Tempo de leitura: 6 minutos
O passeio com lancha de meia volta é uma aventura bastante recomendada para quem vai passar uns dias em Ilha Grande.
A Ilha Grande é um dos atrativos da Costa Verde, uma faixa de terra que vai do litoral sul do estado do Rio de Janeiro até o norte do litoral do estado de São Paulo e engloba os municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Parati (RJ) e Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela (SP).
Nós aqui do Vamos Trilhar fizemos o passeio de meia volta à Ilha Grande, passamos pelos principais atrativos da região e gostamos muito. Por isso, resolvemos trazer aqui no blog um roteiro para quem se interessa por esse tipo de aventura. Confira!
Sobre Ilha Grande
A Ilha Grande faz parte de um arquipélago formado por 187 ilhas e ilhotas localizadas no litoral oeste do Estado do Rio de Janeiro, uma região conhecida como Costa Verde.
Está situada num dos lugares mais bonitos do litoral brasileiro e pertence legalmente ao município de Angra dos Reis. Está muito próxima dos municípios de Mangaratiba e Paraty.
Com um mar predominantemente de cor verde, Ilha Grande abriga uma valiosa biodiversidade e está rodeada de belíssimas paisagens montanhosas, selva e diferentes praias com águas de diferentes cores.
Dados geográficos:
A nível de curiosidade, a sua posição geográfica é:
- Latitude S: Entre 23 ° 05 ‘e 23 ° 14’;
- Longitude W: Entre 44 ° 05’e 44 ° 23′.
Dados demográficos:
Oficialmente, estima-se que a população da Ilha Grande é de aproximadamente sete mil pessoas (dados de 2010, IBGE). Os moradores da região estão agrupados em 13 centros urbanos e também espalhados nas proximidades de praias e áreas costeiras.
Os principais centros populacionais de Ilha Grande são as comunidades do Abraão e Provetá. A pesca é a principal atividade econômica para a população, seguida do turismo.
Utilidade pública:
Outra informação importante: a Ilha Grande é área pública e mais de 80% de seu território pertence à União. São áreas protegidas e administradas pelo INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente).
Como chegar a Ilha Grande
Ilha Grande está a 180 Km da capital carioca. Não há aeroporto na ilha, portanto, só se chega até ela por mar, partindo de Angra dos Reis, de Mangaratiba ou de Conceição de Jacareí.
Portanto, pode-se ir de automóvel ou de ônibus até uma dessas cidades e, em seguida, tomar um dos vários barcos com horários diferentes todos os dias, que partem dos três portos.
Parece complicado, mas não é. Chegando a uma das três cidades citadas, não é difícil se inteirar das ofertas de transporte marítimo até Ilha Grande. E vale bastante a pena, como você verá no próximo tópico. Continue lendo!
O que você vai ver no passeio com lancha de meia volta na Ilha Grande
Veja agora uma lista de lugares para você visitar e aventuras para realizar em Ilha Grande fazendo um passeio com lancha de meia volta. São vários destinos que podem ser feitos por diferentes lancheiros, aqui está uma proposta que nós aqui do Vamos Trilhar conhecemos e recomendamos:
Partida da Enseada do Abraão
A Enseada (ou Baía) do Abraão é o ponto central do turismo em Ilha Grande. Abriga 15 praias e cinco ilhotas e é cercada de montanhas de grande altura e belas formas, sendo o pico do Papagaio o lugar mais curioso.
O lugar também tem um centro comercial e tem os principais pontos de embarque e desembarque de navios e barcos de passeios. Tem vários restaurantes, lojas, mercados, bares e uma intensa vida noturna, o que atrai muitos jovens.
→ O que fazer na Enseada do Abraão (antes ou depois de embarcar na lancha para explorar a região):
- curtir praias de águas claras e calmas;
- visitar as ruínas do Lazareto (presídio e monumentos em ruínas da época do Brasil Colônia);
- caminhar pelas diversas trilhas da Mata Atlântica, que levam até picos de moderada altura e alguns riachos onde é possível se banhar sem grandes preocupações;
Primeira parada: Lagoa Azul
Com esse nome inspirado no clássico filme estrelado por Brooke Shieldes — que você já cansou de ver na Sessão da Tarde —, a Lagoa Azul é uma piscina natural com fundo de areia e água transparente. Está localizada entre duas ilhotas na região histórica da Freguesia de Santana.
O local é um agregado geográfico para a Ilha dos Macacos, cuja ponta norte é o ponto mais próximo do continente. Ali, bem próximo, existem outras praias muito lindas, tais como Grumixama, Baleia, Freguesia Sul e Norte.
Segunda parada: Lagoa Verde
A Lagoa Verde (oficialmente Ilha da Longa) é um recanto de águas muito calmas e de um verde cristalino; uma piscina natural formada por pequenas pedras e outro dos pontos mais badalados do noroeste da Ilha Grande.
É um dos poucos lugares do planeta onde existem corais verde-esmeralda e daí o nome e a cor “visual” da água. A fauna marinha é outro espetáculo que pode ser observado a olho nu graças às águas calmas e transparentes.
Terceira parada: Praia de Maguariquessaba
Paramos nesta praia por mais de uma hora para poder almoçar. Existem alguns restaurantes para sua escolha, porém nós optamos por fazer um piquenique com o lanche que levamos.
As árvores localizadas na enseada desta praia garantem sombras para descanso após um banho de mar. Com vista para floresta virgem, espécies marinhas de tartarugas podem ser encontradas.
Quarta parada: Praia de Aripeba
Essa foi uma parada que não está no roteiro tradicional. A água desta praia é cristalina, muito bonita, nível da lagoa azul. Antigamente existia uma casa, mas que foi demolida e ficaram algumas partes da sua estrutura e jardins.
Quinta e última parada: Praia de Camiranga
A Praia de Camiranga tem esse nome este por causa de uma espécie de urubu que já foi bastante abundante nesse território: o urubu Camiranga. Tem cerca de 400 metros de uma areia fina e macia, além do mar de águas cristalinas, calmas e mornas.
Camiranga está localizada entre os costões na parte Sudoeste da Enseada das Estrelas, na foz do riacho homônimo e é circundada por uma densa vegetação.
Quando ir a Ilha Grande
É bom saber que a chuva marca presença praticamente toda semana em Ilha Grande. Isso não impede que milhares de turistas visitem esse paraíso durante todo o ano.
De qualquer forma, os meses mais chuvosos são dezembro, janeiro, fevereiro e março. E os mais “secos” são junho, julho e agosto.
A alta temporada vai de dezembro até a Semana Santa, além de todos os feriados prolongados.
Que tal, você está pronto para curtir a Ilha Grande com lancha de meia volta? Conte pra gente nos comentários!