes é uma praia de natureza quase intocada. Figurou inúmeras vezes na lista das 10 melhores do mundo do TripAdvisor. São quase 3 km de areia branca e fina, com um mar que apresenta diversas tonalidades de azul e mata praticamente inexplorada.
Não espere nenhuma estrutura em Lopes Mendes. Ali é um lugar para relaxar e aproveitar a natureza. Com sorte, haverá algum vendedor ambulante, mas não arrisque; leve comida e água suficientes para o tempo que vai passar ali.
Explore a praia em toda a sua extensão, vale a pena caminhar por ali, tomar sol e se banhar. Aproveite as sombras das amendoeiras para descansar. E atenção: leve seu lixo na volta, pois essa é uma área de proteção ambiental.
A pé, saindo da Vila do Abraão
Existem duas maneiras de chegar até Lopes Mendes. A primeira delas é saindo da Vila do Abraão a pé, o que permite ao visitante conhecer várias praias no caminho. A trilha que leva até lá se chama T10 (Abraão – Mangues – Pouso).
A distância percorrida na T10 é de mais ou menos 6 km, o que um adulto caminhando compassadamente consegue fazer em mais ou menos 3 horas.
O grau de dificuldade vai de moderado (para os já experimentados) a intenso (para quem não está muito acostumado a trilhar), uma vez que é preciso subir e descer alguns morros. Logo, é recomendado levar água e usar calçados e roupas confortáveis. A maioria dos aventureiros faz a ida caminhando e acaba voltando de barco.
O esforço pode valer muito a pena, pois a vegetação e a paisagem são belíssimas. Com sorte, você também vai encontrar esquilos e micos fofos que dão alguns sustos, mas são muito fofos.
Fique atento, a praia de Palmas é o último ponto onde você pode tomar uma embarcação nessa trilha — aproveite os restaurantes para comprar uma água e ir ao banheiro. Depois dali, a caminhada é a única opção.
Indo de barco até a Praia do Pouso
A segunda maneira de chegar até a praia de Lopes Mendes é tomando um barco na Vila do Abraão para ir até a Praia do Pouso, que é onde começa a trilha. Você também vai chegar nesta praia como a última parada da trilha T10, que mencionei acima. As embarcações não vão até Lopes Mendes, pois essa praia fica em mar aberto.
A partir das 9 horas da manhã, você já pode tomar um barco no cais da Vila do Abraão. Não é preciso fazer reserva antecipada e o custo por pessoas é a partir de R$ 30.
O trajeto de barco é um pouco lento e tranquilo. Se você estiver sozinho, aproveite para ler um livro — pode durar até 60 minutos, conforme o barco. Converse com os profissionais no cais para ver qual deles faz mais rápido, caso você tenha pressa ou esteja com pouco tempo.
Chegando na Praia do Pouso, que é o destino final do barco, é hora de tomar a trilha T11 (Pouso – Lopes Mendes). Ela é leve e pode ser percorrida em apenas 20 minutos. Também nesse trecho, é bastante comum encontrar esquilos e pequenos macacos.
Logo no início vem uma subida bem ingrata. Em pouco tempo, você já começa a descida e vê uns troncos fincados no chão. Essa é a dica pra você saber que está chegando.
O tempo estava perfeito e, com isso, conseguimos aproveitar bastante esta que é considerada uma das melhores praias de Ilha Grande e também uma das melhores do Brasil.
Andando toda sua extensão de areia você ainda encontrará outros lugares ótimos para visitar como, por exemplo, o barril âncora, que especula-se que veio de um navio naufragado. Ainda não se sabe a sua história, mas é possível que ele esteja na região há pelo menos 300 anos. Os mosaicos colados nele foram feitos por um artista local, que deu todo charme e o transformou em mais um atrativo da praia.
Caminhando além do barril você verá umas pedras, vai parecer que a praia acabou. Continue andando por elas e você chegará a uma continuação de Lopes Mendes com uma faixa de areia menor, com um pequeno rio desembocando no mar, uma placa avisando de possíveis jacarés, uma casinha (que não sei o que é) e um mar bem menos agitado, com ondas menores e mais reservado.
Trilha da Praia de Santo Antônio
Depois de Lopes Mendes, começamos a voltar a trilha T11 e no meio do caminho vimos a placa para a Praia de Santo Antônio. Nós nunca havíamos visitado esta praia e ouvíamos falar muito nela. Não pensamos duas vezes, pegamos a trilha bem tranquila até lá.
A trilha para a praia de Santo Antônio é de pouca dificuldade e bem curtinha. O terreno é pouco acidentado e a vegetação no caminho é pouco densa.
A Praia de Santo Antônio é pequena, discreta, mas bastante agradável. Ela é bem parecida com sua vizinha Lopes Mendes (fina e branca, linda vegetação e água cristalina), mas em uma proporção bem menor.
Já ouvi dizer que essa praia é utilizada para a prática de nudismo, porém não havia ninguém lá desta forma. É uma praia muito procurada pelos surfistas, apesar de ter diversas grandes rochas que disputam espaço com a faixa de areia, pois o mar é bastante agitado e forma grandes ondas.
Um riacho de água doce desemboca nas areias da Praia de Santo Antônio. E a vista da Ilha de Jorge Grego à frente tornam o cenário ainda mais perfeito.
Ficamos muito tempo aproveitando o local e quando o tempo ameaçou virar, já pegamos nossas coisas e voltamos para a Praia do Pouso, onde encontramos com o barqueiro que havíamos combinado e voltamos para o vilarejo de Abraão.
Que tal, gostou do nosso roteiro das trilhas de Lopes Mendes e Santo Antônio? Deixe seu comentário!