Tempo de leitura: 4 minutos
A trilha para o Mirante da Cascatinha e Alto do Cruzeiro ainda é pouco explorada pelos aventureiros cariocas, o que é uma pena, pois o lugar está muito bem conservado no Parque Nacional da Tijuca. Existe mais de uma forma dela ser realizada. Da forma que escolhemos, exige menos fisicamente e pode ser feita em aproximadamente 25 minutos, com 1,2 km de extensão.
Ficha técnica
Localização: Setor A – Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.
Dificuldade: Leve – Nível 2 (entenda o que isso significa – http://bit.ly/1OS9Cad)
Tempo: Aproximadamente 50 minutos (ida e volta).
Atrativos: Mirante e História.
Sobre o Mirante da Cascatinha
O Mirante recebeu uma nova estrutura para torná-lo ainda mais encantador e o caminho está muito bem sinalizado. Quem conseguir chegar até lá vai poder admirar uma bela vista da Cascatinha Taunay, do Morro do Conde, Pico da Tijuca e Andaraí Maior.
Início da trilha
Para começar a trilha subimos a Estrada dos Picos de carro até o Meu Recanto (Recanto dos Pintores), ponto que fica em frente ao Centro de Visitantes, estacionamos e começamos a subir a estrada que tem a placa indicando o Restaurante “Os Esquilos”.
Depois de 5 minutos subindo a estrada, a gente chega em um ponto onde em frente fica o início da trilha para a Ponte Pênsil e a Cova da Onça, no lado direito a estrada de subida para o Restaurante e na esquerda a estrada descendo para a saída do Parque.
O início da trilha para o Mirante da Cascatinha fica do lado esquerdo e possui placa indicando o começo.
Primeira bifurcação
Nos primeiros 5 minutos já na trilha, você encontrará uma bifurcação. Seguindo para o lado esquerdo, você vai em direção a Capela Mayrink, esse caminho é mais usado para quem está subindo esta trilha a pé desde o início do parque e corta caminho vindo da Capela Mayrink até este ponto.
Seguimos para o lado direito, que é o caminho certo. Não precisa ficar com medo, em todas as bifurcações você encontrará placas indicativas.
Segunda bifurcação
Depois de 2 minutos depois da primeira bifurcação, você já vai encontrar outra. Do lado esquerdo você seguirá para o Mirante da Cascatinha, só são 650 metros de trilha. Do lado direito, você seguirá para o Alto do Cruzeiro, só mais 350 metros de trilha. Resolvemos ir primeiro para o Mirante da Cascatinha e depois voltamos até este ponto para ir ao Alto do Cruzeiro.
Terceira bifurcação
A partir desta bifurcação só faltará mais 450 metros para chegar ao Mirante da Cascatinha. Nesta parte você encontrará algumas subidas e descidas ao longo da trilha, mas rapidinho você chega no topo do Morro do Visconde, que é onde fica o Mirante da Cascatinha.
Ficou com alguma dúvida de como realizar esta trilha? Veja o nosso vídeo mostrando o passo a passo dela!
O Mirante da Cascatinha
Em pouco tempo chegamos ao Mirante da Cascatinha e pudemos contemplar toda sua beleza no seu deck. Aproveitamos ainda para fazer um lanche e tirar muitas fotos, afinal não tinha mais ninguém por lá.
Depois da visita ao Mirante, também fomos conhecer o Alto do Cruzeiro. Como falei anteriormente, voltamos lá para a segunda bifurcação e pegamos a trilha que é bem rapidinha.
Alto do Cruzeiro
O Alto do Cruzeiro não é um lugar que tem vista ou mirante, na verdade ele é um atrativo histórico da floresta. Este lugar foi construído pelos escravos, pois eles não podiam participar das missas que eram realizadas na Capela Mayrink.
Deste ponto você ainda tem a opção de seguir uma outra trilha para o Museu do Açude, completando assim uma travessia. Como estacionamos o carro lá no Meu recanto, pegamos o mesmo caminho para voltar e assim encerramos esta trilha.
Outra forma de fazer esta trilha
Ainda existe outra forma de se fazer esta trilha para quem não pode ir de carro até o Meu Recanto (Recanto dos Pintores). Você começará lá no Portão de Entrada e vai subir até a Capela Mayrink. No canto esquerdo da estrada tem uma placa indicando o começo da trilha. Fazendo desta maneira, você levará cerca de 1h30 de caminhada e ela fica um pouco mais difícil, pois você enfrentará mais subidas.
Como chegar?
Primeiramente você deverá chegar a entrada do Parque Nacional da Tijuca, que fica no Alto da Boa Vista, mais precisamente na Praça Afonso Viseu. Existem diversos ônibus que levam você até este ponto como, por exemplo, o 301, 302 e 345 (se você estiver vindo da Tijuca). O ideal é que você vá de carro tanto para chegar ao ponto inicial, quanto para chegar ao início da trilha para cachoeira e assim evitar de andar um bom pedaço de estrada dentro do parque.
Para chegar até o Mirante da Cascatinha é muito fácil. Basta chegar até o Meu Recanto ou Recanto dos Pintores (que fica em frente ao Centro de Visitantes), estaciona o carro e subir a estrada até o ponto onde tem a placa indicando o início da trilha, como mostra o mapa abaixo.