Tempo de leitura: 4 minutos
O Poço da Caninana é bastante famoso no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Ele é de fácil acesso e pode, inclusive, ser aproveitado por crianças e pessoas com dificuldades motoras.
Neste artigo, além de ver detalhes sobre o Poço da Caninana, você vai ver como chegar até lá e aproveitá-lo ao máximo. Confira!
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma das mais conhecidas unidades de conservação do Brasil.
Sua localização exata fica a 90 km da capital do estado do Rio de Janeiro no maciço da Serra dos Órgãos. E sua extensão é composta por impressionantes mais de 20 hectares, compreendendo os municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis.
O nome “Serra dos Órgãos” veio da semelhança dos picos com os tubos desse instrumento musical milenar utilizado nas igrejas. Também pode ser chamado pela abreviação Parnaso.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é imenso e cheio de atrativos: da floresta densa a rios, passando por montanhas e vales, poços e cachoeiras que encantam milhões de turistas nacionais e internacionais anualmente.
Os montanhistas tem um apreço grande pelo Parnaso, sendo a temporada de montanhismo de maio a setembro. Para este tipo de aventura, um dos roteiros mais famosos é a travessia Petrópolis-Teresópolis, que tem 30 km de caminhada pesada pelo alto das montanhas.
→ Conheça a travessia Petrópolis-Teresópolis:
O Poço da Caninana
O Poço da Canina é bem raso, mas se engana quem pensa que sua queda d’água é fraca; ela até parece fraca, mas é bem forte — o que rende uma ótima massagem.
Ele é o menor poço da do Parnaso em Guapimirim, mas tem seus diferenciais: está situado em um um ambiente mais selvagem, já que a mata é um pouco mais fechada.
Outra característica marcante do Poço da Caninana é que ele tem uma corredeira relativamente forte que o põe em constante movimento. Ou seja, não se trata de um poço de águas paradas.
Duas grandes formações rochosas formam uma fenda por onde desce a queda d’água, levemente íngreme, o que dá todo um charme. E ao seu redor uma vegetação densa e verde, completando a paisagem paradisíaca.
Como chegar ao Poço da Caninana
O Poço da Caninana está situado em Guapimirim; mais precisamente no km 98,5 da Rodovia Santos Dumont (BR-116, trecho Rio-Teresópolis).
Para chegar até lá, saindo do Rio: vá pelas rodovias BR-040 (Rio-Petrópolis ou Rio-Juiz de Fora) e BR-116. Na BR 116, sentido Rio-Teresópolis na altura de Magé, você já vai encontrar sinalização para Guapimirim.
Chegando em Guapimirim, basta ir até a Sede do Parnaso e, de lá, fazer a trilha para o Poço da Caninana.
A trilha para o Poço da Caninana
A trilha para o Poço da Caninana também sai do estacionamento do Centro de Visitantes e é muito, muito curta. São menos de três minutos de caminhada, por uma descida muito tranquila e sem grandes dificuldades.
Outros atrativos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Guapimirim
Há muito mais coisas a se fazer no Parnaso. Confira, a seguir, uma lista de atrações que você pode aproveitar por lá!
Centro de Visitantes
O Centro de Visitantes é o local onde os turistas podem se informar para aproveitar os atrativos da região. Ele é um casarão construído no século XIX que pertenceu à antiga Fazenda Barreira do Soberbo, hoje transformado em museu (Museu Von Martius) e espaço de atendimento aos turistas.
- Telefone para contato: (21) 2642-4072;
- Horário de funcionamento: de segunda a segunda, das 8h às 17h.
- Ingresso e estacionamento: consulte valores atualizados aqui;
- crianças pagam a partir de 12 anos;
- aceita com cartão de crédito e débito;
- ingresso válido também para a sede de Teresópolis no mesmo dia.
Poço Verde
O Poço Verde é o mais imponente e com maior profundidade do Parnaso em Guapimirim.
→ Nós estivemos lá e fizemos um vídeo. Confira:
Poço da Preguiça
Ideal para quem quer se refrescar em um lugar tranquilo, sem muita gente, o Poço da Preguiça é lindo e aconchegante.
→ Confira:
Poço da Capela
O Poço da Capela é um dos mais bonitos do Parnaso. Ele se forma aos pés de uma pequena queda d’água entre algumas formações rochosas bastante frondosas, e não é fundo.
Poço da Ponte Velha e Poço da Mãe D’Água
O Poço da Ponte Velha é, em relação aos demais, bastante acessível. Ele está na beira da estrada. Ele recebeu este nome pois existem ruínas de uma antiga ponte de pedra que passava por ali.
Já o Poço da Mãe D’Água tem uma boa profundidade, dando pé em quase sua totalidade.
→ Dê o play neste vídeo para conhecê-los: